sexta-feira, 5 de março de 2010

Maria assume responsabilidade pelo desabamento

A prefeita Maria do Carmo assumiu a responsabilidade política pelo desabamento que matou uma pessoa e feriu outras três em uma área interditada, mas não isolada, do Hospital Municipal.

Maria anunciou que determinou a abertura de inquérito administrativo para apurar se houve negligência da diretora do HMS Marina Chaninne ou do secretário de saúde, o vice-prefeito José Antônio Rocha pelo não isolamento daquela área.

"Como ainda não recebi o laudo dos bombeiros e nem disponho de informações sobre o porquê da administração do Hospital Municipal não ter interditado ou isolado aquela área, quero incialmente assumir a responsabilidade pela tragédia", afirmou a prefeita.

Prefeita diz que área que teve teto desabado no HMS estava interditada

A prefeita Maria do Carmo classificou de fatalidade a queda do telhado de uma maloca, hoje de manhã, no Hospital Municipal de Santarém, matando uma pessoa e ferindo outras três.

Maria explicou que a área aonde aconteceu o desabamento foi interditada para aguardar a construção de um centro de diagnósticos e consultórios médicos, cujas obras ainda não foram iniciadas.

Relação das vítimas que encontravam-se no local do desabamento de parte do teto do H.M.S

1. RONILDO SILVA GONÇALVES – 28 ANOS

RUA: SANTANA Nº646 SANTANA

OBS: RETORNO AO ORTOPEDIA

ESCORIAÇÃO

2. ANDRE SANTOS NASCIMENTO – 15 anos

RUA: SERGIO HENN Nº69 SANTO ANDRÉ

OBS: RETORNO AO ORTOPEDIA

ESCORIAÇÃO, LESÃO NA CABEÇA

3. JOYCIMARA SANTOS NASCIMENTO – 20 anos

ACOMPANHANTE DO ANDRÉ SANTOS

OBS: PACIENTE GRAVE NA UTI DO H.M.S.

4. RAIMUNDO MARINHO DE SOUSA -60 ANOS

RUA: MARACANÃ N º 06 ITAITUBA

PACIENTE GRAVE - ÓBITO


(Fonte: Semsa)

Juiza da capital revoga decisão que proibia PMS de retirar invasores da área do Juá

A juiza da capital Gleide Pereira Moura reconsiderou o despacho favorável proferido em agravo de instrumento interposto pelos advogados dos invasores da área ambiental do Juá.

A magistrada, convocada pelo TJE para atuar durante as férias da desembargadora Helena Ferreira, aceitou as explicações da procuradoria da Prefeitura de Santarém e manteve a linimar concedida pelo juiz Silvio Maria, que determinou a retirada dos invasores e destruição de todas as construções erguidas no interior do terreno, cuja a propriedade é reivindicada pela família Corrêa. Com isso, os ex-invasores ficam impedidos de retornar ao local, como já vinham anunciando em emissoras de rádio.

No último dia 2, Gleide Moura havia tornado sem efeito a liminar do juiz local.

A decisão tomada ainda há pouco, em Belém, confirma a manchete da edição de hoje do jornal O Estado do Tapajós: 'SUSPENSÃO DE LIMINAR NÃO GARANTE RETORNO DE INVASORES'.

Confirmado: vítima fatal da queda do forro é homem de 64 anos

O médico Paulo Pires, diretor clínico do HMS, vai anunciar daqui a pouco, em entrevista, que houve uma vítima fatal do desabamento de parte do teto do Hospital Municipal de Santarém.

Trata-se de Raminudo Souza, 64 anos, de Itaituba.

Uma jovem permanece em estado grave.

Outras duas pessoas sofreram apenas escoriações.

Promotor está no Hospital Municipal

Um promotor de justiça está neste momento no interior do Hospital Municipal de Santarém.

Um dos feridos no desabamento de parte do teto é Raimundo Souza, 64 anos, de Itaituba.

A outra pessoa ferida, esta em estado grave, é uma jovem de 15 anos, que teria sido removida para o Hospital Regional do Baixo-Amazonas.

Por causa do desabamento, a direção do HMS pede que somente os casos de acidentes graves sejam levados até o hospital. Os demais atendimentos estão suspensos.

Forte chuva causou desabamento de parte do teto do hospital municipal

A forte chuva que caiu hoje de manhã pode ter sido a principal causa do desabamento do teto do setor de atendimento de ortopedia e traumatologista do Hospital Municipal de Santarém.

De todas as obras de reforma feitasnas instalações do HMS, nos último cinco anos, nenhuma delas foi destinada a recuperar o telhado do prédio.

Uma fonte ouvida pelo Blog do Estado informou que o telhado do HMS ainda mantém telhas e madeirame do tempo do antigo hospital do Sesp.

O PAC empacado




“Todo o Brasil sabe que o PAC está empacado”.
É o deputado Lira Maia (DEM-PA), sentando a pua, baixando o sarrafo no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em entrevista que está no YouTube.
Ele critica o governo pela alteração dos balanços do PAC para, na opinião do parlamentar, acobertar atrasos nas obras.(Do Espaço Aberto)

Clique aí para assistir ao vídeo.

Desaba teto do Hospital Municipal de Santarém

Desabou ainda há pouco o teto do setor de triagem do Hospital Municipal.

Há feridos.

O clima é teso.

O corpo de bombeiros resgata feridos que estão debaixo dos escombros.

------------------
Atualização as 11h10

O desabamento ocorreu na área de serviço de atendimento aos pacientes de ortopedia e traumatologia e não na área de triagem.

Os feriados aguardavam para ser consultados ou fazer radiografias.

-----------------
Atualização as 11h16

A secretária de infra-estrutura Alba Valéria Lima está neste momento inspecionando o local dos escombros juntamente com oficiais do Corpo de Bombeiros.

Informações extra-oficiais dão conta que os feridos são uma menina e um ancião.

UFOPA não oferecerá vagas para vestibular suplementar da UFPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará já decidiu: não preencherá as 38 vagas restantes do vestibular 2010 ofertadas através de processo seletivo da Universidade Federal do Pará.

Portanto, não haverá novo vestibular para a UFOPA.

Mas a boa notícia vem a galope: cumprindo sua meta de descentralizar e interiorizar ainda mais a nova instituição, a UFOPa, em cumprimento ao PlanoNacional de Formação Docente, do MEC, ofertará, a partir de julho, 1750 vagas de diversas licenciaturas exclusivamente para professores do setor público de Santarém e mais seis municípios do Oeste do Pará onde a universidade mantém campi: Óbidos, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná, Alenquer e Itaituba.

Cada campi da UFOPA ofertará 250 vagas.

Prefeitura de Santarém se antecipa à perda de receita para Mojuí dos Campos

A prefeita Maria do Carmo revelou com exclusividade ao Blog do Estado que o munícipio de Santarém não perderá muita receita com a instalaçãodo novo município de Mojuí dos Campos, ex-distrito de Santarém.

Primeiro, porque o índice do Fundo de Participação dos Municípios (PFPM) não sofrerá alteração porque o município de Santarém permanecerá na mesma faixa de coeficiente usado para cálculo do repasse constituional das receitas da União obtidas com o IPI e o Imposto de Renda.

Segundo, porque na área de educação - onde haverá diminuição do número de alunos, e com isso, a queda do repasse do Fundeb -, a Semed cuidou de incluir nas estatíticas de 2010 mais 5 mil crianças do ensino infantil a partir de 4 anos, elevando para 7 mil o número de alunos atendidos, o que atenua a perda de alunos e receita para Mojuí.

A dúvida de Maria, no entanto, é saber qual vai ser a sangria de receita na área da saúde.

De um atento observador da política paraense


No Jornal Pessoal, de Lúcio Flávio Pinto, já nas bancas de Belém:

Contraste

Interessante: as lideranças dos dois principais partidos da situação no Pará são ocupadas por suplentes: Airton Faleiros, do PT, e Parsifal Pontes, do PMDB. Presume-se, em tese, que os melhores não foram os mais votados.

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

Suspensão de liminar não garante volta de invasores

Prefeita de Santarém diz que juíza foi enganada

Governo dará crédito a ribeirinhos evitarem escalpelamentos

Vereador quer explicações do Oitavo BEC sobre lixão

Pantera precisa vencer Remo e Botafogo

Sociedade ganha com disputa OAB x Juízes?

SMT começa ordenar estacionamento no centro comercial

Antecipada vacinação contra gripe suína

TCM vai acompanhar instalação de Mojuí dos Campos

Mudam regras para transferência de veículos

Ana Júlia entrega CredCasa para colonos de Juruti Velho