sexta-feira, 3 de junho de 2011

Silêncio judicioso


Lúcio Flávio Pinto

O desembargador Rômulo Nunes recusou-se a relatar os quatro recursos dos Maioranas contra a minha absolvição pela juíza da 7ª vara penal. Foi seu protesto contra minha matéria, que citou seu irmão como um dos denunciados ao CNJ acusado de dar cobertura a duas pessoas, uma delas seu genro, e favorecê-las em demandas judiciais. O ex-presidente do TJE disse que eu transcrevi as acusações “sem que tivesse o cuidado de averiguar sua veracidade”. E mais não disse. Nem seu irmão.

Todos os nobres personagens dessa história preferiram continuar em silêncio público, embora aleguem não ter tido a oportunidade de se defender e dizendo-se injustiçados. Por que não se defendem agora? O espaço neste jornal está aberto para que eles exerçam seu direito de resposta. Ouvi-los não cabia na primeira matéria, publicada na edição 488.

Por ser extensa e minuciosa, além de grave, a acusação feita ao Conselho Nacional de Justiça exigia uma reportagem específica. O que fiz foi checar todos os documentos constantes dos autos dos processos citados na denúncia, para verificar se as alegações tinham fundamento. E tinham mesmo. A demonstração é o silêncio geral, só interrompido pela carta da promotora Ociralva Tabosa, publicada na edição anterior.

De tudo o que a representante do Ministério Público disse, a conclusão é que a digna promotora apenas mudou de opinião sobre o Jornal Pessoal: deixou de ter a "certa admiração" que tinha por ele. Isso acontece quase sempre quando o leitor é contrariado. Não me surpreende a reviravolta no juízo. Continuo aguardando as retificações dos fatos noticiados pelo jornal na sua edição anterior.

Nenhum deles foi abordado pela nobre promotora, que apenas registrou sua insatisfação e assegurou não ter dado "embargo de gaveta" ao processo, que esperou durante dois longos anos por sua denúncia. Portanto, o JP mais uma vez não foi desmentido. Porque, novamente, pode provar tudo que publicou. Por isso os contrariados, ao invés de pelo menos se proporem a responder de público a questões públicas, como fez a distinta promotora (embora sem abordar as questões polêmicas), transferem suas mágoas para os autos dos processos que ajuizam contra mim, imaginando assim sonegar o debate junto à opinião pública, verdadeiro árbitro das contendas. O que explica o silêncio dos personagens citados.

Nenhum comentário: