domingo, 5 de setembro de 2010

Luz do Çairé acesa no alto da serra piroca, em Alter do Chão

Já está acesa a luz que representa o fogo do Çairé, no cume da serra piroca, ponto mais alto de Alter do Chão.

A festividade religiosa do Çairé começa dia 9 com a procissão dos mastros. Haverá novenas à noite até domingo. Na segunda acontece a derrubada dos mastros e a varrição.

O festival dos botos Cor de Rosa e Tucuxi será disputado apenas no sábado à noite. Na sexta haverá apresentação de danças folclóricas.

Papão classificado; São Raimundo quase rebaixado

O Paysandu sofreu mais do que esperava, mas venceu o rival São Raimundo, por 1 a 0, no Estádio da Curuzu, em Belém. A vitória garantiu o Papão na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C e empurrou o Pantera para a lanterna do grupo e em direção ao rebaixamento, uma vez que o Rio Branco venceu o Águia por 2x1 e agora soma 6 pontos, contra apenas 3 do time santareno.

O Paysandu soma 14 pontos, na liderança isolada do Grupo A, quatro pontos na frente do Fortaleza. O Águia, com oito pontos, dificilmente vai brigar pela segunda vaga com o time cearense, já que se enfrentam pela última rodada.

Rio Branco vence Águia

O Águia de Marabá não conseguiu um bom resultado na noite deste domingo (5), pelo Campeonato Brasileiro da Série C. O Azulão perdeu para o Rio Branco (AC) por 2 a 1, dentro do estádio Arena da Floresta, e continua na terceira colocação do torneio com oito pontos conquistados. A partir de agora, o Azulão terá que vencer e ficar atento nos resultados do Fortaleza (CE), seu adversário direto por uma vaga no Grupo A, já que o Paysandu venceu o São Raimundo por 1 a 0 e está classificado. Além de complicar a sua vida, os marabaenses também colocaram o Pantera santareno como último colocado da chave, com perigo de rebaixamento. (Gustavo Pêna, Diário Online)

Regulamento
Na primeira fase da Série C, os 20 clubes estão divididos em quatro grupos de cinco. Os times se enfrentam em turno e returno dentro da chave, classificando-se os dois primeiros de cada grupo. O último de cada chave é rebaixado para a Série D.

Confira os jogos de domingo da 8.ª rodada da Série C:

Domingo
Juventude-RS 2 x 1 Chapecoense-SC
CRB-AL 0 x 0 Alecrim-RN
Criciúma-SC 1 x 0 Caxias-RS
ABC-RN 0 x 0 Campinense-PB
Paysandu-PA 1 x 0 São Raimundo-PA

Rio Branco-AC 2 x 1 Águia-PA

(Fonte: Futebol Interior)

Um gol de Bruno Rangel, aos 29 minutos do primeiro tempo, garantiu a vitória magra ao Paissandu sobre o São Raimundo, na tarde deste domingo na Curuzu. Sem jogar bem, apresentando-se de forma confusa na maior parte do jogo, o Paissandu conseguiu um triunfo importante, que o classifica antecipadamente para a próxima fase do Brasileiro da Série C. Além do gol, que nasceu de um cruzamento alto para a área, o Paissandu criou duas outras boas chances na primeira etapa, com o próprio Tiago e com Bruno Rangel. Aos 44, Michel finalizou boa jogada para as redes de Fávaro, mas arbitragem marca impedimento. Lance confuso e rápido, de difícil interpretação.

Na etapa final, mais tranquilo em campo, o Paissandu entrou a toda força e quase marcou logo aos 4 minutos. Sandro deu belo passe, mas Tiago Potiguar mandou na trave. Depois desse bom início, o time alviceleste começou a dar sinais do velho apagão. Charles fez mudanças – Alexandre Carioca em lugar de Marquinhos -, mas o meio-campo abria brechas. O São Raimundo partiu para o ataque e quase empatou, aos 32 minutos, em cobrança de falta de Daniel, que substituiu Michel. Logo em seguida, Labilá defende cabeçada perigosa de Bruno Rangel. No final, Zé Augusto (que substituiu Bruno Rangel) recebe passe de Fernandão e desperdiça boa oportunidade para ampliar. (Fotos: TARSO SARRAF/Bola)

(Blog do Gerson Nogueira)