quarta-feira, 2 de julho de 2008

Abaixo a hipocrisia no futebol

Essa história de que todo o torcedor brasileiro tem que torcer daqui a pouco por uma vitória do Fluminense porque o adversário do time tricolor na final da Libertadores é de outro país, é a maior lorota da paróquia.
Para que fique bem claro a todos habitantes da prelazia: quem tem que torcer pelo Flu é o torcedor do Flu.
Quem quiser, que o acompanhe.
E fim de papo.

Façam suas apostas

Quem tem o pior vice?
Maria do Carmo ou Lira Maia?
Mas aqui vai um consolo: Ana Júlia ganhou a eleição tendo como seu vice um verdadeiro 'peso morto'.

Esqueceram de mim (2)

Perderam a ficha de filiação ao PMDB do filho de um ex-prefeito de Santarém.
Por causa disso o nome dele não aparece na relação de filiados aos partidos emitida todos os anos pela Justiça Eleitotal.
O rapaz corre o risco de ter sua candidatura a vereador impugnada pelos adversários.

Homens, mulheres, gordura

Rosana Hermann:

Artigo de Judith Stone, em inglês, fala das diferenças entre homens em mulheres, no que diz respeito a corpo e auto-imagem.
Ela abre o artigo dizendo que quando um homem e uma mulher fazem a mesma dieta, o homem perde quase o dobro de peso em uma semana, de acordo com um endocrinologista do Mount Sinai de NY. E não é por uma questão de 'força de vontade' mas porque homens e mulheres têm constituição física diferentes.
O metabolismo basal, ou seja, o número de calorias necesárias para manter o peso e fornecer combustível para funções como digestão, batimentos cardíacos, etc, aumenta com a quantidade de músculos do corpo.
O homem tem mais músculos e a mulher tem mais gordura. Manter músculos gasta mais energia do que manter gordura. Por isso, um homem de tamanho médio queima um terço a mais de calorias, mesmo não fazendo nada. Para existir ele queima 1900 calorias por dia e ela, 1430, em média.
Para qualquer sexo, é preciso queimar 3500 calorias acumuladas para perder meio quilo. Por isso se um casal fizer uma dieta de mil calorias por dia, ele vai emagrecer primeiro.
Outro fator importante é que as mulheres fazem muita dieta, a vida toda e os homens, não. Os dados mostram que quando mais vezes você faz dieta mais difícil é para emagrecer.
Além disso tudo há o fator psicológico e o fator social. As mulheres tem problemas de auto-imagem e julgam-se acima do peso com mais frequencia que os homens. A sociedade também é mais injusta com a mulherada. Um homem acima do peso é visto como um 'homem grande' e a mulher é vista como 'gorda'.
A única boa notícia para nós, do sexo feminino é que para um mesmo patamar de saúde, a mulher pode comportar até o dobro da gordura. O limite de gordura corporal aceitável para a mulher é de 20 a 30 por cento e para o homem, de 10 a 15.
Leia o artigo completo em inglês.

Por do sol em Santarém

Por do sol no rio Tapajós, Santarémn, às 18h30 da hora oficial de Brasília.
Foto: Olavo Neves.

Regras eleitorais

O regime democrático implantado no país, embora ainda pareça imperfeito para alguns, é o norte a guiar o comportamento dos verdadeiros jornalistas em cobertura de um processo eleitoral decidido pelo voto universal.
Como não poderia proceder de outra forma, a cobertura deste site de notícias será pautada de acordo com as regras eleitorais em vigor. Caso esse modo de cobertura, que incluiu a publicação de entrevistas, notas e comentários, sofrer quaisquer embargos juduciais, a assessoria jurídica do jornal O Estado do Tapajós usará de todos os meios legais para que a ordem jurídica seja restabelecida.
Nesse sentido, a partir do último dia de realização de convenções partidárias para escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, este site deixou de publicar comentários de leitores que contenham ofensas ou depreciem quaisquer candidatos, independente de partidos a que estejam filiados.

Miguel Oliveira
Editor-Chefe

Dica Frazão

Da leitora manauara Nara Simões:

Manaus, 02 de julho 2008

Tive a oportunidade de visitar o museu de Dona Dica Frazão, e posso dizer que foi um honra poder conhecer essa mulher incrível e com uma historia de vida linda, parabéns Santarém por essa mulher brilhante e talentosa.
Nara Simões

