terça-feira, 22 de março de 2011

UFOPA preenche todas as vagas

Aritana Aguiar
Free lancer

Na última sexta-feira(18) a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) preencheu as 1.150 vagas oferecidas em seu processo seletivo deste ano em Santarém. Das vagas, no total de 50, oferecidas aos indígenas apenas 13 foram preenchidas.
Nesta última chamada, para que não ocorressem outras, o novo Pró-reitor de Ensino da UFOPA, José Aquino, informou que foram chamados 250 alunos para que pudessem preencher as quase 80 vagas restantes. Além disso, a Universidade está vendo a possibilidade de preenchimento das 37 que sobraram dos indígenas.
 
Segundoo pro-reitor, um estudo foi feito e constatou que praticamente 70% dos alunos chamados, que não compareciam para habilitação em todas as chamadas, não eram da região. "Agora nos possibilitou de fazer um estudo estatístico de que poderíamos sempre ter chamado o dobro de vagas que estavam e ainda teríamos uma margem de folga, por que quem efetivamente estava se habilitando eram os candidatos de nossa região", explicou Aquino.

Houve um pequeno problema quanto alguns alunos que se habilitaram, mas não fizeram a matrícula. "Detectamos que aproximadamente 10 alunos fizeram a habilitação, mas não fizeram a matrícula, por isso que temos algumas vagas, que é essa margem de segurança. Estamos fazendo o levantamento deles, se fizeram a habilitação com o procedimento de erro. Por que eles podem está estudando, é o que acreditamos, mas de qualquer forma a vaga está assegurada", explicou Aquino.

As 50 vagas reservadas para indígenas não foram todas preenchidas. "13 candidatos foram habilitados, estamos com 37 vagas sobrando e estamos fazendo um estudo através da nossa procuradoria se poderíamos fazer a chamada dessas vagas. No meu entender não podem ficar abertas, por que a universidade tem que dar esse retorno à sociedade, por que recursos financeiros foram alocados para aquelas vagas", esclarece.

Nenhum comentário: