quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Suspenso recapeamento da Av. Rui Barbosa

Não se sabe bem o porquê, mas a prefeitura de Santarém liberou as duas pistas da avenida Rui Barbosa para o tráfego de veículos, no trecho entre a Turiano Meira e Travessa dos Mártires, suspendendo o atabalhoado serviço de recapeamento asfáltico inciado à véspera do Natal.

Desde o dia 29 os veículos já podem trafegar livremente por uma das pistas ou ter acesso às vias que cruzam aquela avenida.

Fala-se que faltou asfalto, que a chuva atrapalhou o serviço ou é bem provável que a PMS resolveu se redimir da trapalhada causada ao trânsito da área central da cidade em período de grande fluxo de veículos e pessoas.

Ana Júlia diz querer PMDB em chapa majoritária, mas não oferece vaga de vice

Na noite da última segunda-feira, a governadora Ana Júlia concedeu entrevista exclusiva de duas horas à jornalista Ana Célia Pinheiro, do site Perereca da Vizinha.


Falou sobre tudo: Belo Monte, a relação do Pará com a Vale, os projetos de verticalização das riquezas paraenses, a ameaça de divisão do estado, as relações com o PMDB.


Fez, em suma, um longo balanço destes três anos de Governo.


Disse que recebeu o Pará sucateado, por 12 anos de uma política tucana voltada para o Estado mínimo.


A situação da segurança pública era tão dramática, afirma a petista, que os policiais da Seccional do Comércio tinham de “disputar no palitinho” para ver quem usaria o único colete à prova de balas.


Defendeu-se das críticas à gestão da saúde pública, lembrando, por exemplo, que encontrou um acelerador linear do hospital Ofir Loyola “nos porões da Sespa”, onde estaria metido desde 2004.


Atribuiu aos senadores paraenses parte da responsabilidade pelo drama da saúde pública, em todo o país, por terem votado contra a CPMF.


Mas também reconheceu que a saúde paraense ainda se encontra na UTI, embora que em vias de “receber alta”.


Defendeu reserva de mercado para os paraenses, nos empregos gerados por projetos de empresas como a Vale.

Falou sobre os kits escolares e rebateu as acusações de nepotismo, por ter no secretariado o ex-marido e o ex-cunhado.

E garantiu: o PT está "destravando" o Pará, ao transformar em realidade projetos que, na época dos tucanos, eram tão somente propaganda.

Leia íntegra da entrevisa aqui.

Detran fechará na segunda-feira (4) para ajuste do sistema

Diferente dos anos anteriores, quando o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) entrava de recesso por quase uma semana, no início de 2010, o órgão fechará apenas na segunda-feira (4), voltando a normalidade das suas atividades no dia 5 (terça-feira). Nesta quinta-feira (31), o órgão não deixará de abrir ao público. Funcionará das 8h às 12h.

A suspensão no atendimento da próxima segunda-feira será para ajuste do sistema, em função do aumento no valor da taxa da Unidade Padrão Fiscal (UPF), conforme portaria publicada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e também para a inserção do novo calendário do licenciamento 2010.

De acordo com a portaria número 0170 da Sefa, o valor da UPF é de R$ 2,0435 e passa a valer a partir do dia 01º de janeiro. Com o ajuste da UPF, as taxas dos serviços de veículo e de habilitação oferecidos pelo Detran sofrerão alterações, também. No dia 5 de janeiro de 2010, quando o Detran reabrir, serviços como licenciamento, instalação de lacre, permissão para dirigir, entre outros, estarão com novos valores.

Todas as taxas e também o novo calendário de licenciamento poderão ser conferidos pelos proprietários e condutores a partir da terça-feira (5), no site do órgão www.detran.pa.gov.br

(Fonte: Rose Barbosa)

Alunos salesianos

Lúcio Flávio Pinto

Belém- Padre Belchior Ataíde, um dos mais marcantes diretores que o Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo já teve, comandou uma excursão de alunos que foi a Recife e Fortaleza em outubro de 1955, com a assistência do professor (de matemática) Manoel Leite Carneiro, ainda na ativa, dirigindo o grupo educacional Ideal. Na comitiva de 22 alunos, nomes conhecidos, como os dos irmãos Geraldo e Rezália Tuma, Paulo e Afonso Chermont, Francisco e Antônio Porpino Peres, José Antônio Maués e o santareno Carlos Meschede. O Carmo sempre era um dos eixos de Belém e da Cidade Velha.

Regional da Sespa faz prestação de contas


O 9º Centro Regional de Saúde (9º CRS) por meio de suas divisões (Divisão de Organização, Controle e Avaliação – DOCA, Divisão Técnica – DT, Divisão administrativa, Endemias, Unidade de Referência Especializada Dr. Ismael Araújo, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II) e Hospital Regional do Baixo Amazonas, promoveu no ano de 2009 uma série de ações, com intuito de assessorar os 19 municípios sob sua jurisdição: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacaraeacanga, Juruti, Monte Alegre, Novo progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão.


Dentre as tantas atividades desenvolvidas, merece destaque a criação dos Colegiados Regionais de Saúde (Baixo Amazonas – CGRBA; Calha Norte – CGRCN e Tapajós – CGRT), resultado da regionalização, como espaço permanente de pactuação, co-gestão solidária e cooperação das regiões de saúde que tem como objetivo fundamental garantir o cumprimento dos princípios do SUS.

Outras ações importantes envolveram a implantação de sistemas de abastecimento de água nos municípios Mojuí dos Campos, Belterra beneficiando hoje, mais de 230 famílias; apoio técnico e financeiro para compra de medicamentos e materiais hospitalares, aos municípios atingidos pelas enchentes, em especial os municípios de Santarém, Alenquer, Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná Terra Santa, Faro, Jurutí, Aveiro e Itaituba; acompanhamento e combate as endemias, nos municípios mais atingidos pela malária, dengue, leptospirose, hantavirose; distribuição de vacinas, preservativos, medicamentos e hipoclorito; Contratação de empresas especializadas, através de pregão eletrônico, em serviço de fornecimento de passagens rodoviárias, fluviais e aéreas para atender os usuários do SUS no programa de TFD.

A Divisão técnica,
cumprindo seu papel e competências, desenvolveu ações de coordenação, assessoramento, supervisão, vigilância, avaliação e controle das políticas de proteção a saúde, além de ter prestado assessoria técnica nos processos de implantação, implementação e acompanhamento dos programas de saúde na Atenção Básica junto aos municípios; e, ainda, com apoio do Nível Central realizou em 2009, 37 (trinta e sete) eventos entre treinamentos, oficinas, reuniões ampliadas, capacitações, permitindo aos municípios a chance de atualizar recursos humanos nos Programas e Sistemas preconizados pelo Ministério da Saúde (SUS).

Para 2010, o 9º Centro pretende ampliar ainda mais sua atuação
, contribuindo para que os municípios possam assegurar à população políticas públicas de saúde, contemplando os princípios do SUS, a gestão participativa e o controle social, visando à melhoria da qualidade de vida no estado do Pará.

Concessionária de energia dá dicas de segurança para festas de fim de ano


Final de ano, tradicionalmente um período de grandes festas, sejam elas nos balneários, nas ruas, nas tradicionais casas de show e eventos. Também é um período no qual se viaja bastante. Com isso, o consumo da energia elétrica, dispara, Seja no aumento do consumo nos balneários, na segurança com a eletricidade, ou até mesmo na casa durante o período de férias, ou seja, de ausência de casa. A concessionária de energia, através do Departamento de Segurança do Trabalho, vem orientando o consumidor para que aproveite bastante sua festa, com segurança.

Os fogos de artifício apesar de embelezar as nossas festas de fim de ano, são muito perigosos. Podem causar queimaduras se não usados corretamente. Mas o cuidado maior é o uso deles perto da fiação elétrica. Preste atenção: Não solte os fogos de artifício perto da rede elétrica. O que pode acontecer é o rompimento de cabos, curtos-circuitos, e conseqüentemente a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Já as tradicionais festas, em casas de shows espalhadas pela cidade, em particular o Show de Fogos na virada, na Orla de Santarém e em Alter do Chão, a atenção é redobrada. As festas de rua são de grande repercussão, chamam atenção para os cuidados com a segurança em relação aos acidentes elétricos, pois como aumenta a demanda por energia elétrica, as pessoas recorrem às ligações irregulares, os famosos 'gatos'. Essas ligações podem provocar sérios acidentes. Qualquer faísca causada por um curto-circuito pode se espalhar rapidamente e provocar grandes incêndios... Ou seja, qualquer descuido pode levar a um acidente de grande proporção.

A orientação é que os organizadores das festas evitem fazer essas ligações irregulares temporárias durante o período, seja a festa pequena, média ou de grande porte. Essa irregularidade tem se configurado como algumas das principais causas de sobrecargas, oscilações e até acidentes, que deixam vítimas, danificam equipamentos eletroeletrônicos, provocam incêndios e interrupções do fornecimento de energia. Com isso, todos os consumidores acabam, de uma forma ou de outra, vítimas das ligações irregulares.

O procedimento correto para quem for organizar esse tipo de festa é solicitar junto a
concessionária de energia uma ligação provisória, na Agência mais próxima levando em mãos seu RG, CPF e os dados da unidade consumidora que vai fazer o pedido ou ligar para o Call Center. No ato da solicitação, além dos documentos necessários, o consumidor deve informar a relação dos equipamentos que serão utilizados no evento. Essa informação dos equipamentos é muito importante para que não haja sobrecarga na rede e o cliente possa fazer a sua festa com tranqüilidade.

Em caso de viagem, a orientação é que a pessoa desligue todos os equipamentos eletrônicos, inclusive a geladeira. Esse procedimento é muito importante, pois caso ocorra alguma falha no sistema, alguns equipamentos podem entrar em curto-circuito e, em alguns casos, evoluir para um incêndio ou queima.

A Agência de Atendimento da concessionária de energia, em Santarém, retorna com suas atividades normais na segunda-feira, 04, no horário normal, de 08h às 14h. Funcionando o Call Center, através do 0800 091 0196.