quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

Alailson Muniz
Editor-chefe de O Estado do Tapajós

Helenilson
Está redondamente enganado quem pensava que a alegria do vice-governador e supersecretário, Helenilson Pontes, era unicamente por causa do cargo que assumiu recentemente. Ainda faltam alguns meses para ele extravasar de vez essa alegria.

Trabalho
O retorno do coronel Valter dos Santos à penitenciária agrícola Silvio Hall de Moura fez muito bem à instituição. Os projetos que ajudam os internos a remir pena e a conseguir ajuda financeira foram reativados.

77 é o SIM
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu terça-feira, 9, que o '77' será o número do 'Sim' no plebiscito agendado para o dia 11 de dezembro e que pretende criar os Estado do Tapajós e Carajás a partir de desmembramento do Pará. A ordem das perguntas também foi definida. A primeira será: "Você é a favor da divisão do Estado do Pará para a criação do Estado do Tapajós?" O sorteio foi feito pela vice-procuradora-geral eleitoral Sandra Cureau e realizado no plenário do TSE, em sessão administrativa. O TSE também aprovou o envio de forças federais para garantir a ordem durante o Plebiscito.

Pró Tapajós
Três municípios instalaram seus comitês Pró-estado do Tapajós: Almeirim, Monte Alegre e Prainha. Outros municípios devem seguir os mesmos passos durante a semana. É o movimento pelo SIM ganhando musculatura.

Ato contra Belo Monte
Neste próximo dia 20 será realiza do o 'Ato Mundial contra Belo Monte'. Vários países e cidades vão organizar manifestações simultâneas em protesto à construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. Em Santarém, várias entidades também estão se organizando para realizar o protesto local.

São Raimundo
O afastamento do presidente do São Raimundo Rozinaldo do Vale, por vontade própria, ainda não foi bem esclarecido. Ele alegou problemas de saúde, mas estipulou um prazo para a sua volta: 120 dias. Sebastião Sampaio, que assumiu, já reformulou toda a diretoria como se fosse ficar por bastante tempo. A postura é de como tivesse ocorrido uma eleição, o que não aconteceu. Será que os sócios e torcedores vão ter vez e voz agora?

Cadê vocês?
Aliás, a decisão de Francisco Garcês fez-nos lembrar que temos um juiz federal atuante que pode aparecer e ser solicitado quando precisamos. Falta só agora os procuradores federais mostrarem trabalho. Na época de Felipe Fritz e Gustavo Nogami qualquer pessoa sentada em mesa de bar sabia os nomes dos procuradores federais residentes em Santarém. Bons tempos!

Juruti
O governo do Pará instalou quinta-feira (11) placas nas entradas principais da gleba Curumucuri, a 50 quilômetros de Juruti, indicando a implantação do primeiro centro tecnológico florestal paraense. Nos últimos anos, a área foi alvo de madeireiros e posseiros ilegais, mas agora foi retomada pelo Estado. A partir da construção do centro, beneficiará centenas de comunidades, instituições de ensino e pesquisa, além de empresas do setor.
A desocupação da área está sendo realizada pela Operação Mamuru, coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), em parceria com órgãos de meio ambiente e segurança pública do Pará.

Audiência
O poeta Floriano Cunha, os vereadores Gerlande Castro e Nélio Aguiar, o aposentado Jorge Ferreira, a empresária Luciane Ferreira, o delegado Gilberto Aguiar, o Major Costa, o advogado Euler Ferreira e o jornalista Genildo Júnior são leitores assíduos da coluna. Obrigado pela audiência.

2 comentários:

Anônimo disse...

PORRA, MIGUEL E EU, CARA?
NÃO CONTO NÃO! SOU SEU MAIOR FÃ E SEGUIDOR...
MASSAGEIA MEU EGO, PÔ!!

ABS.

Anônimo disse...

Muito boa a tua coluna Alailson. Parabéns!

Claudio