quarta-feira, 30 de março de 2011

Serviço de mototáxi em Santarém terá mais 350 permissões


Aritana Aguiar
Free Lancer

Santarém terá novamente um aumento da frota de mototaxistas. Quem garantiu foi o secretário municipal de Transportes, Sandro Lopes. "Pretende-se abrir 350 novas vagas. Como a população passou a usar o serviço, a quantidade não supre a demanda, esperamos que com esse aumento possa avançar e dê oportunidade para quem está na clandestinidade", explicou. A previsão é que ainda nesse primeiro semestre de 2011, a secretaria dê encaminhamento à ampliação.

Mas para que a frota aumente, o Sindicato da categoria deverá apresentar uma proposta à Secretaria Municipal de Transportes (SMT). Ela será apresentada a Juíza Betânia Figueiredo no próximo dia 5 de abril. A juíza recebeu recentemente uma ação judicial dos mototaxistas, que pedia mais eficácia por parte do poder público nas ações de fiscalização sobre os chamados 'clandestinos', aqueles que não possuem a permissão da prefeitura. A ação está com prefeitura para que seja contestada. A juíza chamou então as partes para conversar numa audiência conciliatória prévia. A audiência foi realizada no último dia 15.

Sandro Lopes garantiu que o serviço ilegal será combatido. "Nessa reunião a juíza aprovou em chamar todos os agentes como PTRAN, Polícias Civil, Rodoviária Federal e Militar, Detran, para que todos nós juntos possamos entrar em ação, por que percebemos que isso é um problema notório da sociedade. A secretaria nunca vai se eximir da sua responsabilidade, acreditamos que todos juntos teremos mais força não só de fazer uma ação como mantê-la", garantiu.

O secretário diz que é necessário esse apoio maior dos demais órgãos para conseguir combater o serviço ilegal de mototáxi. "O principal não é fazer uma fiscalização esporádica é ter uma continuidade dessas atividades, esperamos que seja um avanço, pois sempre colocamos que o mototáxi, é um serviço novo de modo geral", avaliou.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Santarém, Antônio Reinaldo, afirma que atualmente a situação do serviço irregular se encontra caótica "deixando vítimas no trânsito".

Sandro Lopes acredita ser um forte apoio ter o poder judiciário como aliado no combate do serviço ilegal. "É bom que o judiciário esteja conosco por que fortalece essas ações", garantiu.

Sandro diz ter informações de que o serviço do não legalizado é até mais caro. "Os índices de acidentes envolvendo os legalizados é mínimo, por que há uma preocupação por parte da classe em ser prudente no trânsito", argumenta. Ele acrescenta que a população de modo geral encampou esse serviço,"para resolver isso é uma luta diária".

O secretário pede que em caso de acidentes envolvendo os não legalizados, a imprensa não os chamem de mototaxistas. "Essa função é dada apenas para os credenciados", justifica. Para ele, os demais são motoqueiros, para que não haja generalização em afirmar que o serviço está sempre envolvido em acidentes.

A SMT tem forte preocupação quanto à quantidade de motos em Santarém, que são 23 mil. "Desse, total 450 são mototáxitas permissionados e o restante é clandestino e particulares", informou.

3 comentários:

Não credenciado disse...

É impressionante como o secretário Sandro Lopes trata os "não credenciados", ele retrata os motoqueiros de uma forma que deixa parecer que todos são irresponsáveis ou bandidos.

Lembro ao secretário que por trás desses motoqueiros existem famílias que precisam de comida para sobreviver ou ele prefere que o cara faça coisas ilícitas.

Se muitos estão nessa situação é por que não existem políticas publicas por parte do município (PT) para trazer grandes empresas para nossa cidade.

É facil falar quando tem seu salário todo mês para comprar comida e manter sua familia, né secretário?

Anônimo disse...

Pouca vergonha... Desde quando "mototáxi" é transporte público de qualidade? Pra que mais 350, se a maioria dos atuais 450 alugam suas motos por até R$30,00 a diária, na desculpa de colocar um condutor auxiliar enquanto os mesmos fazem transporte clandestino em motos particulares. Sem falar do que já venderam a terceiros suas concessões (R$12.000,00)"Transporte de Qualidade" Experimenta colocar sua mãezinha de 60 e poucos anos na garupa de uma dessas motos. Queremos ônibus novos e com estrutura das vias. Santarém merece!

Anônimo disse...

Não credenciado! Os motoqueiros Não... somente os da sua classe que assim como os traficantes de drogas também tem família para sustentar. Vai trabalhar vagab...