quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ministro dos Portos promete convênio que vai devolver autonomia da orla ao município de Santarém

Foto: Ronaldo Ferreira/Divugação/PMS





O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, José Leônidas de Menezes Cristino, disse em entrevista exclusiva a O Estado do Tapajós que vai firmar um convênio junto a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e à Prefeitura Municipal de Santarém para regularizar a situação dos terminais públicos, portos particulares e de empresas instaladas na orla da cidade.
 
Um decreto federal, reeditado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocou a orla do município desde a praia de Maria José até o Uruará como 'zona de Interesse Portuário'. Portanto, a competência para autorizar a instalação portos, cobrar taxas de atracamento é da Companhia Docas do Pará (CDP). Ou seja, o município está de mãos amarradas e tudo que autorizou até hoje está funcionando de forma irregular.

 
Além dos portos particulares, operam em Santarém o terminal improvisado da Praça Tiradentes e, em breve, o Terminal Fluvial de Cargas e Passageiros da Prainha, na área do antigo DER (Departamento de Estradas e Rodovias).
O dispositivo previsto, por exemplo, no Plano diretor da cidade que determina a implantação de portos e terminais a partir da orla da Vila Arigó é mero instrumento de organização, pois o município não poderá cobrar taxas sobre os serviços. Pela atual legislação, todos os portos, terminais e empresas deveriam ter autorização da Antaq.

 
José Leônidas de Menezes Cristino informou que já autorizou a sua assessoria a manter diálogo com a Antaq para a elaboração do convênio. Segundo o ministro, o objetivo é repassar para a o município a competência sobre a orla. A CDP ficaria apenas com o porto onde está instalada atualmente. O decreto presidencial, portanto, não será revogado. "O município poderá organizar e cobrar taxas. Depois de um ano sob análise, vamos oficializar a Casa Civil pedindo a modificação do decreto", informou o ministro.

Investimento

O ministro informou ainda que o porto de Santarém vai receber investimentos na ordem de R$ 152 milhões.
Com o investimento, toda a área do porto de Santarém será reconstruída e ampliada. O ministro chefe também anunciou outros investimentos que serão realizados no Estado pelo governo federal. "O objetivo é deixar a estrutura portuária do Pará preparada para a escoação de minério e tudo que o Estado disponibiliza para os mercados nacional e internacional", ressaltou.

 
Em Belém, o governador Simão Jatene ressaltou a importância de investimentos destinados ao desenvolvimento do Pará. "Esse estreitamento de relação é de extrema importância, pois o Pará é responsável por um grande saldo na balança comercial do país e investimentos dessa natureza são bem vindos", afirmou o governador Simão Jatene.

Um comentário:

Anônimo disse...

SOU PARAENS DO OESTE DO PARÀ COM TODO ORGULHO!!!!

Sou paraense,nascida em Terra Santa,estudei até os 11 anos em Parintins,terra maravilhosa, que possue uma colônia parense imensa, que ajudou a construir e solidificar o que há de melhor nessa Ilha Tupinambarana, que considero minha Terra de Coraçao. assim como Belém, onde construi minha família, minha profissão, não esqueçendo as minhas origem.
De tanto ir a Santarém a trabalho já amo essa cidade e pelas dificuldades que os meus conterrâneos sofrem, não vejo nenhum problema de me tornar uma Cidadã Tapajoara,em que pese todas as análises conjunturais me apontando o contário.O meu temor caro Blogueiro é que essa terra maravilhosa se torne feudo de "coronéis de barranco", déspota como esse sr indígno da confiança de uma população trabalhadora e ordeira, que perde o poder e a confiança em seu Estado e se muda de mala e cuia para perpetuar sua prática vil em nossas terras.
Sabemos que esse Sr Amazonino tem planos, para ele e sua família no cenário político de nossa região.
Não podemos deixar isso acontecer!
Rosa Cecília Fernandes Ferreira Maia



.