quinta-feira, 24 de março de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz


No jornal O Estado do Tapajós, que está nas bancas:

Juruti embaçada
A multinacional Alcoa chegou a um patamar do projeto em que apenas administração a extração de bauxita, reduzindo em grande parte os gastos que se refletem em investimentos no município de Juruti. Tudo normal. Mas os empresários não vêm assim e cobram mais dinheiro circulando na cidade. Eles poderiam cobrar também do prefeito mais transparência sobre os royalties que a empresa paga para o tesouro municipal. Em que é gasto? Quanto entra em caixa? Quais obras do governo municipal bancadas com o dinheiro atualmente?

Prainha abandonada
O município de Prainha está no total abandono. A cidade parece que não tem sorte para prefeito. Sérgio Pingarilho está voltando as costas para a infraestrutura da cidade. As ruas não existem mais e deram lugar a verdadeiras crateras. Algumas com mais de três metros de profundidades, o suficiente para engolir um carro de grande porte. A saúde também não agrada e muitos doentes têm de deixar a cidade para não morrer por falta de atendimento. O caos é total.

PM esclarece
O comando da Polícia Militar de Santarém enviou esclarecimento à coluna sobre a nota "Porte de arma" publicada neste espaço na edição passada deste semanário. Em relação ao caso que aconteceu na vila de Curuaí, envolvendo soldados da PM, a nota diz que as providências estão sendo tomadas pela Corregedoria da Polícia Militar. Diz também que "nenhum militar está autorizado a portar armas em locais públicos ou festas se não estiver no estrito cumprimento de serviço". "Qualquer situação que venha a atentar contra a segurança pública, mesmo as praticadas por policiais militares devem ser denunciadas para que as devidas providências sejam adotadas", diz o texto do documento.

Contas no TCM
Evaldo Gomes Bacelar, responsável pelo Fundo do Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério - FUNDEB de Monte Alegre, exercício de 2007, tem quinze dias para apresentar defesa de suas contas ao Tribunal de Contas dos Municípios. Heriana dos Santos Barroso também está na mesma situação. Ela respondia pelo Fundo Municipal de Educação de Juruti, exercício de 2008.

Homenagem
O vice-governador do Estado, Helenilson Pontes, receberá o troféu "Padre Basile Moreau", condecoração do Colégio Dom Armando, no próximo dia 24. Helenilson é ex-aluno do educandário. O Troféu é uma forma de reconhecimento por serviços prestados à sociedade de Santarém e do oeste do Pará e há cinco anos é entregue a personalidades santarenas.

Dia da Floresta
O governador Simão Jatene decretou o dia 17 de julho como sendo o "Dia de Proteção à Floresta Amazônica". Jatene também sancionou leis que declaram como integrantes do patrimônio cultural de natureza imaterial do estado do Pará, o Círio de São Francisco de Assis, padroeiro de Monte Alegre; a Festividade de São Sebastião do Arapixi, no município de Chaves; e o ritmo Guitarrada.

Aveiro
O Tribunal Regional Eleitoral marcou para o dia 5 de julho as eleições para prefeito no município de Aveiro. A cidade é governada atualmente pelo presidente do poder legislativo após a cassação da ex-gestora Maria Gorete Xavier.

Sinal dos tempos
As águas dos rios Tapajós e Amazonas não chegaram nem perto, até o momento, dos índices registrados no ano passado. Quem conhece a região aposta que a seca será bastante preocupante. Já se vê que o calor é intenso e poucas chuvas caem sobre a cidade. Deve ser um sinal.

Dupla perigosa
A dupla de estelionatários, denunciada em primeira mão aqui na coluna, já começa a aparecer na mídia santarenense: em pelo de cordeiro é claro. A situação se agrava mais ainda, pois agora dizem que não temem a ninguém e que 'mandam na Polícia Civil'. Ventilam aos quatro cantos o caso de um delegado que foi teria sido subornado por eles para colocar droga na bolsa de um rapaz para forjar uma prisão. A Polícia Federal acompanha o caso de longe.

Nenhum comentário: