sábado, 19 de março de 2011

Psol e PSTU impedem professor de dar aula magna na UFOPA

Foi de uma intolerância sem tamanho o protesto que veteranos da UFPA, militantes do PSOL e PSTU, além de estudantes secundaristas, ao comando do professor Gilson, fizeram ontem à noite para impedir que o professor Armando Mendes proferisse a aula magna para os calouros da instituição.

Professor Armando Mendes no momento que deixava a UFOPA
Em visível minoria, os manifestantes também não conseguiram falar para o auditório pois foram vaiados pelos colouros. Houve um princípio de tumulto e para evitar que os ânimos se exaltassem o reitor Seixas Lourenço cancelou o restante da programação.

Um comentário:

Felipe Bandeira disse...

Os acadêmicos lutaram por seus diretos. O protesto pacífico foi promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da própria instituição. A aula magna foi cancelada pela intolerância da coordenação da UFOPA que se negou em escutar as reivindicações dos estudantes e ainda vaiou a atitude crítica dos mesmos, mostrando ínfimo o grau de esclarecimento e compromisso com a Educação em nossa região.
O Ensino Público nunca foi tratado com a devida importância e as falhas no ensino fundamental e médio explodem na educação superior. Parte dos alunos da UFOPA não contam com a estrutura adequada, ficam feito nômades a procura de salas, professores não dispõem de data shows para ministrarem suas aulas, a universidade oferece uma biblioteca defasada. Será que esse protesto não teve realmente fundamento?
Os acadêmicos cansaram de ser tratados como coadjuvantes em uma trama que sempre priorizou a os ricos em detrimento do pobre. O agravante é que parte da imprensa propaga a imagem de desordeiros aos que lutam por seus direitos, tentando reduzir o ato crítico a uma mera atitude de politicagem.

Felipe Bandeira (Acadêmico UFOPA-2011)