quinta-feira, 5 de maio de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

Base Naval
Em uma de suas visitas à Santarém, o então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou a criação de uma base naval em Santarém para coibir o desmatamento ilegal na região do Curuatinga. Lá, os crimes ambientais são cometidos com a maior naturalidade sem nenhuma fiscalização. Um ano depois, a certeza de que a sua sucessora engavetou o projeto.

Buraqueira
Trechos da Borges Leal, Barjonas de Miranda, e Rosa Passos estão praticamente intrafegáveis. As vias foram tomadas por buracos que são multiplicados com as fortes chuvas que caem sobre o município.

Monitoramento
A Superintendência do Sistema Penal (Susipe) testou nesta saída temporária de Páscoa o monitoramento de cinco presos por meio de tornozeleiras eletrônicas. O teste foi considerado um sucesso pelo diretor da Penitenciária Silvio Hall de Moura, coronel Walter Santos. Na próxima saída temporária o número de presos monitorados em Santarém deve aumentar.

2º turno
Vários partidos políticos já anunciaram que terão candidato à prefeitura de Santarém em 2012. O último foi o PR, cuja estrela maior é o vereador Emir Aguiar. O PV foi outro partido que externou a mesma intenção. As siglas acham que Santarém terá mais de 200 mil eleitores em 2012. Portanto, a disputa poderá ir para o segundo turno por isso a proliferação de candidaturas.

Cheia dos rios
As chuvas que caem sobre a cidade já estão inflando os níveis dos rios Tapajós e Amazonas. As águas do Tapajós já estão emergindo sobre a avenida homônima que passa em frente à cidade. O mês de maio deve trazer muita água ainda.

Morosidade
O município de Itaituba deve receber no mês de agosto algumas casas já prontas do programa do Governo Federal 'Minha Casa, Minha Vida'. Em Santarém, cidade que foi contemplada com mais de três mil residências, o programa continua apenas no papel.

Ausência
Foi bastante criticada a ausência de um representante do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na Sessão Espacial da Câmara de Vereadores desta última terça-feira, 26. O assunto em pauta foi a dificuldade que os pequenos produtores e criadores têm de conseguir créditos destinados pelo governo federal para a agricultura familiar.

PSM
A nova direção do Pronto Socorro Municipal (PSM) ainda não engrenou. Os mesmo problemas ainda persistem e a desculpa continua sendo a mesma: a falta de médicos na cidade. O maior prejudicado também continua sendo a população que necessita de atendimento médico.

Escândalo em Juruti
Matéria desta edição de O Estado do Tapajós joga luz sobre a gestão dos royalties repassados pela mineradora Alcoa a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve). A entidade já recebeu mais de R$ 7 milhões e demora em fazer o repasse às mais de 1.800 famílias que são as verdadeiras donas do dinheiro.

Audiência
O advogado aniversariante Emanuel Euler, a prefeita Maria do Carmo e os vereadores Emir Aguiar, Gerlande Castro, Nélio Aguiar, Erasmo Maia e Jailson do Mojuí são leitores assíduos de nossa coluna. Obrigado pela audiência.

Cheia e várzeas
As cheias dos rios Tapajós e Amazonas já acenderam a lanterna amarela dos moradores da região de várzea dos municípios do Oeste paraense. Quem não pôde mandar o gado para a colônia (terra firme) teve de caprichar na altura das marombas. Algumas casas terão de ter ainda seus assoalhos levantados para não ficarem submersos.


----
Coluna publicada na edição desta semana de O Estado do Tapajós

Nenhum comentário: