sexta-feira, 16 de julho de 2010

Abertas inscrições para curso de empreendedorismo on line

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Social – SEMDES, da prefeitura de Santarém, abriu inscrições para o Curso de Empreendedorismo On Line, que será oferecido através do Telecentro de Informação e Negócios – TIN, espaço público que foi inaugurado pelo governo municipal em junho deste ano, por ocasião das comemorações do aniversário da cidade.
O curso será ministrado em parceria com a secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT.
O período de inscrição será de 19 a 30 de julho, no horário de 8h às 18h no prédio da SEMDES. O Curso será no período de 02 a 27 de agosto
, na sede da SEMDES, localizada à Avenida Curuá-Una (próximo à Avenida Mendonça Furtado).
O público alvo do curso são Micros e Pequenos Empreendedores. A iniciativa visa fornecer aos participantes, os conceitos e as características do empreendedorismo, incentivando-os a desenvolverem suas criatividades empreendedoras, de modo que eles se tornem capazes de empreender com visão de oportunidade e planejamento das ações.
A carga horária do curso será de 10 horas/aula. Será online e contará com o acompanhamento dos Coordenadores do Telecentro. Estão sendo ofertadas 64 (sessenta e quatro) vagas, nos respectivos períodos, dias e horários, conforme a tabela abaixo:

TURMAS ALUNOS POR
TURMA PERÍODO
DO CURSO DIAS HORÁRIO
Turma A1 16 alunos 02 a 06 de agosto de 2010 Seg–Sex. 19h às 21h
Turma B2 16 alunos 09 a 13 de agosto de 2010 Seg–Sex. 19h às 21h
Turma C3 16 alunos 16 a 20 de agosto de 2010 Seg–Sex. 19h às 21h
Turma D4 16 alunos 23 a 27 de agosto de 2010 Seg–Sex. 19h às 21h
(Fonte: Ass. Imp. PMS)

Imprensa do Pará perde expressão

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

O Dez Minutos, de Manaus, se consolidou como o maior jornal do Norte e Nordeste do país. Com uma tiragem de praticamente 80 mil exemplares diários, número apurado pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) em fevereiro deste ano, já é o 14º maior do Brasil em venda avulsa. Sua circulação é apenas três vezes e meia menor do que o líder nacional, a Folha de S. Paulo, com 287 mil exemplares. Todos os grandes jornais brasileiros ficaram abaixo de 300 mil exemplares. Menos de três décadas atrás chegaram a bater na marca de um milhão de exemplares, com promoções comerciais atraentes. Em 1990 a Folha colocava 350 mil exemplares nas ruas.

Na região Norte-Nordeste, o mais próximo do periódico de Manaus, em 28º lugar, é o Diário do Nordeste, de Fortaleza, que, com circulação de 41 mil exemplares, passou à frente do tradicional líder regional, A Tarde, de Salvador (30º), com 40 mil exemplares, metade do que vende o Dez Minutos. O jornal amazonense abriu um pouco sua diferença sobre o Estado de Minas, que vem em seguida, com 76 mil exemplares. Poucos anos atrás esta situação era impensável. O segundo jornal em Manaus fica muito abaixo: é o Diário do Amazonas (69º), com apenas 12 mil exemplares. A Crítica, que foi líder durante muitos anos, não aparece no ranking.

O Diário do Pará se mantém em 41º lugar, com circulação de 28 mil exemplares. Seu concorrente direto, O Liberal, deve continuar abaixo, embora não se saiba sua tiragem porque ainda está fora do IVC. Seu principal executivo, Romulo Maiorana Júnior, anunciou sua volta à fonte de maior credibilidade sobre a imprensa escrita do Brasil. A promessa vai fazer dois anos e ainda não foi cumprida. Se não se filiou novamente ao IVC, é porque a tiragem de O Liberal continua inferior à do jornal dos Barbalhos.

A perda de expressão da imprensa paraense é visível, sob qualquer aspecto, mesmo sem que se faça uma análise qualitativa. Ela já não pesa em termos nacionais. Não tirou proveito da influência da internet, que alavancou publicações com grafismo destacado, notícias rápidas e ênfase em usos e costumes. Até aqui, o Amazônia, que tenta explorar o segmento, é um fracasso de público e comercial. Não seguiu os fenômenos que ocorreram em Manaus e em São Luís, onde o Aqui Maranhão atingiu circulação de 39 mil exemplares e subiu para o 33º lugar, oito corpos à frente do Diário do Pará.

Por enquanto, a maior característica da imprensa diária de Belém é explorar o sensacionalismo do crime, como nenhum outro jornal do país. Não é propriamente um título que credencie.

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

Acidentes de trânsito deixam 41 pessoas amputadas só este ano em Santarém

CPEA nega fraude nos estudos ambientais da Cargill

Concursos fedearais abrem 8.8864 vagas para este ano

Um festival de impugnações em todo o país

Médicos serão fiscalizados nas eleições

Produtos com motivos da copa encalham nas lojas

Reciclagem de lixo rende um bom dinheiro

Santarém tem 9 mil registros de armas de fogo

A visagem e a verdade sobre roubo de água na Amazônia

Windsurf nas águas de rio também pode, diz o santareno Gil Serique