quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aeroporto de Santarém é vunerável a queda de raios

Da Redação:
 
As fortes chuvas caem sobre a região amazônica, nesse período do ano, preocupam as autoridades da viação civil. Em Santarém, o aeroporto Wilson Fonseca já foi atingido por vários raios, que casou alguns transtornos como o cancelamento de vôos. Mas o que pode ocasionar esses raios e principalmente atingir locais como o aeroporto?

O meteorologista da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), João Feitosa, explica que em locais como aeroportos é necessário um grande sistema de aterramento para impedir que materiais sejam danificados, na queda de raios. "Todo sistema onde se tem computadores, o ideal é que se tenha um bom aterramento", informou.


"Tem uma técnica de engenharia especial com produtos especiais que se usa, na realidade se faz uma espécie de fossa com alguns materiais químicos, tipo uma geléia que é colocada para aterrar aquele equipamento que está ligado ali. Os equipamentos estariam ligados naquele sistema de aterramento e ai a energia flui, se não tiver pode ser queimado todo o equipamento", explicou o meteorologista que trabalhou na Embrapa e já passou por essa situação.


João Feitosa afirma não saber como é o sistema do Aeroporto de Santarém. "Nesse aspecto é muito provável que eles não tenham um bom aterramento". Mas, reforça que a descarga elétrica na região é muito grande caso o aeroporto não tivesse proteção. "Então seria atingido constantemente".

Nenhum comentário: