terça-feira, 17 de junho de 2008

Mineração em debate

Necessidades de formação de mão-de-obra para o setor mineral, Planejamento governamental para a expansão da mineração e Mineração e sociedade: alianças e estratégias para a conservação ambiental estão entre os temas das palestras, workshops e painéis que fazem parte da programação do I Congresso de Mineração da Amazônia.
O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e Governo do Estado, ocorrerá paralelamente à 13 Exposição Internacional de Mineração (EXPOSIBRAM 2008), de 10 a 13 de novembro em Belém.
A Exposibram 2008 já tem 18 empresas ligadas ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), entre os expositores. O evento vai reunir cerca de 120 expositores em 4 mil m2. Mais de 60% dos estandes estão vendidos e outros 29%, reservados.
A venda de estandes é feita pela Temple Eventos (3229-6468 e 3269-5503).

Chantagem eleitoral

PMDB e PT vivem um jogo de cão e gato.
No pescoço de Jader os petistas querem prender o apoio do PMDB ao PT em Santarém.
Para isso, esta semana os petistas amarraram o guizo no pescoço do gato em Ananindeua ao fazerem ressurgir a natimorta candidatura da ex-deputada Sandra Batista.
É que, balançando o guizo, os petistas esperam assustar os peemedebistas que, de última hora, tendem a abandonar a quase fechada coligação em torno da prefeita Maria do Carmo e trilhar com uma candidatura própria.
Tá dado o recado: sem o apoio do PMDB em Santarém, nada feito em Ananindeua, isto é, bye, bye Helder.
Resta saber se Jader, pai de Helder, acostumado a enfrentar cachorro grande, vai correr dos petistas feito gato escaldado.

Romeu e Julieta

Alta patente na política paraense cismou de se enamorar nas passarelas da vida.
Mas o fora que levou deixou-lhe na lama.
Depressiva, a autoridade não quer nem mais sair de casa.
Quem será?

Fórum de Gestores do Baixo Amazonas será instalado em Santarém

O Fórum de Gestores Regionais do Baixo Amazonas, coordenado pela Secretaria de Estado de Integração Regional (Seir), vai ser implantado nesta terça-feira (17), em Santarém, para articular e executar políticas públicas do governo do Estado, principalmente o programa Pará, Terra de Direitos.
A região de integração do Baixo Amazonas é formada por 12 municípios - Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Santarém - e tem uma população de mais de 640 mil habitantes, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2007.
Este é o quinto fórum implantado este ano. O primeiro foi o da região de integração de Carajás, em Marabá; o segundo, da região do Araguaia, em Conceição do Araguaia. O terceiro foi o da região Guamá, em Castanhal, e o quarto na região do Rio Capim, em Paragominas.

Auditoria militar apura denúncia de que cavalos da PM passam fome

O promotor militar Armando Brasil, em linha direta com o site, informa que já determinou a abertura de inquérito para apurar denúncia de que os cavalos do esquadrão montado da PM em Santarém estão passando fome.

Por quê não no Oeste do Pará?

Segundo a Folha de São Paulo, o Ministério Público Federal no Pará pediu à Justiça que os créditos para assentados no sul e sudeste do Pará liberados ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) sejam interrompidos até o fim da campanha eleitoral deste ano. Segundo a Procuradoria, são necessárias mudanças nos procedimentos utilizados pelo Instituto para a liberação, fiscalização e cobrança do dinheiro, que poderia acabar desviado para financiar campanhas.
Por quêa medida não é tomada também em relação ao Incra do Oeste do Pará?

Conselho político

Do Repórter Diário:

A governadora Ana Júlia Carepa fez a instalação oficial do conselho político no final da tarde de ontem, no Palácio dos Despachos. O conselho, presidido pela governadora, é integrado por presidentes regionais de partidos da base aliada e lideranças partidárias na Assembléia Legislativa, que passarão a se reunir regularmente. Durante o encontro com os deputados, Ana Júlia lembrou os investimentos que o governo tem feito e as perspectivas abertas com as obras do PAC no Estado.

Divulgado listão do concurso da Seduc

Esta disponível no site: www.fadesp.org.br o resultado final do concurso para professor da Seduc para os municípios de Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Santarém.