quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sema acompanha e fiscaliza estudo do aquífero Alter do Chão


Uma Comissão Técnica de Acompanhamento e Fiscalização, formada por técnicos da Agência Nacional das Águas (ANA) e representantes das Secretarias de Meio Ambiente do Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Amapá, foi constituída para acompanhar e fiscalizar o estudo denominado Avaliação dos Aquíferos das Bacias Sedimentares da Província Hidrogeológica Amazonas(aquífero Alter do Chão) iniciado em junho pela ANA, através do consórcio Techne/Projetec.

O estudo visa a geração de conhecimento hidrogeológico sobre os principais sistemas aquíferos da região e também em cinco áreas urbanas - cidades de Macapá, Porto Velho, Rio Branco, Santarém e Tabatinga. A partir deste trabalho será possível atuar na proteção ambiental e gestão sustentável das águas subterrâneas na região amazônica, contando-se também com a participação de países vizinhos.

Ao final dos trabalhos, o Pará terá à disposição produtos que poderão auxiliar na gestão das águas subterrâneas do seu território, principalmente no apoio ao instrumento de Outorga – concessão para utilização da água -, onde estão em destaque a caracterização da hidrogeologia dos sistemas aquíferos das Bacias Sedimentares da Província Hidrogeológica Amazonas, com maior ênfase nos aquíferos Alter do Chão, Solimões e Içá; a elaboração de Mapa Hidrogeológico da área urbana de Santarém; e a preparação de proposta de um plano de implementação de projeto para proteção ambiental e gestão sustentável das águas subterrâneas na região amazônica. (Fonte: Ascom Sema)

Nenhum comentário: