domingo, 2 de agosto de 2009

Encerrado: São Raimundo 2 x 2 Tocantins. Pantera classificado

São Raimundo 2 x 2 Tocantins. Emerson Bala, aos 41'

São Raimundo 1 x 2 Tocantins. João Pedro, aos 29'

São Raimundo 0 x 2 Tocantins. 25' do segundo tempo

Recomeça segundo tempo. 5' São Raimundo 0 x 1 Tocantins

Encerrado primeiro tempo: São Raimundo 0 x 1 Tocantins

São Raimundo perde pênalti

João Pedro perde pênalti aos 25' do primeiro tempo.
Continua: São Raimundo 0 x 1 Tocantins.

São Raimundo 0 x 1 Tocantins

Rômulo abre o placar para o Tocantins, aos 21' do primeiro tempo.
São Raimundo 0 x 1 Tocantins.

Muirapinima vence festival de Juruti

A campeã do festival das tribos de Juruti só pode ser definida na nota do último quesito e a tribo vencedora foi a Muirapinima com uma diferença de apenas 35 décimos da rival Mundurukus.

Mudança no Ideflor

Raimunda Monteiro, esposa do deputado estadual Airton Faleiro, deixa o Instituto de Desenvilmento Florestal do Estado do Pará (Ideflor) amanhã para reassumir sua cadeira de professora no campus da UFRA em Santarém.
Jorge Yared é quem vai suceder Raimundinha no comando do Ideflor.

Público pequeno no Barbalhão

Começou há pouco São Raimundo x Tocantins, no Barbalhão.
O tempo de jogo é de 10 minutos.
Placar: 0 x 0.

Viajeiros

Os deputados Lira Maia e Alexandre Von colocaram o pé na estrada e fazem visitas desde quinta-feira a municípios ao longo da Br-163, com esticada até o distrito de Castelo dos Sonhos.
Lá, se encontram com o senador Flexa Ribeiro e os deputados Wandenkolk e Zequinha.

Vice-campeão em morosidade dos TJ's


O Tribunal de Justiça do Estado do Pará é o vice-campeão em processos que correm no 2º Grau e que não receberam decisão em 2008, atrás apenas do TJ do Ceará.
Leia mais aqui.

Técnica de retirar cárie sem anestesia e uso da broca é utilizada como política pública no Brasil

Do Correio Braziliense:

Enfrentar a cadeira do dentista já é de dar medo em muito marmanjo, imagina então se o paciente é uma criança. Mas é possível retirar a cárie sem usar a broca, aquele instrumento que perfura o dente e faz um barulho de arrepiar. A técnica é bem simples, e é chamada Tratamento Restaurador Atraumático — ART, pela sigla em inglês. Não é nenhuma novidade na odontologia, mas após ser esquecida por um bom tempo começou a tomar fôlego nos últimos anos no Brasil e em vários países do mundo.

A ART foi inventada na década de 1980 pelo pesquisador holandês Jô Frencken, que estava na África e não tinha como realizar o tratamento odontológico convencional em comunidades carentes, onde, muitas vezes, nem havia energia elétrica. A solução quase sempre era a extração do dente, o que angustiava o dentista — por saber que era possível recuperá-lo. Foi então que teve a ideia de utilizar um material chamado ionômero de vidro, em substituição às tradicionais amálgama e resina, materiais utilizados nas obturações convencionais.

“Uma vantagem dessa técnica é que o ionômero libera flúor continuamente e endurece rapidamente (de três a quatro minutos), sem precisar do fotomolimerizador (aparelho elétrico que emite luz azul que ajuda a secar a resina)”, explica Soraya Coelho Leal, professora de odontopediatria da Universidade de Brasília (UnB), e coordenadora de uma pesquisa realizada em parceria com a Universidade Radboud, na Holanda, onde atua o pesquisador Frencken.

Na América Latina, o México é o país em que o ART está mais largamente difundido. Desde 2002, faz parte do programa oficial de saúde do governo. Em novembro, o país apresenta os resultados na população em um congresso que será realizado na Venezuela para comemorar os 20 anos de aplicação da nova técnica. No Brasil, os primeiros tratamentos dentários ART são da década de 1980 em Bauru (SP).

Em 2006, a técnica passou a ser adotada pelo Ministério da Saúde no programa Saúde da Família, como estratégia para ampliar o acesso à assistência. “É um tratamento rápido, com resultado semelhante ao de outras técnicas, e que nos dá tempo para investir em outras frentes no programa de saúde bucal”, explica Gilberto Pucca, coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. Atualmente, 18 mil equipes do programa Brasil Sorridente aplicam a técnica ART pelas cidades brasileiras. As famílias carentes ainda recebem kit com creme dental e escova para prevenir novas cáries — 80 milhões de kits serão distribuídos.

Empate classifica o São Raimundo

Basta um ponto a mais na tabela de classificação a partir do jogo de hoje à tarde contra o Tocantins para o São Raimundo garantir antecipadamente a classificação para a segunda fase do campeonato brasileiro da série D.

Soldados da Força Nacional vão permanecer mais tempo em Santarém

Portaria do Ministério da Justiça prorroga por mais 90 dias o tempo de permanência das tropas da Força Nacional de Seguirança em território paraense.
Em Santarém, 30 homens da Força apóiam o Ibama e a Polícia Federal nas operações de repressão a crimes ambientais.