quarta-feira, 29 de abril de 2009

Régua d'água

A tábua fluviomérica da Delegacia da Marinha em Santarém marcava na manhã de hoje a cota de 8,82 metros, isto é, 20 cm maior que o pico da enchente de 2006.
E ainda faltam cerca de dois meses de cheia do rio Tapajós.

Von propõe votos de aplausos ao São Raimundo pela conquista da Taça Estado do Pará

Usando a tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Pará na Sessão Ordinária realizada no último dia 28 de abril de 2009, o deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) requereu votos de aplausos ao São Raimundo Esporte Clube pela brilhante conquista da Taça Estado do Pará, correspondente ao 2º Turno do Campeonato Paraense de Futebol Profissional. Von lembrou que, com a merecida conquista, o São Raimundo Esporte Clube se habilitou para disputar com o Payssandu Esporte Clube a final do campeonato paraense e garantiu também uma vaga na quarta divisão do Campeonato Brasileiro deste ano e na Copa do Brasil de 2010.

Ao defender o direito do São Raimundo e de sua torcida em ver realizado um dos jogos das finais do Campeonato Paraense em Santarém, por ser campeão de turno e por ter somado o maior número de pontos dentre todas as equipes na competição, o parlamentar do Oeste do Pará garantiu confiar que o São Raimundo tem um elenco e uma comissão técnica de qualidade indiscutível e preparada para vencer o desafio das finais, mesmo que seja obrigado a disputar seus jogos na Capital.

Em aparte, os deputados José Megale, Arnaldo Jordy, Martinho Carmona e Luís Cunha somaram-se às manifestações de congratulações pelo grande feito do time santareno e em apoio à realização de um dos jogos em Santarém.

Ao final do Requerimento Nº 138/2009, Alexandre Von solicita que o Poder Legislativo Estadual aprove Votos de Aplausos à equipe do São Raimundo Esporte Clube, extensivos à diretoria, comissão técnica e aos milhares de torcedores que em muito contribuíram pela vitória alcançada.

(Fonte: Assessoria parlamentar)

Dom Amando e Cristo Salvador entre as 25 melhores escolas do Pará

O MEC divulgou a lista das 25 melhores colocadas do Estado do Pará.
O Blog CJK conferiu que somente a primeira e a sétima colocadas são instituições públicas (e federais), todas as demais são privadas ou religiosas, dentre os quais o Colégio Dom Amando (católico) e o Centro Educacional Cristo Salvador(luterano).

1. E E I F M TENENTE REGO BARROS – Belém
2. CENTRO DE ESTUDOS JOHN KNOX - Belém
3. COL MARISTA NSRA DE NAZARE - Belém
4. COL STA CATARINA DE SENA - Belém
5. SOCIEDADE CIVIL INTEGRADA MADRE CELESTE - Belém
6. CENTRO DE ENSINO TECNICO IDEAL - Belém
7. CENTRO FEDERAL DE EDUC TECNOLOGICO DO PARA - Belém
8. SISTEMA DE ENSINO EQUIPE - Belém
9. E E F M ALVORADA - Marabá
10. CENTRO INTEGRADO DE ENSINO EXITO-CIEE - Marabá
11. COLÉGIO DOM AMANDO - Santarém
12. CENTRO EDUCACIONAL CRISTO SALVADOR - Santarém
13. SISTEMA DE ENSINO UNIVERSO - Belém
14. COLÉGIO GENTIL BITTENCOURT - Belém
15. COLÉGIO PITÁGORAS DE CARAJÁS - Parauapebas
16. SOCIEDADE CIVIL COL MODERNO - Belém
17. E PART E I F M INST NSRA DOS ANJOS - Abaetetuba
18. E E F ADV DA CIDADE NOVA V - Ananindeua
19. COL STA ROSA - Belém
20. COL STO ANTONIO - Belém
21. CENTRO EDUCACIONAL ADMA DARWICH - Altamira
22. SISTEMA DE ENSINO VESTIBULANDO - Abaetetuba
23. INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DARWIN - Castanhal
24. SISTEMA DE EXPANSÃO SOPHOS - Tucuruí
25. COLEGIO IMPACTO – Belém.

CPI da pedofilia ouvirá depoimentos em Santarém e Itaituba

No Blog do Jubal:


"Integrantes da CPI da Assembléia Legislativa que apura crimes sexuais contra crianças e adolescentes no Pará anunciaram que no dia 06 de maio será a vez de Itaituba.

Nos dias 07 e 08, os deputados seguem para Santarém.

Não se escondam atrás das saias de ninguém. Nem do advogado!"

O preço da omissão

O prefeito José Maria Tapajós está em Brasília em busca de verbas federais que possam ser destinadas a minimizar os estragos das chuvas e das enchentes em Santarém.
Nada demais que o prefeito siga até Brasília de pires nas mãos. Afinal, a penúria financeira das prefeituras é moda neste país, agravada ainda pelos efeitos da marolinha do presidente Lula.
Mas o que chama atenção é o abandono do prefeito pelas lideranças do PT.
Tapajós é do PMDB, mas conserva a mesma equipe da ex-prefeita Maria do Carmo
Só isto bastaria para que os deputados federais do PT que tiveram votação em Santarém - Paulo Rocha e Zé Geraldo - estivessem solidários com o prefeito de Santarém.
Mas não estão. Principlamente Paulo Rocha, mentor da ex-prefeita Maria do Carmo.
Este, por sinal, fiador político da coligação vitoriosa que deu com os burros n'agua ao passar pelo crivo do TSE, largou Tapajós à própria sorte.
Mas Rocha pode estar dando um tiro no pé.
É público a falência do sistema viário e hidroviário de Santarém na gestão de Tapajós.
Mas a população fica se perguntando por quê, depois de quatro anos de administração da ex-prefeita Maria do Carmo, Santarém ainda passa por essa situação de calamidade.
Uns dirão que Maria só fez obras de fachada. É verdade.
Outros dirão que Tapajós nada pode fazer por que está sendo boicotado por gente de confiança do PT que permanece no secretariado. Isso também é vero.
E ainda outros mais críticos apontarão que o governo de Maria foi uma obra de fachada que ruiu ao contato com as primeiras chuvas e as marolas da enchente do rio Tapajós.
O Blog do Estado considera que as três alternativas apontadas estão corretas.
Para desgraça de Santarém o desgoverno de Maria está custando tão caro em função da omissão do PT diante da administração do PMDB.
Paulo Rocha que se cuide.

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

BOMBEIROS INVESTIGAM DANOS A PRÉDIOS NA ORLA DE SANTARÉM

BARCOS PODEM SER IMPEDIDOS DE ATRACAR NO CAIS DE ARRIMO

PANTERA TERÁ QUE JOGAR AS FINAIS EM BELÉM

POSTER DO SÃO RAIMUNDO CAMPEÃO DA TAÇA ESTADO DO PARÁ

PREFEITO DIZ QUE EMBARGO VAI ATRASAR CONCLUSÃO DO TERMINAL HIDROVIÁRIO

COMEÇA USO DE CATRACA ELETRÔNICA

SEMSA DETECTA 22 NOVAS CASOS DE HANSENIASE EM SANTARÉM

Memória de Santarém: A AMEAÇA SOBRE O BELO

Secretário de transportes debate com empresários amanhã em Santarém

O secretário de transportes do estado, Valdir Ganzer, tem reunião de trabalho na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), amanhã à noite.
Valdir vai conhecer um dos principais pleitos dos empresários santarenos, que é a necessidade de integração rodoviária entre os polos Tapajós e Xingu.

Pela primeira vez, júri condena réu por crime de trânsito em Santarém

Em Santarém, pela primeira vez na história do Tribunal do Júri local, foi condenado um réu por crime de trânsito, com o uso da tese do “dolo eventual”. O Ministério Público Estadual atuou por meio dos promotores de justiça Paulo Roberto Monteiro e Harrison Bezerra, que conseguiram condenar o réu Erlan Rego Nascimento a dez anos de reclusão, pela morte de uma criança de onze anos. A sessão, ocorrida ontem, 28/04, foi presidida pelo juiz Paulo Pereira da Silva Evangelhista. O júri condenou o réu, acatando a tese do MP de dolo eventual, ou seja, quando não há intenção de matar, mas se assume o risco.
O réu Erlan Rego atropelou e matou uma criança, Rodolfo Rithelly, de onze anos, em junho de 2005, ao dirigir embriagado uma motocicleta em alta velocidade na av. Fernando Guilhon, em frente ao bar Asa Delta. O réu não possuía habilitação para dirigir. O Ministério Público ainda pediu agravante da pena, por ser a vítima uma criança.

A defesa do réu ficou sob a responsabilidade das Defensoras Públicas Paula Maria de Sousa Adrião e Emilgriethy Silva dos Santos, que alegaram a tese da “culpa presumida”. Nesse caso, o réu não teria sido levado a júri, e poderia ser condenado com base no Código de Trânsito Brasileiro, com pena de dois a quatro anos. O dolo eventual é uma tese difícil de ser defendida em júris populares, pois deve ser provado que o réu, embora sem a prévia intenção de matar, tinha condições de prever o crime, assumindo o risco de produzi-lo, como foi o caso de Erlan, que ainda responde por outros crimes.

Cheia do rio Surubiú castiga Alenquer





"Av. Gétúlio Vargas ou a "rodafrente" de forma "inavegável", um verdadeiro engarrafamento de pontes e pequenos barcos; - a praça da matriz de Stº Antônio onde a água do Surubyú já chegou em suas duas esquinas frontais e, empurrou a pequena feira do peixe para a praça; -as residências dos Yareds, Carito, Yrlei, Otávio Moraes, Rivail Figueiredo, a esquina do Mesquita; - a sede do Internacional e a casa da D. Duzita, onde a água do rio ultrapassa pela primeira vez a Visconde do Rio Branco nestes últimos 150 anos no mínimo; - o principal acesso aos barcos uma ponte por sobre a Av. Getúlio Vargas; a praça da bandeira e a casa do Sr. J. Valente; a Casa dos macêdos e D. Orzila e muito mais..."
Isso é a cheia em Alenquer, oeste do Pará, no relato de Tereza Emília Ferreira.

Tabela divulgada em novembro de 2008 já previa decisão em Santarém

Ronaldo Pastor, um dos ícones do radiojornalismo paraense, agora atuando na Super Marajoara AM, de Belém, envia nota ao Blog do Estado lembrando que a tabela divulgada no dia 17 de novembro do ano passado deixa claro os locais dos jogos das finais do Parazão 2009.
Ronald ressalta que a tabela "aponta, que, em caso de cada turno ter um campeão distinto, os dois jogos finais deverão ser: 1o. JOGO: Campeão do 1o. turno ( PSC) x Campeão do 2o. turno ( S.RAIMUNDO). 2o. JOGO: Campeão do 2o. turno (SÃO) x Campeão do 1o. turno ( PSC). O MANDO DE JOGO cabe ao clube do lado esquerdo de quem olha a tabela."
"Como podes observar", escreve Ronald, "o 1o. jogo deveria ser em Belém e o 2o. em Santarém. Deveria, mas não vai ser. Esta é a informação documentada que me foi passada pelo setorista da FPF".

Presidente da Cosanpa confirma atraso na liberação de verbas do PAC para abastecimento de água em Santarém

O presidente da Cosanpa, Eduadro Ribeiro, informou ainda há pouco, no programa Sinval Ferreira, da Rádio Rural, que a verba de 25 milhões do PAC para obras de ampliação do sistema de produção e abastecimento de água em Santarém ainda depende de liberação da Caixa Econômica Federal.
"O dinheiro ainda não está no banco, como muita gente pensa, é preciso a documentação e os projetos estarem atualizados para o dinheiro ser liberado e as obras comecem", esclareceu Ribeiro.
A informação de que a Cosanpa dispunha de verba do PAC e não aplicava em Santarém foi difundida a partir de visita de profissionais liberais ao Ministério Público Estadual, na semana passada.

Nélio assume a prefeitura

O vereador Nélio Aguiar, presidente da Câmara de Santarém, assumiu hoje o comando da prefeitura por causa da viagem do prefeito José Maria Tapajós a Brasília.
Será que, mesmo na interinindade da interinindade, Nélio vai fazer o que muito santareno espera há muitos anos: a exoneração do secretário de planejamento Everaldo Martins?

Rodoviários anunciam greve a partir de segunda-feira

Os rodoviários de Santarém decidiram ontem entrar em greve a partir do dia 4 de maio.
O motivo é o de sempre: reajuste salarial de 16% que não foi atendido pelo sindicatos das empresas de transporte coletivo.
Na segunda-feira, ironicamente, está marcado para começar a funcionar o novo sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos de Santarém.