Por Iolanda Lopes
Representantes de 11 municípios da Transamazônica e Xingu se reúnem com a diretoria nacional do Programa Luz Para Todos, em Belém, a partir das 14h desta terça-feira (18), na sede das Centrais Elétricas do Pará (Celpa).
Da pauta de negociação constam dois assuntos, a prioridade do programa Luz Para Todos para a região e a implantação de energia alternativa dentro da Reserva Extrativista Verde Para Sempre em Porto de Móz (Xingu).
A reunião atende a um acordo firmado durante o Acampamento Xingu 2011: Despertar para novos tempos, entre a coordenação do Programa Luz Para Todos e os coordenadores de movimento sociais da região, liderados pela Fundação Viver Produzir e Preservar (FVPP) e a coordenação regional da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetagri). O Acordo prevê atendimento de 19 mil famílias com o programa até 2014.
O acampamento Xingu 2011 durante os dias 29 de agosto e 02 de setembro, interditou a Rodovia Transamazônica e paralisou as obras da hidrelétrica de Belo Monte no município de Altamira.
Segundo João Batista Uchoa coordenador da FVPP, os movimentos sociais defendem a proposta de que as ações do Luz Para Todos recomecem ao mesmo tempo em todos os municípios da região, visto que o programa hoje só atende 30% das famílias nos 11 municípios e já está paralisado a 02 anos.
Durante a reunião também será criado um comitê estadual de acompanhamento do programa que vai conduzir junto com a Rede Celpa, a Eletronorte e demais órgãos afins, as ações na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário