segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ministério Público do Trabalho instala posto avançado em Altamira para receber denúncias

O Ministério Público do Trabalho iniciará, neste mês de fevereiro, as atividades do seu mais novo posto avançado, a ser instalado mensalmente em Altamira para a coleta de denúncias e orientação a trabalhadores. Todos os meses, um grupo de procuradores do trabalho permanecerá no município por um período de 3 a 4 dias, com o objetivo preponderante de promover uma ação preventiva quanto aos reflexos diretos e indiretos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, entretanto, a atuação abrangerá qualquer irregularidade trabalhista coletiva de relevância social.

A explosão econômica na área de construção da usina ocasionou a expansão de postos de trabalho formais e informais, além de um crescimento acelerado e desestruturado das atividades na região do Xingu. A atuação do MPT visa acompanhar de perto esse crescimento, sem se restringir aos canteiros de Belo Monte.

Nesta primeira etapa de estruturação do posto avançado em Altamira, o Ministério Público do Trabalho está trabalhando convênio público com vistas a viabilizar a coleta de denúncias presenciais, considerando que o site do MPT (www.prt8.mpt.gov.br), o 0800 (0800 091 6060) e o e-mail (prt8.denuncia@mpt.gov.br) já são ferramentas disponíveis aos denunciantes.

O posto avançado estará em funcionamento de 25 a 27 de fevereiro, no período da tarde, na Vara do Trabalho de Altamira (Av. Presidente Tancredo Neves, 2776). Os procuradores ficarão a disposição para atendimento aos trabalhadores no horário de 14 às 18h. Abaixo, segue a tabela com as datas de deslocamento à Altamira no primeiro semestre de 2013.

Mês/2013
Período
Fevereiro
25 a 27
Março
18 a 20
Abril
15 a 17
Maio
20 a 22

Desenvolvimento sustentável na Amazônia é tema de aula inaugural de Doutorado

“Amazônia rumo ao desenvolvimento sustentável” será o tema da aula inaugural da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-graduação Sociedade Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A aula será proferida pelo Prof. Dr. Daniel Curtis Nepstad, dia 19 de fevereiro de 2013, às 16 horas, no auditório do Campus Tapajós, em Santarém. 

O Prof. Daniel Curtis Nepstad é biólogo, com mestrado em Botânica (Universidade de Michigan, 1983) e doutorado em Ecologia de Floresta Tropical (Universidade de Yale, 1989). Tem vasta experiência acadêmica, ministrou aulas em cursos de mestrado e doutorado, orientou dissertações e teses no Brasil e no exterior. 

Suas pesquisas enquadram-se nas seguintes linhas: Ecologia Social da Amazônia e Ecologia de Paisagens. Atualmente desenvolve a pesquisa “Cenários Amazônicos – modelando as interações entre o uso da terra, fogo e clima”. Publicou mais de 100 artigos e muitos capítulos de livros. Foi diretor do “The Woods Hole Research Center” (WHRC), EUA, e atualmente, é diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM/Internacional, com sede em São Francisco, Califórnia (EUA). (Comunicação/UFOPA)