quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pedida prisão de manifestantes do rio Arapiuns

O delegado Jamil Farias Casseb faz pedido de prisão preventiva a envolvidos no caso da Gleba Nova Olinda - Odair José Farias Alves, Raimundo Mesquita, Manoel Edivaldo, Livaldo Sarmento, Gilson Rego, Adinael Cardoso dos Anjos, João Lopez de Miranda. O pedido foi encaminhado ao juiz Paulo Pereira da Silva Evangelista da 4ª Vara Penal, e ainda não foi deferido.

O documento chegou no dia 8 de dezembro deste mês às mãos do magistrado, mas já se encontra no Ministério Publico Estadual para analise. Só após o retorno ao juiz que será ou não deferido o mandado de prisão preventiva.

O processo movido pela Rodobens Indústria e Comercio LTDA, contra Raimundo Mesquita - Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém, Manoel Edivaldo - Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém e Odair José de Sousa "Dada", referente ao caso da Gleba Nova Olinda, continua ocorrendo na 5ª Vara Civil, tendo como responsável o Dr. Cosme Ferreira Neto. Mas não há novos despachos. O último foi o mandado de busca e apreensão da madeira, que acabou incendiada no rio Arapiuns, após protestos de indígenas ressurgidos e lideranças da gleba Nova Olinda.

Neste ultimo dia nove iniciou-se uma operação conjunta de fiscalização nos planos de manejo da Gleba Nova Olinda e vai ate dia quinze deste mês, contando com a presença de técnicos do Ministério Publico Federal, Ministério Publico Estadual, Secretaria de Estado e de Meio Ambiente, IBAMA, Policia Federal, Força Nacional e representante das comunidades. Sendo que as fiscalizações ocorridas na Gleba no ultimo dia dez seguiram de forma calma e sem nenhum problema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Seria um bom exemplo para essas pesssoas que se acham acima do bem e do mal,escondendo-se em movimentos sociais apoiados por organizações não governamentais,que no fundo não passam de arruaceiros com pele de cordeiros.Será que o judiciário santareno teria coragem suficiente para decretar a prisão dessas pessoas,assim como recentemente ocorreu no sul do estado?

Anônimo disse...

Pois bem, a fiscalização terminou e NADA DE IRREGULAR FOI ENCONTRADO NOS PROJETOS DE MANEJO DA GLEBA NOVA OLINDA, conforme laudo emitido pelos fiscais da sema, ibama, evandro chagas, Ministerio Publico, Força Nacional e POlicia Federal.
E agora, será que os vandalos serão punidos?