quinta-feira, 19 de maio de 2011

Segundo turno para eleição de prefeito de Santarém não ocorrerá em 2012

Aritana Aguiar
Repórter de O Estado do Tapajós


As eleições para prefeito em 2010 não devem ter segundo turno em Santarém. A regra vale quando o colégio eleitoral ultrapassaa marca dos 200 mil eleitores, o que ainda está longe de ser alcançado. Atualmente o município possui 186.243 eleitores. Até inicio de maio de 2012 se encerra o alistamento eleitoral e muitos eleitores farão transferências de domicílio e a própria Justiça Eleitoral fará cancelamento de títulos.

De acordo com o chefe do cartório da 104ª Zona Eleitoral de Santarém, Hugo Leonardo Souza, é praticamente impossível haver o 2º turno. "Seria necessário um crescimento de 20%, aproximadamente umas 30 mil pessoas teriam que entrar para votar em Santarém", afirmou.

Em 2008, Santarém possuía 190.764 eleitores, em 2009 houve um aumento para 195.598, em 2010 houve redução do eleitorado para 185.272, por causa da criação do município de Mojuí dos Campos.
Hugo explica que um ano antes de cada eleição os corregedores dos tribunais eleitorais fazem uma avaliação, calculam o crescimento populacional e comparam com o crescimento de pessoas que tentam transferir o domicilio eleitoral ou retirada de títulos, para que não haja irregularidades. 

"Quando a pessoa vai transferir o titulo de eleitor ela tem que comprovar que domicilia no local no mínimo há seis meses", informou. Ou seja, para que se chegar ao 2º turno em Santarém no pleito de 2012 em pouco tempo teria que vir uma grande quantidade de eleitores para transferir o titulo ou os adolescentes fazerem emissão. 

De acordo com Hugo, diariamente uma média de 20 a 30 pessoas vão ao cartório, mas apenas 50% é que procuram emissão de títulos, o restante vai solicitar certidão de emissão do titulo, ver como está sua situação para regularizá-la, requerer algum tipo de documento quando é solicitado pela faculdade, trabalho, concurso, entre outros.

Nenhum comentário: