quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ponto eletrônico terá que emitir comprovante

Aritana Aguiar
Free lancer


Todas as empresas que já possuem o ponto eletrônico deverão fazer a troca da máquina por uma que emitirá um comprovante toda vez que o funcionário marcar presença no trabalho. Mas o Diário Oficial da União publicou que haverá uma ampliação de tempo para que os fornecedores dos equipamentos consigam abastecer o mercado. O novo prazo será até 1º de março de 2011. O prazo anterior terminaria em 25 de agosto deste ano. Em Santarém as empresas já estão fazendo pedido do novo aparelho.

”No dia 26 iríamos dar inicio as fiscalizações", afirmou o gerente do Ministério do Trabalho e Emprego, em Santarém, Carlos Edilson Matos. Mas o gerente explica que a troca de equipamento é obrigatória somente para as empresas que já possuem o ponto eletrônico. "Quem não quiser fazer a troca poderá usar o livro de ponto. Afinal a obrigatoriedade para o ponto é somente para as empresas que possuem acima de 10 funcionários", explicou. Mas o gerente do MTb recomenda que as empresas usem o ponto eletrônico, pois trará mais segurança para o empregado e empregador.

"No livro de ponto pode haver vários problemas, ou o funcionário usa da má fé, mesmo assinando no livro a hora certa, pode colocar o patrão no Ministério do Trabalho por que fazia horas extras ou então, alteração no livro por parte do empregador", ponderou. E explica que pode até ocorrer um erro na própria contabilidade.< Carlos sustenta que o novo ponto eletrônico é mais seguro devido à emissão de um comprovante no qual o próprio funcionário poderá conferir na chegada do seu contracheque e comparar se está certo o valor de seu salário.

Em Santarém as empresas já estão se preocupando com a compra do novo ponto eletrônico. Segundo o gerente de uma loja de produtos eletrônicos, a empresa já fez o pedido das novas máquinas. "Foi solicitado de Belém, será umas três ou quatro, pois temos mais de 50 funcionários", explicou. Atualmente a forma de ponto eletrônico é feita em um computador.

"Qualquer terminal da loja ele pode bater o ponto, já que temos bastante, agora será diferente", garantiu Raimundo. Segundo Fábio Aguiar, proprietário de uma sapataria, apesar de contar com poucos funcionários, prefere o ponto eletrônico. Ele garante que o novo ponto lhe custará 3.200 reais. "É devido à impressora que vem junto, a simples chega custar menos de dois mil reais", explica. Em sua loja o tipo do ponto eletrônico é o reconhecimento da digital do polegar direito. As novas máquinas deverão conter relógio eletrônico para inserção de um cartão magnético.

Nenhum comentário: