quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Video para web de universitária paraense é premiado pela PUC RS

Propondo o uso da linguagem audiovisual pelos novos conteúdos desenvolvidos para a web, o vídeo “Vida de Pensionato” – feito exclusivamente para a internet – foi contemplado na noite da última quarta-feira como melhor projeto multimídia de jornalismo online no 22º SET Universitário, em Porto Alegre. O evento promovido pela Puc-RS premia os melhores trabalhos acadêmicos realizados nos cursos de comunicação social do Rio Grande do Sul.
O projeto foi produzido pela aluna da Unisinos Larissa Caldas de Oliveira, paraense, filha do jornalista Miguel Oliveira, editor-chefe de O Estado do Tapajós.
Larissa também foi premiada pelo programa especial de TV “Quebra-cabeças: Futebol como forma de expressão”, desenvolvido em conjunto, no primeiro semestre de 2009, pela turma de Telejornalismo III da Universidade. Larissa também participou da produção de “Vidas submersas pela enchente de 1941 ”, trabalho escolhido como melhor documentário radiofônico da premiação.
Assista ao “Vida de Pensionato” acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=mD6OEvjaegw

Oficial doBEC que se perdeu com alunos do CDA é punido

Miguel oliveira
repórter

O tenente Rezende, do 8º BEC, sediado em Santarém, foi punido ao final do inquérito aberto por determinação do coronel José Silveira Ribeiro para apurar se houve ou não negligência do oficial na missão de acompanhar os alunos do colégio Dom Amando pelas matas da Br-163., que acabaram perdidos por cerca de cinco horas, na noite do dia 20 de novembro do ano passado.
Os diretores do colégio afirmam categoricamente na ocasião que todos os procedimentos para a realização da trilha foram corretos e dentro do que havia sido planejado. No entanto, afirmam, em nota, que o erro foi dos guias, oficiais detentores de cursos de sobrevivência na selva.
Desde o episódio, o comando do 8º BEC, também por meio de nota, afirmava que a caminhada foi conduzida por militares preparados e equipados para a realização das atividades em ambiente de selva, com a estrita observância de todos os quesitos de segurança. Sobre o incidente, o Exército informou que passado o horário previsto do retorno do grupo, o comando do Batalhão montou equipes de resgate que incursionaram na mata com o objetivo de realizar a busca ao grupo e que durante toda a ação o BEC e vários pais de alunos mantiveram contato telefônico com o oficial instrutor e com os próprios alunos, obtendo informações sobre a situação física e condições em que o grupo se encontrava.
O Comando do 8º Batalhão instaurou inquérito para apurar se houve negligência do oficial encarregado da missão.O tenente Rezende, oficial do 8º BEC que guiava o grupo de 45 alunos da 8ª Série do Colégio Dom Amando, que era acompanhados dos professores Carlos Mota e Albaniza Shirley dos Santos, não dispunha de nenhum aparelho localizador(GPS) e nem portava rádio-comunicador.
Após contatos através de aparelhos celulares dos próprios estudantes, os alunos só foram resgatados por uma patrulha do próprio batalhão por volta das 22 horas e chegaram sãos e salvos à sede do quartel, na serra do Piquiatuba, por volta de 1 hora da madrugada.
O tenente, que se perdeu do grupo após sair para buscar ajuda, reapareceu no bairro da Nova República, mais perdido do que cego em tiroteio.
À reportagem de O Estado do Tapajós, o coronel Ribeiro não quis revelar a intensidade da punição sofrida pelo oficial, informando, apenas, que o tenente já foi transferido para outra unidade militar.
Ribeiro revelou, entretanto, que desde o incidente as trilhas pelas matas do BEC não mais estão sendo realizadas, mas o Exército continua recebendo visita de estudantes às instalações do quartel, no alto da serra do Piquiatuba.

Valtinho não depreciou jogadores do Paysandu

Gerson Nogueira

O técnico Valter Lima, depois da esclarecedora entrevista ao jornal O Estado do Tapajós (transcrita pelo Bola no último domingo), mostra-se surpreso com a reação de alguns jogadores do Paissandu pela análise dele sobre a média de idade do time na Série C. Tem razão.

Não vi nenhuma depreciação dos jogadores citados, todos indiscutivelmente veteranos. Valtinho acertou até nos elogios a Zé Augusto, atacante decisivo e de grande importância para o Paissandu nas últimas temporadas. E fez um comparativo pertinente com Luís Carlos Trindade, que vem se destacando no S. Raimundo, apesar da idade.

Aliás, a respeito do episódio isso, um dos baluartes da coluna (e do blog), Silas Negrão, registra o seguinte: “Quero lembrar ao Torrô, Mael, Dadá e outros atletas mais novos, alguns iniciantes, que dessas contendas entre diretoria e comissão técnica, é bom guardar a devida distância, só se pronunciar e tomar algum partido se for diretamente envolvido no assunto, ou, chamado a opinar ou ainda intimado a testemunhar, não é por falta de caráter, é por prudência, é para não ter a carreira prejudicada logo ali em frente, na próxima esquina, entenderam?”.

Observa que Valtinho foi feliz na lembrança de antigos ídolos bicolores, como Iarley, Bené, Da Costa, Moreira, Wandick, Robgol e Chico Espina. “Acrescento ainda o Jorge Costa, que também jogava com a 9, Leônidas, Gonzaga, Luizinho das Arábias, Cacaio, Rubilota e muitos outros que fizeram a glória desse time. Não é para humilhar, Torrô, é para te espelhares nesses ícones”, aconselha.

Celpa causa transtornos aos santarenos

Da Redação

Uma emissora de televisão mostrou, na última quarta-feira, uma cena que já está sendo comum em Santarém. Na casa da funcionária pública, Maria da Conceição Gomes, a televisão, o aparelho de DVD, a geladeira e os aparelhos domésticos em geral, estão fora da tomada. A medida foi tomada para evitar prejuízos. Com as constantes quedas no fornecimento de energia é mais seguro deixar os equipamentos desligados.
Essa cena se repete com mais intensidade desde o começo do mês de setembro na cidade. Por falta de energia as audiências do fórum atrasam ou são suspensas, as consultas em clínicas especializadas são desmarcadas, o Hospital Regional deixa de fazer procedimentos de alta complexidade, os cartórios suspendem o atendimento e até os supermercados preferem consumir energia de geradores a diesel do que contar com a luz intermitente da Rede Celpa.
Esta semana, instado por associados à entidade, o presidente da Associação Comercial e Empresaria de Santarém, alvo das Neves, decidiu denunciar à Rede Celpa à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANNEEL) por causa dos inúmeros prejuízos causadas pela concessionária no fornecimento irregular de energia elétrica em Santarém. "A Celpa joga a culpa na Eletronorte. Mas não sabemos quem diz a verdade. O certo é que o pisca-pisca na cidade ficou insustentável", reclama Olavo. A entidade estuda, também, ingressar com uma denúncia contra a Celpa junto ao Procon "por quebra de contrato no fornecimento de energia sem aviso prévio".

Desligamentos

O empresário Cezar Ramalheiro, dono de uma rede de supermercados, informou que durante a noite as lojas passam a utilizar energia de geradores próprios. "É uma forma da gente se precaver dos prejuízos maiores como a queima de equipamentos e desconforto para os clientes", afirmou.
A médica Keiko Allho suspendeu temporariamente, por precaução, os exames especializados em sua clínica com receio de que estes sejam danificados por causa constante oscilação de energia.

Pesquisadores alertam para elevação da temperatura em Santarém


Miguel Oliveira
Repórter


Quem pensa que a temperatura cálida agora em setembro está perto do fim pode ir se preparando para tomar muito líquido, usar ambiente refrigerado ou procurar se refrescar nos rios e igarapés da região. Segundo os pesquisadores do curso de pós-graduação em recursos naturais da Amazônia, da UFPA, e do projeto LBA( Experimento de Larga Escala da Biosfera), a sensação térmica a que os habitantes da zona urbana de Santarém estão submetidos nesta época do ano continuará desconfortável até outubro.
A preocupação dos pesquisadores é tanta que o professor Antônio Lola(foto à esquerda), do Instituto de Geociência da UFPa e pesquisador do LBA, está acompanhando o monitoramento da temperatura, umidade e velocidade dos ventos em seis estações instaladas na zona urbana de Santarém. Os primeiros resultados da situação de conforto térmico dos santarenos serão conhecidos esta semana.
Segundo o físico Rodrigo da Silva(foto à direita), coordenador do Projeto LBA, ainda é cedo para se afirmar que a elevação da temperatura, a ausência de chuvas e a ocorrência de ventos fortes na região Oeste do Pará estejam ligados diretamente à nova fronteira agrícola que está se expandido na região. "Para se dizer que o aumento da temperatura é causado pelas queimadas e desmatamentos, precisamos pesquisar o ciclo de pelo menos 30 anos", afirma o pesquisador. Rodrigo, no entanto, diz que é preciso desmistificar a tese que a Amazônia é o pulmão do mundo. "Nossas pesquisam atestam que Amazônia é uma grande fábrica de fazer chuva. As cidades é que são ilhas de calor", explica o físico. Isso não isenta os agricultores e pecuaristas da região, os que mais desmatam as florestas, de provocarem a alteração no nosso ecossistema.
Segundo Rodrigo, a onda de calor está sendo causada pela ação do El Niño, que encontra na região oeste condições termodinâmicas ideais provocadas por causa da abertura de áreas de pastagens e de plantio. Por causa disso, podem ocorrer vendavais e tornados, como o registrado no ano passado, na região do Mapiri. "Estamos sob influência de uma zona de convergência intertropical", explica o pesquisador.

Velocidade do vento

Segundo dados do Infraero, este ano a velocidade do vento ainda não superou a do ano passado. Em 7 de setembro de 2008 os aparelhos instalados no aeroporto Wilson Fonseca registraram ventos de até 70 km/hora. Este ano, no dia 22 de setembro, a maior velocidade do mês chegou a marca de 41 km/hora.

Pontos de medição

Os pesquisadores da UFPA e LBA instalaram seis unidades de monitoramento de umidade, temperatura e velocidade do vento em seis localizações da cidade: Santarenzinho, Santíssimo, Centro, Bosque da Cidade, Nova República e campus II da UFRA.
Na quina-feira, as 16 horas, a estação instalada na UFRA, em área bosqueada e próxima ao rio, registrava uma temperatura de 34 graus centígrados. No ano passado em outubro a temperatura chegou a 38 graus.

Ação do homem

Segundo o professor Lola, que realiza pesquisas de conforto térmico em Santarém, Manaus, Macapá e Belém, a temperatura de Santarém está acima dos índices médios registrados em cidades amazônicas, cujos índices variam entre 34 e 35 graus centígrados. "O que ocorre em Santarém é que a cidade está dentro de um bolsão térmico", explica Lola.
Para o pesquisador, a cidade cresceu muito, há pouca arborização, as superfícies que refletem calor, como ruas asfaltadas e calçadas de cimento, acabam por provocar a elevação da temperatura. "Essa ação humana precisa de controle, a cidade precisa ser mais arborizada", recomenda Lola.
Ele lamenta que os estudos de clima no município sofram por conta da falta de uma estação meteorológica. "Aqui em Santarém só temos as medições do aeroporto, mas os dados podem não refletir o conjunto da cidade porque a coleta é feita em área afastada e próxima ao rio Tapajós", reclama o pesquisador.

8º BEC terá novo comandante

O comandante do Exército já designou o novo comandante do 8º BEC em substituição ao coronel Ribeiro a partir de fevereiro de 2010: será o coronel Agnaldo, oficial formado na turma de 1985 da Academia Militar de Agulhas Negras(AMAN).
Ainda no assunto: 16 militares do batalhão sediado em Santarém serão enviados para compor as tropas do Brasil no Haiti. Com esse novo contingente serão 42 militares baseados em Santarém a servirem na missão da ONU naquele país centro-americano.

Maria do Carmo é citada pelo TCE

Processo nº 2008/52600-7 – PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM, na importância de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), referente ao Convênio SEPOF nº 125/07, de responsabilidade da Sra. MARIA DO CARMO MARTINS LIMA, Prefeita de Santarém.
(Fonte: DOE 01/10/2009)

LBA pesquisa 'terra preta do índio'

Pesquisadores do Projeto LBA em Santarém se debruçam sobre dados coletados de amostras de terra preta, a terra do índio, no planalto santareno. Os estudos tentam mostrar se é possível ou não recriar o solo com tanta fertilidadde em outros lugares.
Os pesquisadores estudam como os índios criaram esse tipo de solo sem adição de qualquer fertilizante.
Quem está a frente dos estudos é o pesquisador Troy Beldini(foto).

Provas do Enem serão adiadas

Por causa do vazamento do conteúdo da prova do Ensino Nacional do Ensino Médio(ENEM), o Ministério da Eduação resolveu adiar o exame por 45 dias.

Leia mais aqui.