Eleições Municipais em Santarém

Povo pediu candidatura, diz Lira Maia

Alesandra Branches
Repórter


Convenção do partido Democratas realizada segunda-feira(30) no Sygnus Club oficializou o nome do ex-prefeito de Santarém e atual Deputado Federal Joaquim de Lira Maia (DEM) e do vereador Otavio Macêdo (PSDB) como candidatos a prefeitura de Santarém. Lira Maia e Otávio Macedo vão disputar a eleição com a atual prefeita Maria do Carmo Martins (PT) e seu vice José Antônio Rocha (PMDB), além do professor Márcio Pinto de Jesus (Psol) e Messias Flexa (também do PSOL). Durante o encontro que milhares de filiados e simpatizantes dos partidos coligados, Lira Maia disse ter sido motivado para disputar novamente o pleito deste ano em virtude da pressão popular, que segundo ele, quer mudanças no governo.
"Foi um longo trabalho de pesquisa que resultou na vontade do povo santareno de ver mudanças. Para mim, é uma alegria contribuir para que ela ocorra mais uma vez", falou Maia, acrescentando que quer dar continuidade aos projetos de desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda para o município, dando motivos de fato para que a população comemore. "O povo não quer viver só de festas. Vamos retomar os projetos, em nome do povo de Santarém", completou.
O deputado agradeceu a presença dos partidos coligados e ao PSBD por ter indicado o seu vice na chapa que vai brigar pela prefeitura dedicando-se ao máximo para conseguir o feito. "Prometemos trabalho, trabalho e trabalho. É isso que o povo quer. Estou feliz diante da aceitação do povo santareno que pediu para que eu voltasse e pleiteasse uma vaga no executivo", falou Maia. Além disso, o deputado federal espera que a campanha deste ano seja tranqüila, sem confusões. "Queremos o bem do povo e temos certeza que será uma campanha boa, sem turbulências e sem brigas com adversários", garantiu Maia.
Mas Lira Maia diz que não teme desafios e nem tem medo de pressões. "Tentaram me intimidar para eu não vir candidato, mas esse pessoal não me mete medo. Vamos disputar quem tem mais voto e eu tenho certeza que o povo de Santarém quer a volta do governo do trabalho", disparou.
O candidato fez um alerta durante a convenção. "Nossos adversários estão dizendo que têm muito dinheiro, como se esse dinheiro para obras fosse deles. É do povo e o povo quer ver obra e não uma máquina emperrada como essa que está aí. Nossa aliança é com o povo", advertiu Lira Maia.
O candidato ainda fez questão de lembrar que projetos como o Bolsa-Família, criado com o nome de Bolsa Escola e vale gás durante o governo do presidente Fernando Henrique, vão ser ampliados em seu futuro governo.

Maria e José Antonio em busca da reeleição
Alesandra Branches
Repórter

A candidata à reeleição à prefeitura de Santarém Maria do Carmo Martins Lima afirmou, durante convenção do PT que oficializou sua candidatura em coligação com o PMDB e mais 10 partidos, que precisa de mais tempo para dar continuidade aos trabalhos que está desempenhando a frente da prefeitura. "Sempre defendi o melhor para o Brasil e em especial para Santarém. Podia ter mudado de partido, assim que resolvi entrar na política em 1994, mas quis trabalhar e ajudar o PT, partido que tenho grande apreço e jamais abandonarei", comentou a candidata a reeleição dizendo que o legado deixado por seu pai, político que foi prefeito por duas vezes do nosso município foi fundamental para moldar o seu caráter e ajudar a gerir a cidade. "Um deles é que a política deve ser motivo de transformação social e nunca de enriquecimento pessoal, o que ficam são os valores e as obras na cidade".
Maria agradeceu o empenho dos companheiros assim como a resposta positiva dos partidos que agora estão coligados. "Eu estou feliz com a aliança que formamos em torno de um grande projeto político" falou Maria que antes disso, ouviu do presidente estadual do PT, João Batista, que Santarém é a cidade mais importante para o partido no estado.
Na convenção do PT foram apresentados os nomes dos candidatos que concorrerão a uma vaga na Câmara Municipal de Santarém e os partidos que estão coligados com o grupo petista.

Márcio Pinto e Messias Flexa fazem dobradinha pelo PSOL

O Partido Socialista (PSOL) lança para prefeito o professor e sindicalista Márcio Pinto de Jesus e como vice-prefeito Messias Flexa. É a primeira vez que Márcio disputa as eleições e teve sua candidatura oficializada no dia 28 deste mês durante convenção do partido que, tanto nas disputas majoritárias quanto nas proporcionais, concorrerá sozinho nas eleições deste ano. Márcio Pinto é ex-presidente do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública) e liderou recente paralisação da categoria na cidade.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Rainhas no carnaval(1964)
Regina Maria de Carvalho Nobre foi a rainha e Ana Maria Braga a princesa dos brotinhos no carnaval do Centro Recreativo de 1964. Ambas se destacaram no baile, animada pela orquestra de Alberto Mota, trazida de Belém, como "as melhores sambistas e passistas, executando passos mágicos de samba e o balé sofisticado, dançando e pulando na prática de variadas inovações coreográficas, num sapateado louco, em ritmo acelerado". Alice Ferreira, a rainha do ano anterior, passou a faixa mas foi coroada imperatriz do carnaval.
Maria das Graças Nadler foi a rainha do carnaval e Gracemi de Carvalho Nobre a princesa.
Outros brotinhos destacados pelo colunista social Jarvalho: Joana Vasconcelos, Odeíse Pimentel, Maria Sônia Campos e Silva, Alba Rosa Lopes, Alice Ferreira, Marly Braga, Maria de Nazaré Pereira, Íris Selene Franco, Conceição e Elsie Mary Gonçalves, Ieda Campos, Fátima Campos, Ana Clotilde Guimarães, Marli e Marlice Cunha, Maria da Graça e Socorro Coelho, Míriam e Lígia Fona.

Grande casamento
Foi um grande acontecimento social na cidade, em 25 de janeiro de 1964, o casamento do "jovem e progressista industrial" Paulo Imbiriba Lisboa, também vereador, com a "graciosa e bela senhorita" Socorro Mendes Lopes. Foram testemunhas da noiva os casais Alberico Nóvoa, Emílio Nobre, Silvério Corrêa e a srta. Maria do Carmo Bentes Vieira; e do noivo, os casais Everaldo Martins, Sílvio Braga, Ubirajara Bentes de Souza e Humberto Pimenta. O ato civil foi presidido pelo juiz Manuel Cacela Alves e o religioso, na catedral, pelo frei Vianey.( Expedito Toscano cantou a Ave Maria, sob os acordes do órgão tocado pelo maestro Wilde Fonseca). Foram démoiselles d'honneur as "meninas" Etelvina Amélia Matos, Lenil Cunha, Maria das Graças Pimenta, Yone Veloso, Maria das Graças Braga e Marília Matos.
Futebol vencedor
A seleção de futebol de Castanhal não se deu bem na sua excursão a Santarém no início de 1964. Perdeu as duas partidas pelo mesmo placar, de 3 a 0. A primeira para o São Francisco, com gols de Aluízio, Afonso e Edvar(foto abaixo). Cabralzinho marcou todos os três gols na vitória do São Raimundo.

Pela memória do padre João Mors

Padre Edilberto Sena
Diretor da Rádio Rural de Santarém

Quem é este homem chamado João Mors? De onde veio, por onde andou, o que fez na vida para várias pessoas falarem bem dele? Dizem que quando alguém morre, os que ficam o consideram santo, só lembram das virtudes. Mas João não morreu, viajou, despediu-se de Santarém e do Brasil. Quem é mesmo este homem?
Um ser humano cheio de sentimentos positivos, cheio de emoções. Facilmente chorava diante de gestos de carinho, quando recebia. Porém, mais que emoções, João foi sempre um homem fiel à sua vocação humana e cristã. Era um padre, holandês, 78 anos de vida, dos quais, mais de 40 dedicou ao serviço do povo brasileiro.
Trabalhou no Paraná, à época da construção da hidrelétrica de Itaipu. Ficou ao lado dos atingidos pela imensa barragem. Depois veio à Prelazia de Óbidos, trabalhou em Oriximiná, organizando comunidades e nos últimos 20 anos trabalhou em Santarém. Foi tesoureiro da diocese, até hoje apóia financeiramente a Pastoral do menor. Conseguia recursos com seus vários amigos de seus país e construiu o abrigo para os pobres dos municípios que chegam a Santarém em busca de tratamento de saúde e não tem onde ficar. O bairro do Mapiri também teve o apoio do pe. João na construção de sua casa da Pastoral do Menor. Assim também o projeto Seara, lá no bairro São José Operário. Padre João deixa Santarém com sua missão cumprida.
Já doente, volta à sua terra para viver os dias que lhe restam, próximo de seus parentes. Um homem bom, com sede de justiça. Uma dessas figuras que se vão, mas deixam suas pegadas por onde andaram porque se dedicaram aos outros. Como o velho Simeão poderá dizer “agora Senhor, deixa-me ir em paz porque realizou-se na minha vida a vontade de Deus.
Foi-se João Mors mas fica entre o povo pobre o João de Deus.
(Fonte: http://amazoniaempauta.blogspot.com/)

Presidente do Supremo ataca divulgação de candidatos com a "ficha suja"

Na Folha de São Paulo:

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, criticou ontem a divulgação de uma lista de candidatos com a "ficha suja" e classificou a publicidade como "populismo de índole judicial"."Eu tenho horror a populismo e muito mais a populismo de índole judicial. Então, não me animo a ficar fazendo esse tipo de lista porque tenho medo de cometer graves injustiças. Uma injustiça que se cometa já será suficiente para questionar esses procedimentos", afirmou, após divulgar o balanço dos trabalhos do Supremo no primeiro semestre de 2008.
Na entrevista, Mendes também criticou a idéia de parlamentares que tentam mudar no Congresso a tramitação de ações penais de políticos que têm foro privilegiado para que, em determinado momento, o processo volte às instâncias inferiores do Judiciário e atrase sua decisão final.
"Há uma proposta de emenda constitucional que visa nos colocar em uma situação ainda mais estranha, mais peculiar, que nós receberíamos a denúncia contra esses que gozam da prerrogativa de foro e passaríamos o processo para as instâncias ordinárias para processar e julgar esses eventuais infratores", afirmou."Se esse processo do mensalão estivesse em primeiro grau, muito provavelmente os prognósticos do ministro Joaquim [Barbosa] devessem ser multiplicados para 2028", acrescentou.
Para evitar tal estratégia, ele disse que quer levar em breve aos demais ministros do STF a idéia de reeditar a súmula 391, cancelada em 2001, que dizia que os processos iniciados na Corte deveriam ser finalizados na Corte, ainda que o réu deixe de ter a prerrogativa do foro.

Monomotor alugado para os Correios cai na rodovia Transamazônica

Do Amazônia Jornal:

O avião monomotor da TAM Táxi Aéreo, que presta serviço para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, caiu ontem por volta de 6h30 da manhã. Segundo Rosângela Souza Mesquita, ela e um filho de 12 anos caminhavam pela rodovia, no sentido Itaituba, quando ela viu o avião voar sobre a comunidade Divinópolis, km 70, entre Rurópolis e Itaituba. De repente, a aeronave bateu em um poste e seguiu colidindo com o trem de pouso e entrou numa clareira à margem da rodovia.
A mulher, muito assustada, tentou correr, mas não conseguiu; minutos depois ela afirma que ouviu gemidos e foi ao encontro da aeronave. 'No momento, vi dois homens saindo do avião, perguntei se estavam machucados eles disseram que não'. No avião, prefixo PT MEE, que transportava malotes dos Correios, estavam o piloto Reginaldo Vieira Rodrigues e o co-piloto Augusto Medeiros dos Santos.
Reginaldo afirmou que decolou de Belém às 4h30, pousou em Altamira e quando seguia para Itaituba percebeu uma rápida queda na pressão do óleo do motor da aeronave e logo o avião começou a perder altitude; ele ainda tentou pousar na rodovia, mas no momento passava um veículo e uma mulher numa bicicleta. 'A única alternativa foi desviar da rodovia e cair na clareira próxima', disse.
Apesar do susto e do estrago no avião, piloto e co-piloto saíram ilesos. A aeronave ficou parcialmente destruída.Os malotes que seguiam para Itaituba e Novo Progresso foram transportados em um caminhão, e os pilotos foram conduzidos para Belém. Segundo informações do cabo da PM Ilson, a polícia guardaria a aeronave até a chegada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Manchetes da edição de quarta-feira de O Estado do Tapajós

COMÉRCIO LEVA CALOTE DO HOSPITAL REGIONAL

Eleições:
LIRA MAIA DIZ QUE É CANDIDATO PELA VONTADE DE SEUS ELEITORES
MARIA CRÊ QUE COLIGAÇÕES LHE GARANTEM REELEIÇÃO

BISPO ESPERA QUE BASÍLICA QUE DENTRO DO PARQUE DA CIDADE

MP REQUER DEMOLIÇÃO DE 3º ANDAR DE PRÉDIO DA ORLA

POUPADORES TÊM ATÉ DEZEMBRO PARA REAVER PLANO BRESSER

MARIA FREIRE RENUNCIA À VAGA DE VICE NA CHAPA DO PMDB EM BELTERRA

CICLO DE AUDIÊNCIAS PARA EXPLORAÇÃO DE MINAS DE BAUXITA É ENCERRADO

Crédito para a soja esta mais restrito ainda

A 60 dias do reinício dos trabalhos no campo, com o plantio da soja 2008/09, os produtores mato-grossenses estão às voltas com mais um problema: a restrição de acesso ao crédito público para quem cultiva na região considerada bioma amazônico. As novas regras anunciadas neste ano e discutidas desde dezembro de 2007 entraram em vigor hoje.
A partir de agora, crédito só para quem apresentar licença ambiental da área onde a atividade, agrícola ou pecuária, for desenvolvida. A nova realidade se mistura a outra realidade já vivenciada pelo segmento: a escassez de crédito, tanto de cifras oriundas dos recursos públicos como privado – as traddings – já imputam ao Estado um déficit de R$ 5 bilhões para a nova temporada.
(Fonte: Diário de Cuiabá)