sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bancários denunciam assédio moral em Santarém

ARITANA AGUIAR
FREE LANCER


Os assédios morais e a doença LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos e /distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) têm provocado abalos físicos e psicológicos aos bancários, além dos constantes medos de assalto. É o caso do gerente geral do Banpará, Ademar Costa, feito refém no assalto ao banco há mais de um mês. Ele pediu licença para recuperar do trauma. Segundo a secretária administrativa do Sindicato dos Bancários, Elizamar Costa, em Santarém mais de 30 bancários denunciaram assédio moral e mais de 15 pessoas se queixam de maus tratos.
Este ano no Banco do Brasil nenhuma pessoa pediu licença por algum problema de saúde ou assédio, o mesmo ocorreu na Caixa Econômica Federal, mas no Banpará houve o caso do gerente geral com licença de dois meses. "Entrei em contato com ele esta semana e afirmou que ainda não se recuperou do trauma", afirmou o coordenador de atendimento do Banpará, Benedito Brasil. Um bancário do posto do Banpará localizado no DETRAN pediu licença por LER/DORT, mas já retornou ao trabalho.
Segundo Elizamar, houve caso de uma bancária que havia desenvolvido síndrome do pânico por que o gerente lhe enviava e-mails ameaçando demissão caso não fizesse o trabalho corretamente. "Esta moça chegou ir ao hospital devido à pressão que sofria", informou. Nessas situações, de acordo com Elizamar. quando é comprovado o assédio no caso moral, o responsável é chamado para uma conversa amigável para que o fato não se repita.
Nos últimos oito meses três bancários foram hospitalizados por problemas de saúde, justamente devido ao estresse do trabalho.
Em outro caso relatado por Elizamar, 15 bancários do mesmo banco, foram ao Sindicato fazer reclamações porque um dos gerentes da agência estaria fazendo pressão. "O que acontece é que o gerente entende que o bancário não é capaz de fazer o serviço e por isso a pessoa fica com muito medo, mas acontece é que as pessoas se sentem incapacitadas de fazer o serviço, devido a essa pressão", explicou a secretária do Sindicato dos Bancários. Elizamar garante que o maior número de reclamações provém de bancos privados.
Em outras situações o que tem ocorrido é a troca de função. "Este gerente chegou a colocar a caixa para ser supervisora e a outra para ser caixa, alegando questões de incapacidade. Isso destrói a pessoa, além disso, essas trocas não podem acontecer assim", afirmou Elizamar.
Em Santarém o Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá irá realizar entre os dias 9 e 11 de setembro um evento jurídico justamente para discutir melhores condições de trabalho, segurança bancária e campanha salarial 2010/2011.

O que enfrentam os bancários no dia-a-dia

A LER/DORT são doenças graves originadas do uso excessivo ou inadequado do sistema que agrupa nervos, músculos e tendões. Podem se tornar graves se não tiverem tratamento adequado, podendo levar a incapacidade temporária ou permanente para o trabalho. Elas atingem as mãos, os punhos, o antebraço, o cotovelo, os ombros, a coluna vertebral, etc. Ela veio ser mais freqüente na década de 90 com o advento da informática.
Assédio moral pode ser definido como manipulação perversa e terrorismo psicológico. No caso exposição do empregado, quer por ato comissivo ou omissivo do empregador, a situações repetitivas, prolongadas, humilhantes e constrangedoras que atentem contra a sua integridade. Tarefas que inferiorizam, abusos de poder, estimulo a rivalidade, desqualificação do trabalho entre outros.
As conseqüências que o assédio moral pode trazer ao trabalhador é comprometimento com a saúde mental e física da vitima, depressão e stress, irritação, falta de confiança, alterações do sono, perda de memória, morte social, isolamento, mudança de personalidade, sentimento de culpa, aumento ou perda de peso, consumo de bebidas alcoólicas ou drogas, crises de choro ou raiva.

Pontuando- José Olivar


Me disseram - não sei se é verdade, se for, o caso é sério - que pessoas não sócias do Iate Clube de Santarém continuam descendo lanchas pela rampa do clube sem pagar nada, pois a diretoria ainda não implementou a cobrança. Será? Enquanto isso, os sócios arcam com os altos custos mensais dos seus boxes.


O problema da falta de banheiro público em Alter do Chão, se agrava mais ainda, no Çairé, onde as necessidades fisiológicas são feitas no meio da rua em plena luz do dia, sem respeitar quem quer que seja. O pior é que o único banheiro público continua derramando dejetos da fossa nas águas do rio. Isso é crime contra o meio ambiente e a saúde pública. E a SEMA, o que faz?

Inicia-se a festa do Çairé, sem os bois de Parintins, como prometido, e, quem sabe, sem as tribos de Juruti. Ou seja, só promessas e mais promessas!

Você sabia que o nosso Presidente Lula assinou decreto autorizando a doação de 25 milhões de reais para os cofres daqueles guerrilheiros da faixa de Gaza, lá onde fica a Palestina, mais precisamente o grupo Ramas? Pois é verdade, enquanto os brasileiros morrem de fome - aqui em Santarém é só ir ao buraco do lixão do Santo André e confirmar o estado de miserabilidade das pessoas - o Lula afaga os estrangeiros. Pode?

A CELPA perdeu o direito de embutir na fatura de energia, as contribuições do PIS e COFINS. É que o Desembargador Leonam Cruz concedeu liminar, em Agravo de Instrumento, dando efeito suspensivo à cobrança. Assim agiu, conforme precedente do Superior Tribunal de Justiça. Se perdurar o julgado, no futuro, a CELPA vai ter que devolver tudo o que cobrou dos consumidores.

Quiseram suspender a livre manifestação de pensamento, no período eleitoral, quando introduziram na Lei das Eleições dispositivos que proibiam humoristas fazer humor usando candidatos, partidos ou coligações envolvidas nas eleições. Porém, o STF, por liminar do Ministro Carlos Ayres Britto, suspendeu os efeitos das normas impugnadas, que foi posteriormente aceita pelo plenário daquele Tribunal.

Falar ao celular dirigindo vai dar margem a aplicação de uma multa gravíssima - até agora média - isto se for aprovado projeto de lei neste sentido. O Tribunal de Justiça do Pará fez publicar na Internet que cumpriu a meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, para o desempenho processual em 2010. O TJ do Pará, segundo a notícia na Internet, está em primeiro lugar, dentre todos os Estados brasileiros. Que bom! Porém a nossa justiça ainda caminha a passos lentos, principalmente para os jurisdicionados de Santarém.

Os dirigentes desportivos desonestos (no Brasil tem muitos), deverão sofrer reclusão de 1 a 5 anos e multa, uma vez comprovado que se apropriaram ou aplicaram em proveito próprio os recursos dos clubes ou das entidades que dirigem. Projeto de lei neste sentido está em apreciação no Congresso, e se passar, muita gente vai ficar argolada com medo das punições pelas falcatruas praticadas.

A Agência Brasil informa que os investimentos do Governo Federal bateram recorde no mês de julho, apesar das restrições da legislação eleitoral, no que concerne aos repasses para os Estados e Municípios. Como o Executivo Federal não respeita à legislação e nada lhe acontece, mais uma vez a lei foi burlada.

A OAB Nacional, leia-se Ophir Cavalcante Júnior, é radicalmente contra a proposta do Ministro Cezar Peluso, que encaminhou à Presidência da República projeto de mudança da Constituição restringindo aos juizes de carreira as vagas abertas para ministros do Superior Tribunal de Justiça. Ou seja, se aprovada a emenda, advogado que assumiu o desembargo pelo quinto Constitucional da OAB, não pode concorrer ao cargo de ministro do STJ. É o caso do Des. Milton Nobre e de tantos outros.

A Secretária Estadual de Meio Ambiente, sofrerá procedimento judicial por desobediência à uma decisão proferida pelo titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, que classificou a atitude da mesma como uma: "vergonha, barbárie, indecência, imoralidade...". É o que se vê atualmente, decisão judicial não respeitada por certos servidores.

Ocorreu uma desinteligência entre uma delegada de Polícia Federal em Santarém e um advogado que fora até lá prestar esclarecimentos numa apuração de eventual crime eleitoral. O fato chegou a um patamar que obrigou ao advogado solicitar a presença do Presidente da OAB de Santarém para fazer valer as prerrogativas do profissional. Com a intervenção da Ordem a situação serenou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está exigindo e condicionando a expedição de alvará de funcionamento nos lava jatos da cidade, à realização de uma vistoria, onerando cada vez mais os pequenos comerciantes que vivem destes serviços. O engraçado é que a SEMA faz vista grossa para as lavagens de veículos que proliferam no cais da cidade às margens do Tapajós. Lá o movimento é grande e não pagam nada!

A Ata da assembleia geral do Iate Clube, do dia 23 de junho de 2010 está gerando polêmica junto à alguns associados. É que depois de encerrada foi acrescentado um parágrafo que transfere para a diretoria poderes que são exclusivos da assembleia geral. Pois fixar preços de serviços e mensalidades, é de competência da assembleia e jamais isto pode ser transferido para a diretoria, sob pena de se inverter competência e gerar nulidade dos atos de gestão. Esses associados vão se reunir para as providências cabíveis.

O Tribunal Superior Eleitoral, mais uma vez julgou reafirmando o seu entendimento de que ficha suja não pode e não deve ser candidato. Tanto que depois de indeferir a candidatura de Joaquim Roriz ao Governo do Distrito Federal, também acatou recurso do Ministério Público Eleitoral, e indeferiu a candidatura de Jader Barbalho ao Senado. O próximo que pode sofrer as mesmas punições e o deputado Paulo Rocha, do PT. Embora as decisões sejam recorríveis ao STF, o fato tem repercussão nacional e todo mundo sabe o porquê.

O falecimento de Ademir Pereira, do Grupo Guarany, que eu o conhecia há muitos anos, deixa um vácuo no sistema de comunicação da empresa da família, a quem mando meus sentimentos.

Minha esposa Olívia, minha filha Danielle e minha secretária Elza, me fizeram uma surpresa no dia 02 deste, quando completei 60 anos, convidando parentes e os amigos mais íntimos para um café da manhã no meu escritório. A surpresa foi grande quando, ao adentrar na sala, fui recebido com os "parabéns pra você". Obrigado a todos!

Não posso me conformar com o desprezo das prestadoras de serviços públicos concedidos, tais como: telefonia, água e energia. Nenhuma presta um serviço a contento, porém a REDE CELPA está precisando urgentemente de uma ação conjunta da sociedade organizada de Santarém, aí incluindo: OAB, Ministério Público, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Associações de classes, etc., tamanho o descaso para conosco, consumidores. É um sobe e desce de energia, apagões em pontos diversos, prejudicando a todos. Não é mais possível suportar tanto desleixo.

Agradeço as congratulações da OAB, Subseção de Santarém, pela passagem do meu aniversário, transmitidas por um belo cartão de votos de saúde, sucesso, amor e paz, e assinado pelo Dr. José Ricardo Geller e Elizabete Uchoa, respectivamente Presidente da OAB e Delegada da CAAP.

O meu amigo e colega advogado, Dr. Edilbal Cabral é só satisfação pelo sucesso da filha, também advogada, num grande escritório de advocacia em Fortaleza, cujo titular é meu conterrâneo. Ao colega Cabral, que é leitor assíduo da coluna, o meu abraço.

O rombo das fraudes eletrônicas em bancos

José Olivar

Os bancos brasileiros vêm sofrendo prejuízos na ordem de 900 milhões em razão das fraudes eletrônicas perpetradas por quem não trabalha, mas quer levar uma vida de magnata. Os golpes são aplicados em pessoas físicas com valores desviados, via Internet, de quem mantém conta bancária e a maneja por meio de computador. O fato é que a rede bancária cria problemas para ressarcir os prejuízos, obrigando, muitas vezes, aos correntistas a recorrerem à Justiça. Por essa e por outras, é que prefiro fazer as operações bancárias pessoalmente, ainda não me habituei a certos procedimentos.

O travamento do turismo paraense

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com

O que é que está acontecendo com o turismo paraense? Esta pergunta é feita dentro e fora de nosso estado por todos aqueles que acompanham e vivenciam o desenrolar dos acontecimentos.
No quesito investimento em infra-estrutura, a última obra de impacto no setor foi a construção do Hangar ainda no Governo Simão Jatene, de lá para cá, nada, mas absolutamente nada de novo foi acrescentado, muito pelo contrário, os nossos pontos de referência, quer em Belém, quer nos municípios do interior que fazem parte dos roteiros turísticos, sofrem com a falta de manutenção e os sinais de deteriorização são visíveis.

Quando o item é divulgação e promoção do Pará a nível nacional e internacional, a coisa está pra lá de feia,todo o trabalho que foi feito e que precisava de investimento constante,evoluindo gradativamente ,etapa por etapa, desde a manutenção e incremento da presença do estado nos eventos e feiras, assim como material e ferramentas de apresentação do Pará, em vez de ter evolução positiva, como já foi dito, foi minguando gradativamente, fazendo com que hoje o Pará esteja praticamente ausente dos momentos mais importantes, com uma participação pífia e colocando institucionalmente os técnicos da PARATUR em situação difícil pois os recursos diminuíram de tal forma que nos poucos eventos que nosso estado tem participado, os técnicos são mandados de ônibus para São Paulo.

A Feira Internacional de Turismo-FITA,criada em 2002 pela PARATUR, aconteceu no Hangar em sua 5ª versão agora em meados de agosto passado e infelizmente para nosso turismo foi um verdadeiro fracasso,pois não teve a participação do empresariado local e nem das entidades representativas de classe, o empresariado representativo dos compradores e vendedores de produtos turísticos que veio de fora foi mínimo.Simplesmente,não é possível avançar na atividade turística ou em qualquer outra atividade produtiva sem empresário.Tudo indica pelas conversas e informações repassadas que não há segurança entre o empresariado e o Governo atual.
O tratamento dado á PARATUR e seus funcionários tem sido sofrível, acabaram com o planejamento, o orçamento da instituição vem minguando ano após ano, depois de ter trilhado sentido inverso há quatro anos atrás quando vinha num crescente constante. Até o slogan: Pará: "A Obra Prima da Amazônia", que foi criado pela consultoria espanhola que desenvolveu o Plano de Desenvolvimento Turístico para nosso estado e que deveria ser suprapartidário, foi juntamente com o próprio Plano deixado de lado.

A relação institucional com o Ministério do Turismo esfriou e enfraqueceu-se, o mesmo aconteceu com os municípios no sentido do entrosamento e de ações articuladas que pudessem fortalecer o entendimento do negócio turístico.

O turismo, assim como qualquer atividade produtiva necessita de empresários em sintonia com o Governo. Aos Governos nos seus diversos níveis cabe ser motivador e indutor do desenvolvimento, passando segurança para que os empresários possam investir.Cada qual tem seu papel,sendo imperioso haver sintonia e objetivos comuns.Ao Governo que será eleito na próxima eleição cabe assumir compromisso e cumprir metas que possam recolocar o turismo no rumo certo,destravando a inércia que se estabeleceu sobre a atividade em nosso estado.