terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Radioterapia vai demorar mais um ano para funcionar no Hospital Regional

A complexidade para instalação dos equipamentos nucleares que fazem parte da máquina que realiza a radioterapia, associados à dificuldade de se conseguir contratar um "físico-médico" e a burocracia para na liberação das autorizações necessárias para a execução das obras necessárias para funcionamento do setor que a cada dia tem uma procura maior em Santarém, estão fazendo com que os pacientes continuem a procurar tratamento na capital do Estado, uma vez que o setor de radioterapia do Hospital Regional do Baixo-Amazonas ainda não está em funcionamento.
Apesar do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, contar hoje contar com verbas acima de R$ 60 milhões em seu orçamento, o diretor Jéferson Machado Pereira, alega que o recurso é específico para manutenção da estrutura do estabelecimento. Apesar dos recursos e da parceria entre município e estado alguns procedimentos ainda não estão disponíveis para a população, principalmente nos setores de cirurgias cardiovasculares e radioterapia.
A Radioterapia é mais complexa ainda a sua instalação já que não depende a ação de apenas um setor, mas sim da junção de várias correntes, o que dificulta o andamento do processo.
A partir do pedido feito pela administração a solicitação foi para Brasília, onde fica a sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear que tem até seis meses para realizar uma inspeção no local a ser instalação o equipamento e conceder seu parecer, que pode ser favorável ou não de acordo com a realidade de cada solicitante, além da Comissão Nacional de Energia Nuclear o INCA (Instituto Nacional do Câncer), também tem que acompanhar a dar aval positivo para que as obras possam ser feitas, principalmente, por se tratar de aparelhos que contêm grande carga de materiais nucleares que põem em risco a segurança da população.
Depois de meses de procura, a diretoria do Hospital Regional conseguiu contratar o físico-médico Dr. Luiz Carlos Albuquerque da Silva, que será o responsável pelo setor no município, a sua contratação pode agilizar o andamento da fase burocrática para que o cronograma apresentado pelo Diretor Jéferson Machado, possa ser cumprido.

Nenhum comentário: