terça-feira, 16 de novembro de 2010

Parecer do Ibama veta obra da usina de Belo Monte

Do Blog do Noblat

Órgão faz dois pareceres contrários ao início da construção, em razão do não cumprimento de condicionantes
Consórcio queria iniciar obras neste ano; MPF afirma que acionará governo na Justiça se licença for concedida

Claudio Angelo

No que depender dos técnicos do Ibama, a usina de Belo Monte não terá seu canteiro de obras iniciado neste ano, como queriam seus construtores.
A equipe encarregada de analisar o pedido de licença para as chamadas instalações iniciais da hidrelétrica no Xingu deu dois pareceres contrários às obras.
Segundo os documentos obtidos pela Folha, de 5 e 20 de outubro, o consórcio Nesa (Norte Energia S.A.) não cumpriu as precondições impostas pelo Ibama para a instalação do canteiro da usina.
Além disso, os empreendedores teriam subestimado o número de migrantes que seriam atraídos para a região de Altamira (PA) para a obra.
"Restam condicionantes e ações antecipatórias (...) cujo não atendimento compromete o início da implantação das instalações iniciais", diz o parecer de 20 de outubro.
"Não é recomendada a emissão de licença para as instalações iniciais."
Principal obra do PAC, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo. Estima-se que vá custar de R$ 19 bilhões a R$ 30 bilhões e gerar em média 4.400 MW.
A usina obteve em abril licença prévia do Ibama, atestando que a obra era viável desde que os empreendedores cumprissem 40 precondições -da instalação de saneamento em Altamira até a proteção de tartarugas que desovam no rio Xingu.
Em setembro, a Nesa pediu ao Ibama uma licença de instalação parcial, para o canteiro de obras.
Assinante do jornal leia mais em Parecer do Ibama veta obra da usina de Belo Monte 

Críticas de correntes do PT a Cláudio Puty tem viés eleitoral


O deputado federal eleito Cláudio Puty está sendo solapado dentro e fora do PT.

Mesmo em sua tendência interna, a DS, Puty está sendo imolado como um cordeiro da páscoa.

A operação 'chega-pra-lá Puty' tem um alvo bem definido: impedir que o ex-chefe da Casa Civil de Ana Júlia se torne o candidato do PT a prefeito de Belém.

Mania de perseguição


A prefeita Maria do Carmo gosta de ser fazer de vítima.

Mas encobre que seu governo foi um dos mais arrivistas de Santarém.

Um exemplo: transferência de uma professora de uma comunidade para outra distante a mais de 100 km. Só porque a mestra não reza pela cartilha do PT.

Isso é que é perseguição, prefeita.

E a senhora ainda conta com a boa vontade de certos promotores, seus colegas.


Pare de reclamar e trabalhe.

Feira do mercadão 2000.




Textos e Fotos: Carlos Bandeira Jr.

Feira do Mercadão 2000, lugar onde os alimentos extrapolam a barreira de serem apenas alimentos, onde pulsam cores, onde histórias gritam pelas expressões descritas nos rostos dos caboclos que labutam ali. Esses feirantes amazônicos pouco se importam em viajar, 50,100, ou 2000 km em uma imensidão de verde, poeira e chão, não se intimidam com a distância, nem em trafegar por estradas intrafegáveis em veículos maltrapilhos, não se importam com as dificuldades, com nada, somente em SORRIR na hora de vender seus alimentos, produtos.