Da Redação
Alunos com necessidades especiais já estudam nas salas de aula do ensino regular. De acordo com o MEC (Ministério da Educação) há 10 anos atrás apenas 13% dos alunos com deficiência assistiam aulas em salas comuns, hoje esse índice aumentou para 54%. Isso revela que a educação inclusiva é uma preocupação de todo o país.
O município de Santarém tenta adaptar-se às novas exigências educacionais inserindo alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. Segundo a SEMED, no ano de 2008 o município matriculou 310 crianças especiais na educação básica da cidade. Muitas delas são encaminhadas pela APAE que realiza um trabalho de socialização e incentiva a evolução das áreas do desenvolvimento como locomoção e atenção entre outras atividades tendo em vista a preparação do aluno para ingressar na sala de aula.
A inclusão de alunos especiais nas salas de aula comuns é realidade em quase todas as escolas de Santarém. A escola municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, educa seis (6) crianças com necessidades especiais. De acordo com diretora Adriana Osório Piza essas crianças são bem recebidas pelas outras tidas normais. A pequena Emanuela (foto) tem dificuldades de locomoção, mas realiza bem suas atividades em sala, acompanha o ritmo de aprendizagem nos colegas. Ela e os outros alunos com necessidades especiais recebem atenção com profissional especializado no contraturno em que estuda, com isso, o aluno especial é incluso no ensino regular e ainda recebe atendimento diferenciado de acordo com a necessidade existente em cada um. Além do apoio pedagógico de profissional especializado, a escolas precisam readaptar seu espaço físico para atender a clientela especial. As escolas em Santarém ainda não possuem a estrutura adaptada oficial proposta pelo MEC, mas já procuram organizar sua estrutura física com rampas para favorecer a acessibilidade.
Nos dias 11, 12 e 13 de março a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), intensificou avaliação diagnóstica de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede regular de ensino.através da divisão de educação especial. A atividade ocorreu na escola Felisbelo Jaguar Sussuarana onde uma equipe de especialistas em educação especial avaliou 30 crianças com suspeita de necessidades especiais matriculadas na rede pública regular de ensino da comunidade São Raimundo - Palestina e Santa Cruz.
A equipe composta por pedagogos, psicólogos e psicopedagogos avalia as dificuldades de aprendizagem de cada criança. Esses alunos já estudam em salas de ensino regular, porém apresentam dificuldades de aprendizagem as quais são detectadas pelo professor que encaminha à equipe da SEMED para realização de parecer técnico para que esses alunos possam ter atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas onde estudam, ou se for o caso, encaminhado para atendimento clínico. Com o acompanhamento contínuo do profissional o aluno especial poderá aumentar as suas potencialidades e melhorar a AVA (Atividades da Vida Autônoma) como o ir e vir à escola, desenvolver a habilidade de leitura e de escrita, por exemplo, para ter uma vida mais independente.
A equipe realiza constantemente este trabalho na SEMED e nas escolas tanto da cidade quanto do interior.
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