quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ilusão, não

Rosana Hermann

Esta mulher de vestido verde é Kim Katrall, a sexy Samantha de 'Sex and the City', o seriado[canal GNT da Sky] e o filme. Nesta entrevista ao Telegraph ela fala sobre o que é ser 'vamp' aos 51 anos e faz um lembrete importantíssimo: sex and the city é só um conto de fadas, não é pra ser levado a sério.
Essa é uma mensagem muito importante porque embora as pessoas saibam conscientemente diferenciar realidade de ficção, elas acabam projetando naquelas ilusões seus objetivos de vida.
O tema ilusão também está em duas matérias do portal feminino iTodas. A primeira fala sobre um estudo holandês que diz que a atração pelo parceiro pode ser só uma ilusão. E a segunda, chamada "o fim das ilusões" fala dos sonhos prontos que gostamos de comprar e de como tentamos encaixar as coisas nesse padrão ilusório.
Sempre fui avessa a todo tipo de ilusão, essa venda tola da máxima do 'acredite nos seus sonhos'. Quem sonha não vê a realidade, suas oportunidades, obstáculos. Claro que ter 'sonhos', no sentido de objetivos, metas, é diferente. Você se projeta numa situação que ainda não tem e tenta alcançá-la. Mas isso é muito diferente de viver de ilusão, enganando-se. Em algumas situações este recurso pode ser válido, para não enlouquecer. Mas não é a regra de vida.
Viver é ter estar atento para tudo o que é e ter energia para realizar todas as transformações do vir a ser. Comprar os sapatos de Carrie ou agir de forma sexy como Samantha não vai fazer de você uma atriz de Sex and the City. Por mais que você sonhe ou se iluda.Achou o sapato bonito? Compre e usa. Mas certifique-se que sobre eles exista uma pessoa inteira, real e que não compra ilusões no mercado do engano

Nenhum comentário: