segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Fisco estadual retém mercadorias de mineradoras

Agência Pará

Belém- A Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) iniciou ação de  fiscalização nas fronteiras do Estado, tendo como alvo as empresas de mineração que estão  irregulares perante o Fisco. A retenção acontece na entrada das mercadorias. Até o dia 13 de setembro foram retidos 30 veículos tipo carreta e lavrados os termos de apreensão.

O valor do imposto e multa das mercadorias apreendidas ultrapassa 500 mil reais. A unidade com maior número de ocorrências foi a Coordenação do  Araguaia, sul do estado. “A apreensão tem como motivo a não regularidade dos contribuintes”, explicou o secretário em exercício da Sefa, Nilo Rendeiro de Noronha. Ele informou, ainda, em relação às mercadorias apreendidas, que a maior parte delas referem-se a bens destinados ao ativo permanente  e encontram-se retidas nas unidades de fiscalização aguardando a regularização do pagamento do imposto. Caso o pagamento não seja efetuado, as mercadorias irão para depósito e posterior leilão.

Para fazer as apreensões, a Sefa selecionou as mineradoras que estão em situação de ativo não regular. No cadastro de contribuintes da Secretaria existem 150 empresas registradas na atividade de extração mineral e aquelas que não recolheram a taxa de mineração passaram à condição de ativo não regular. “Sejam grandes ou pequenas as empresas não regulares terão as mercadorias apreendidas”, afirmou Nilo Noronha.

Nenhum comentário: