sábado, 9 de fevereiro de 2008

Sema prevê compensação dos impactos nas espécies da fauna e flora ameaçadas em Juruti

DOUGLAS DINELLI
AGÊNCIA AMAZÔNIA

BELÉM, PA – O secretário estadual de Meio Ambiente, Valmir Ortega, anunciou que o Pará poderá alcançar a meta de R$ 100 milhões de compensação ambiental. Ele destaca a assinatura do primeiro acordo de compensação ambiental com a OMNIA Minérios S.A., responsável pelo empreendimento da Mina de Juruti, na região oeste paraense.
Pelo Termo de Compromisso assinado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a empresa repassou R$ 25,19 milhões para serem usados em três Unidades de Conservação localizadas na Calha Norte do Rio Amazonas.
Serão beneficiadas a Estação Ecológica Grão Pará, que abrange os municípios de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná; a Reserva Biológica de Maicuru, localizada nos municípios de Almeirim e Monte Alegre; e o Parque Ambiental da Amazônia, com área no Pará e Amazonas. Juruti possui um dos maiores depósitos de bauxita do mundo.
Segundo o Governo do Pará, a mina será uma das bases para o crescimento da Alcoa. Por meio de moderna tecnologia, o minério pode ser extraído com o menor dano ambiental possível. O beneficiamento da bauxita é feito sem produtos químicos.

Nenhum comentário: