
O Ministério Público do Estado, por meio da promotora de justiça Dully  Sanae Araújo Otakara, ingressou com ação civil pública (ACP) contra o  Estado do Pará, para que o governo seja obrigado a convocar os aprovados no  concurso público realizado em 2007, para preenchimento de cargos no  hospital regional do Baixo Amazonas (HRBA). A ação foi recebida na 8ª  Vara Cível do fórum de Santarém.
  O concurso público citado pela ACP foi lançado em 2007 pela Secretaria  de Estado de Administração (SEAD), para preencher 1.761 cargos de nível  superior, médio e fundamental da Secretaria de Estado de Saúde Pública  (Sespa) para vários municípios do Pará, sendo 439 vagas destinadas  exclusivamente ao hospital regional em Santarém. O resultado do concurso  foi divulgado em junho de 2008.
  A ação observa que o HRBA já passou por três administrações:  Organização Social Maternidade do Povo, OSCIP do Pará, e a atual,  Organização Social Pró-Saúde, que assumiu maio de 2008. De acordo com o  contrato de gestão firmado com o governo do Pará, a Pró-Saúde é  responsável pela contratação de pessoal necessário para a execução das  atividades previstas no contrato. Dessa forma, o MP afirma que “a  própria realidade de funcionamento da referida unidade de saúde acaba  impedindo a tomada de posse dos concursados aprovados”. (Com informações de  Lila Bemerguy, Assessoria do MP de Santarém.)
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário