quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Jatene visita nova unidade do Hospital Ophir Loyola

 
 Belém (Agência Pará) - A partir desta quinta-feira (29), os pacientes do Hospital Ophir Loyola têm uma nova Unidade de Atendimento Imediato (UAI), que oferece assistência humanizada e está estruturada para atender casos de urgência com resolução imediata, durante 24 horas. O governador Simão Jatene visitou o novo espaço, que tem 19 leitos, recepção, sala de admissão, dois consultórios, farmácia, descanso médico, postos de serviço e de enfermagem, e banheiros feminino, masculino e de cadeirantes, em uma área de 315 metros quadrados.

“Já demos um grande passo. Estive aqui em março e fiquei chocado com o que vi. Por isso hoje, ao ver essa unidade estruturada, fico muito feliz, especialmente por saber que ela está sendo possível graças à união de muitas mãos, vozes e corações”, disse o governador, referindo-se à antiga unidade na qual os pacientes eram atendidos.

Queda de bimotor em Santarém deixa dois mortos


O avião bimotor prefixo PT-AVK, que explodiu ao cair hoje à tarde, quando tentava fazer um pouso forçado em um ramal na comunidade de Lavras, região do planalto de Santarém, resultou na morte de seus dois ocupantes: o dono da aeronave e o mecânico.

Os corpos estão carbonizados.
O Corpo de Bombeiros ainda vasculha a área  ao redor do local do acidente para se certificar que nâo há outras vítimas atingidas em terra.

---
Leia também:

Pequeno avião cai no planalto santareno


Ocupação e reintegração de posse em Santarém podem oferecer explicações várias

Padre Ediberto Sena
Editorial da Rádio Rural de Santarém

  Santarém acaba de experimentar a maior ocupação de terra por sem tetos em área urbana. Ali passaram 3 meses, esperando ganhar um terreno para morar, ou vender. Cerca de 150 sem tetos já haviam construído um tapiri e estavam morando dentro. Finalmente chegou um verdadeiro batalhão, um aparato de guerra para realizar a reintegração de posse.
  Já estava perdendo credibilidade a ordem judicial expedida há mais de 40 dias, sem execução. Os ocupantes  já tinham expectativa de ganhar seu lote, orientados por um líder de ocupação, que lhes garantia vitória, ao custo de 10 reais por mês para ele cuidar das negociações.
   Ontem o sonho acabou, a ilusão de ganhar um teto barato se desmoronou. Uma das informações diz que houve um acordo entre o governo do Estado, a prefeitura e auto intitulado líder da ocupação. Daí a ação pacifica de reintegração de posse pelo batalhão armado das polícias.
   O que está por trás das palavras publicadas sobre a experiência da maior ocupação de terra improdutiva, por 3 mil sem tetos e a pacífica retirada de todos? Choro, indignação e denúncias foram os desabafos dos enganados ocupantes retirantes.
   Uma das questões a busca de resposta: por que a maioria dos ocupantes confiou no repentino líder, gastando seu pouco dinheiro para ele resolver um problema tão inseguro?  Qual é a história desse “valente Robin Wood” mocorongo, que toma terras dos ricos para distribuir aos pobres sem teto? Como confiaram tão fácil?
   Outra questão: por que a polícia militar retardou tanto a executar a ordem judicial de reintegração de posse? seria medo de enfrentar o conflito? seria jogo de interesse de seus superiores que retardou a ordem de entrar na ocupação e retirar os ocupantes?
   E ainda, como a justiça protege um proprietário de latifúndio improdutivo na periferia da cidade, que assim estava sem uso por dezenas de anos? Por fim, o butim de guerra ficara agora à mercê dos governos, estadual  e  municipal e do líder Robin Wood, que certamente não terá como atender a todos seus protegidos.
  Como ficará a vida dele, após a retirada dos ocupantes? A maioria está indignada com ele. Essa experiência de ocupação de terras, a maior até agora em Santarém ainda vai ter conseqüências e dará o que falar.

----

Leia também:

Líder de invasão some após denúncia de cobrança por lotes em invasão


Pequeno avião cai no planalto santareno


Há cerca de meia hora um pequeno avião caiu no ramal das Lavras, na região do planalto, a 19 km de Santarém.

Viaturas do Corpo de Bombeiros já se deslocaram até o local.

Ainda não há confirmação se houve ou não vítimas.

IBAMA x Incêndio

José Olivar
Colunista de O Estado do Tapajós

Fica difícil acreditar que o IBAMA deixou ocorrer o grande incêndio nas toras de madeira apreendidas e colocadas sob a guarda do Instituto, principalmente quando o Juiz Garcês, da Justiça Federal, declarou na imprensa que já havia autorizado a doação da madeira e inclusive, estabelecido prazo para cumprimento da decisão, sob pena de multa. É de pasmar que a gerência do IBAMA não tenha cumprido a ordem e venha a público apresentar desculpas evasivas. Este servidor deve responder retroativamente (está na Constituição), pela condenação na multa diária, pois não se admite tamanho descalabro. O povo é quem sofre os prejuízos, até porque, a multa sai dos cofres públicos. Portanto, o Ministério Público Federal tem que agir e rápido, sem prejuízo do processo administrativo interno.

Comissão da Alepa vai a Altamira inspecionar Belo Monte

Os deputados da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Usina de Belo Monte, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), viajam a Altamira, nesta sexta-feira (30), para dar continuidade às conversações com o presidente Carlos Nascimento, do Consórcio Norte Energia.

Em pauta, a discussão dos condicionantes sócioambientais para a construção da hidrelétrica e sobre as perdas sofridas pelo Estado, em perdas superiores a R$ 200 milhões, em compras de equipamentos e serviços fora do Estado.

Os parlamentares vão ainda conhecer as obras por lá iniciadas e suspensas após a decisão da Justiça Federal, nesta terça-feira (27), que determinou a imediata paralisação das obras da usina de Belo Monte no rio Xingu, por considerar que 1.000 famílias que dependem da pesca serão prejudicadas. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (28).

Na liminar, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins, da 9ª Vara Ambiental, proíbe "qualquer obra que venha a interferir no curso natural" do rio. A implantação do canteiro de obras e de alojamentos, porém, não está suspensa.

Estão confirmados na comitiva os deputados Martinho Carmona (PMDB), presidente da comissão; Ozório Juvenil (PMDB); José Megale (PSDB); Airton Faleiro (PT); e Raimundo Santos (PR); e mais os secretários estaduais José Tostes e Shydney Rosa. (Texto: Carlos Boução/Alepa)

Encontrado corpo de santarena levada por tufão




O corpo da paraense Erika Inomata, que despareceu durante um tufão que atingiu o Japão, há duas semanas, foi indentificado pelas autoridades japonesas. 

Os parentes receberam a notícia ontem, ao meio-dia, mas aguardavam a confirmação do exame de DNA de Erika Inomata. Sua filha Sãmara, que mora em Santarém(foto), foi quem recebeu o comunicado.

Erika Inomata, 34 anos, estava desaparecida depois de ter sido arrastada pelo tufão Roke, no Japão.

Ekika tentava passar a pé por uma ponte sobre o Rio Hayakawa, na região de Minobe, no centro do país, quando foi jogada na água pela força do vento.

Familiares de Erika em Santarém vão tentar trazer para o município o corpo de Erika. Odete Jati, mãe de criação, e Sâmara Inomata, filha, ainda tinham esperança de encontrá-la viva.

Ideflor entrega contratos de concessão florestal do Baixo-Amazonas


Os primeiros contratos de concessão florestal do estado do Pará serão entregues hoje eplo Ideflor.

O primeiro edital de licitação para concessão florestal disponibilizou três unidades de manejo. Os contratos de concessão valem por 30 anos, podendo ser prorrogados por mais cinco anos. As próximas áreas a serem licitadas totalizam mais de 500 mil há de áreas de florestas. Até o final do ano o Ideflor já terá disponibilizado quase 700 mil ha de floresta para a concessão florestal.

A empresa L.N Guerra Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. foi vencedora na Unidade de Manejo Florestal - UMF I, que corresponde a 45.721,33 ha. Já a Rondobel Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. ficará com a UMFII, de 19.817,71 ha e a Amazônia Florestal Ltda., na unidade III, com 85.417,91 ha.(Com informações da Agência Pará).

Líder de invasão some após denúncia de cobrança por lotes em invasão


Devem pipocar agora de manhã na delegacia de polícia de Santarém as primeiras queixas de pessoas que se dizem enganadas pelo líder das invasões na rodovia Fernando Guilhon, Ivan Leão.

Desde que a PM deu garantias para a justiça desocupar o terreno, ontem, Ivan está desaparecido.

Invasores denunciam que pagaram certa quantia em dinheiro para entrar na área e demarcar lotes. Alguns construiram até casas de alvernaria, que já foram demolidas.

A OAB é quem orienta essas famílias a denunciar o caso à polícia.

CBF confirma Belém como subsede da Copa América 2015


Belém acaba de ser escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como uma das subsedes da Copa América 2015. O anúncio foi feito agora há pouco pelo governador Simão Jatene e pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira. “Agora sim, podemos anunciar com todas as letras que a capital do Pará vai ser sede da Copa América. Quero agradecer a todos que contribuíram para que isso acontecesse. Não tenho nenhuma dúvida de que o belíssimo espetáculo que estamos vendo nesta quarta-feira (28) contribuiu e muito para essa decisão da CBF. O povo paraense está de parabéns e vamos comemorar juntos mais essa vitória”, afirmou o governador.

Segundo Ricardo Teixeira, a escolha foi feita como uma maneira de reconhecer os esforços e a pronta resposta dada pela organização do Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina. “Todos estão de parabéns. O evento foi muito bem organizado e o Estádio Olímpico do Pará tem condições para receber o evento. O povo do Pará também contribuiu muito para que isso acontecesse. O Pará merece”, enfatizou.

A Copa América é a principal competição de futebol da América. O torneio é organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A quadragésima quarta edição da disputa acontece em 2015, em cidades brasileiras a serem definidas pela organização do evento. Até agora, Goiânia e Belém já foram escolhidas pela CBF.

Este ano, o torneio será disputado na Argentina, nos mesmos moldes das edições anteriores e seguindo o modelo da Eurocopa. “Com certeza teremos muitas coisas para reajustar até lá, coisas que precisam ser melhoradas e que merecem ter mais atenção, mas o importante é que teremos mais um grandioso evento em nosso Estado”, reforçou Simão Jatene.

Acostumado a cobrir grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, o comentarista esportivo Carlos Eduardo Casagrande, da Rede Globo, concordou com a escolha. Segundo ele, Belém está mais do que preparada para receber eventos desta grandiosidade. “Os paraenses mostraram um belíssimo espetáculo desde a chegada dos jogadores até o todos os minutos do jogo. Além disso, a estrutura do Mangueirão também é de altíssima qualidade”, enfatizou.(Agência Pará)