quarta-feira, 21 de março de 2012

Filho de Eike entre o Twitter e a Justiça

Com o apoio do pai, Thor relata em 40 etapas o atropelamento que resultou na morte de um ciclista de 30 anos. Família da vítima vai processar o estado.


Correio Braziliense



O carro dirigido por Thor Batista foi periciado ontem pela polícia na casa de Eike Batista: o resultado da análise será divulgado em 10 dias (Nicson Olivier/Divulgação)
O carro dirigido por Thor Batista foi periciado ontem pela polícia na casa de Eike Batista: o resultado da análise será divulgado em 10 dias

Thor Batista, filho do empresário Eike Batista que atropelou e matou o ciclista Wanderson Pereira dos Santos, de 30 anos, no sábado, deve falar com a polícia hoje. Mas em um perfil criado no Twitter na noite de segunda-feira, que já reúne mais de 10 mil seguidores, o rapaz de 20 anos começou a se defender. Além de postar fotos de ferimentos no braço causados no acidente, Thor relatou, em 40 posts numerados, o passo a passo da tragédia. Eike, o homem mais rico do Brasil, pedia, entre um tuíte e outro do filho, para que as pessoas ouvissem o que o garoto tem a dizer. Amanhã, com o apoio do pai, Thor deve falar com a imprensa.

Embora o resultado da perícia no carro só fique pronto em 10 dias, o advogado Cleber Carvalho, que representa a família de Wanderson, já estuda processar o estado do Rio de Janeiro, caso fique comprovado que a demora no processamento de multas acarretou a não suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de Thor. É que o jovem acumulou, no período probatório, quando o motorista dirige com permissão provisória por 12 meses sem poder ter qualquer multa, cinco infrações por excesso de velocidade, somando 21 pontos. Mas como as infrações ocorreram nos últimos quatro meses antes de Thor pegar a CNH definitiva, tais multas não haviam entrado no sistema (Leia o Para saber mais). Por isso, ele conseguiu pegar a habilitação definitiva, em dezembro de 2010.

A assessoria do rapaz afirmou que ele nem tinha conhecimento do acúmulo de multas no período probatório, o que poderia levá-lo a não receber a CNH definitiva. Em 2011, Thor acumulou seis infrações, das quais quatro não cabem mais recursos e somam 19 pontos. O total, desde setembro de 2010, quando ocorreu a primeira multa, é de 11 infrações, resultando em 51 pontos. Além de processar o estado, o advogado da família estuda ainda pedir indenização por danos morais e materiais. Ele levantou a hipótese de irregularidades na perícia do veículo após o acidente. O Mercedes-Benz SLR McLaren prata, placa EIK-0063, ano 2006, dirigido por Thor, passou por nova perícia ontem, na garagem de Eike, que também usou o Twitter para defender o filho.
Versões distintas
Sobre o fato de o carro não ser blindado, Thor explicou que o automóvel é feito de fibra de carbono, “material muito resistente”. Thor afirmou também no Twitter que os airbags não abriram, como mostra as fotos do Mercedes Benz veiculadas na imprensa. “Isso prova que o carro não estava acima de 100km/h ou mais, onde o acionamento ocorreria”, escreveu o rapaz. O garoto mantém a versão de que Wanderson teria atravessado a pista “repentinamente”. A esposa do ciclista e testemunhas, que teriam visto o rapaz no acostamento, parado, serão ouvidas pela polícia para confrontar a versão de Thor.

Pelo Twitter, Eike Batista rebateu críticas dirigidas pelos internautas a seu filho. A um post que associava o alto número de multas de Thor à irresponsabilidade ao volante, o empresário respondeu: “Quer dizer que você nunca andou a 72 onde só se pode andar a 60km/h. Me poupe!”. Em relação a um internauta que classificou como “papelão” abrir conta no Twitter “pro advogado escrever”, Eike escreveu que é “ridículo” não perceberem que é mesmo Thor o autor dos posts.

Nenhum comentário: