segunda-feira, 6 de julho de 2009
Juiz condena Jornal Pessoal a pagar 30 mil reais de indenização ao grupo Liberal
Além da fixação da indenização, o juiz deferiu tutela antecipada para conceder direito de resposta ao artigo o Rei da Quitanda em favor de Rômulo e Ronaldo, bem como determinou que o jornalista se abstenha de citar em suas matérias os nomes dos dois irmãos, sob pena de multa.
No despacho, o magistrado sustenta que "a capacidade de pagamento dos requeridos[Jornal Pessoal e Lúcio Flávio Pinto] é notória, porquanto se trata de periódico de grande aceitação pelo público, principalmente pela classe estudantil, o que lhes garante um bom lucro'.
O Jornal Pessoal é uma publicação alternativa, que não aceita publicidade e seus custos são mantidos exclusivamente com a receita de venda avulsa, o que não gera lucros, ao contrário do que afirma o juiz em sua sentença.
Lúcio Flávio Pinto tem 5 dias para embargar a decisão e 15 dias para apelar de seu teor ao Tribunal de Justiça do Estado.
São Raimundo derrota São Francisco e decide Sub-20 contra Arsenal
O São Raimundo derrotou o São Francisco por 3 x 2 e vai decidir, a partir de domingo, o título contra o Arsenal, que derrotou o São José por 5 x3.
LEI MARIA DA PENHA É USADA PARA PROTEGER UM HOMEM
O juiz Rafael Fleck Arnt, da Comarca de Dionísio Cerqueira, em decisão provisória, proibiu que uma mulher se aproxime do ex-marido e da atual mulher dele. Ela também está proibida de ter qualquer contato com eles, por qualquer meio, segundo a decisão.
De acordo com a Justiça Estadual, a medida é denominada protetiva de urgência, que obedece ...
Ler mais
Pastor sai da Convenção Geral das Assembleias de Deus
Do Espaço Aberto:
O pastor Rui Raiol formalizou seu desligamento da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGAADB).No expediente que encaminhou à Convenção, ele diz que seu desligamento, “em caráter irrevogável e irretratável”, tem amparo no artigo 5º, incisivo XX da Constituição Federal.
O dispositivo mencionado menciona apenas que “ninguém poderá ser compelido a associar-se ou a permanecer associado”.
Mas o desligamento ainda é resultado dos estilhaços da última eleição para a diretoria da CGADB, ao qual concorreu o pastor Samuel Câmara, derrotado pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, de São Paulo.
No início de maio passado, conforme informou o blog, Raiol se pronunciou, em sete vídeos, disponíveis no YouTube, contestando a legalidade e legitimidade da vitória de José Wellington, que já refutou as acusações de ilegalidade em todo o processo eleitoral que o manteve à frente da CGADB.
Raiol é muito ligado a Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus de Belém e que agora, além de dissentir da CGADB, também enfrenta a oposição do pastor Gilberto Marques.
Marques, que preside Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus no Estado do Pará (Comieadepa), já publicou nota em jornais informando que sua convenção sente-se livre para estender sua área de atuação até Belém, que até então estava sob o poder de Samuel Câmara.
Tocantins estreia com vitória na Série D do Brasileiro
Jogando no estádio Glicério Marques, em Macapá, Capital do Amapá, o Tocantins conseguiu importante vitória sobre o Cristal, gol de Giovani, aos 31 minutos do primeiro tempo, pelo grupo 2.
O time foi treinado pelo superintendente, Jair da Silva, que assumiu o comando técnico pela impossibilidade de contratar um treinador na véspera da viagem.
Mesmo pressionado durante todo o segundo tempo, o campeão tocantinense de 2008 conseguiu segurar o resultado.
Com a vitória, o Tocantins assumiu o segundo lugar no Grupo 2 com três pontos ganhos. O primeiro colocado é o São Raimundo, do Pará, que derrotou o time maranhense do Moto Clube por 2 a 0 e lidera com mais gols marcados e os mesmos três pontos do Tocantins.
Na próxima rodada, o representante do Tocantins recebe o São Raimundo, no estádio Nilton Santos, às 16 horas, domingo (12).
O Tocantins jogou e venceu com André, Lima, Roberot, Samir e Léo (Guajará); Flávio, Geovani, Davi e Kevison; Léo Oliveira e Kanu.
(Fonte: O Girassol)
Merchan em alta na imprensa esportiva brasiliense
A jornalista Priscilla Melo, do Centro Universitário de Brasília (CEUB), realizou pesquisa com 15 jornalistas (profissionais de rádio, TV, impresso, on-line e blog) do jornalismo esportivo brasiliense que aponta que 50% consideram natural receber dinheiro de empresas em troca de espaço na mídia.
Os entrevistados das amostras foram escolhidos de forma aleatória.
As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de março e 20 de abril de 2009.
A pedido dos jornalistas, foi mantido o anonimato para que pudessem se expressar sem sofrer sanções institucionais.
O trabalho foi orientado pela professora Mônica Prado, ex-jornalista do Globo, do Jornal de Brasília e do Correio Brasiliense.
Dos entrevistados, 40% consideram a prática de merchandising inevitável para a existência do jornalismo esportivo.
Eles afirmam que é uma questão de sobrevivência no mercado e que a associação do jornalista com alguma marca não prejudica a credibilidade.
Um ponto interessante é que 80% dos jornalistas que responderam à pesquisa consideram que o jornalista tem de ser ético e não deve aproveitar de situações privilegiadas.
Eles também acreditam, veja só, que a prática do merchan pode comprometer a ética.
Outro fato intrigante é que 7% decidiram não se pronunciar sobre o tema.
O motivo da omissão não foi esclarecido. Porém, diante dos dados é fácil de descobrir o porquê do silêncio.
Ou seja, quase metade dos jornalistas entrevistados acha que jabá e jornalismo podem caminhar juntos.
Há ainda uma agravante: as novas tecnologias possibilitaram um aumento do campo de atuação do jornalismo esportivo.
No entanto, esse crescimento gerou poucas vagas, já que as empresas, em vez de contratar novos profissionais, vêm optando por trabalhar com jornalistas multimídia que acumulam funções.
Logo, conclui-se que os 40% pró-merchan acabam multiplicados já que trabalham em diferentes veículos. Contudo, nem tudo está perdido, pois, 53% dos entrevistos condenam essa prática e acreditam que ela torna o jornalista refém das empresas que o patrocinam.
Há esperança, leitor!
*Pedro Valadares é jornalista.
Memória: Cavalo na pista em pouso de ministro em Monte Alegre
Jornal Pessoal
O avião da FAB teve que arremeter duas vezes antes de conseguir pousar, na terceira tentativa, para deixar
Senadores petistas não aceitam o enquadramento
A entrevista de Tião Viana a VEJA deste fim de semana e o artigo de hoje de Marina Silna na Folha de S. Paulo de hoje escancaram que o enquadramento da bancada petista foi para inglês ver.
Viana bateu pesado
Marina disse com todas as letras que continua "defendendo o afastamento temporário do presidente do Senado".
A semana promete.
MPF vai receber representação contra a Oi/Velox
Consequência concreta.
O jornalista Carlos Mendes já está elaborando uma representação a ser encaminhada ao Ministério Público Federal.
Ele vai relatar e pedir providências contra todos esses abusos que afetam e humilham os clientes da Oi/Velox.
“Quero aproveitar e convidar aqueles que, porventura, também se sentem prejudicados a assinar a representação para que ela, encorpada e fundamentada, alcance seus objetivos. Ou seja: repor os prejuízos e danos que estamos sofrendo”, justifica Mendes.
Assim que receber a representação, que deve ser encaminhada ao Ministério Público Federal, será aberto um procedimento administrativo (PA), como é chamada a investigação preliminar instaurada pelo MPF.
Ao final do PA, há dois caminhos: o arquivamento, se inconsistentes as alegações e os fatos apresentados, ou a propositura de uma ação civil pública.
Mendes garante que já tem “dez corajosos clientes da Oi/Velox” dispostos a assinar a representação.
O décimo-primeiro, pode apostar o Mendes, será o pessoal da redação aqui do Espaço Aberto.
Quem quiser aderir pode entrar em contato comigo com o jornalista pelo e-mail carlosmendes49@gmail.com.
Carimbó de Santarém no salão nacional do turismo em São Paulo
Este ano, a Paratur levou uma grande equipe com número de pessoas ainda maior, se comparado com as edições anteriores do evento. Os destaques são os grupos folclóricos: Novo Zimba, do município de Marapanim, e o grupo Bailado de Carimbó, da cidade de Santarém, que chamaram a atenção do público presente e da imprensa local. Além do incentivo à divulgação da cultura paraense, a Companhia também realiza a distribuição de material promocional e DVD sobre os principais atrativos do estado, assim como mapas turísticos e kits para imprensa.
(Com informações da Paratur)
Pantera enfreta Tocantins, domingo, em Palmas
Ontem, o adversário do Pantera também venceu na rodada de abertura contra o Cristal(AP) por 1x 0, mas está em segundo lugar pelo saldo de gols.
Novos concursos estão suspensos
A medida faz parte do esforço do governo de reduzir despesas com pessoal.
Em contrapartida, está previsto a demissão de 2 mil servidores que ocupam cargos de DAS.