sexta-feira, 30 de outubro de 2009

240 mil acessos do Blog do Estado

Ainda há pouco o Blog do Estado registrou 240 mil acessos em 18 meses.
Obrigado, leitores.

Santareno pesquisa fruto nativo da Amazônia registrado apenas no USDA

O santareno Luã Caldas de Oliveira, acadêmico da UEPA e bolsista do CNPQ, vai apresentar no Simpósio Latino-Americano de Ciência e Alimentos(SLACA), que se realiza em Campinas, de 9 a 15 de novembro, os resultados preliminares de aplicação tecnológica da golosa no mercado almentício, fruto de uma árvore muito comum em Altamira, mas que está sendo usada para reflorestamento.
Luã, que integra a equipe do pesquisador Marcos Enê, do Laboratóro de Agroindústria da Embrapa Amazonia Oriental, em Belém, já atestou que a acidez da golosa é similar a do cupuaçu, mas tem sabor e odor parecidos com mistura de taperebá e muruci.
Segundo o bolsista do CNPQ, que é filho do jornalista Miguel Oliveira, editor do Blog do Estado, a árvore da golosa era tão desconhecida no Brasil que os pesquisadores da Embrapa só encontram sua referência no site da USDA ( ministério da agricultura norte- americano).

Comadre de azeite

Outro projeto de pesquisa da equipe do pesquisador Marcos Enê, da qual Luã Oliveira participa, realizou a biometria do fruto e semente da comadre de azeite(Omphalea Diandra).
Os resultados preliminares atestaram que a amêndoa produz 60% de óleo em relação ao peso do fruto do arbusto incidente na região de Santarém, confirmando os resultados já obtidos pela Universidade de Campinas (Unicamp).
A pesquisa da comadre de azeite está paralisada por falta amostras de frutos necessários para análises no laboratório da Embrapa.

Primeiros sobreviventes de acidente com avião da FAB chegam ao Acre

Os primeiros quatro sobreviventes do acidente com o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram ao Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul (AC) a bordo de um helicóptero da Aeronáutica, na tarde desta sexta-feira. Todos foram encaminhados para o Hospital Regional do Juruá. Na unidade, há 60 médicos prontos para o atendimento dos feridos.

Aeronave é encontrada com sobreviventes

O Avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava desaparecido desde esta quinta-feira, na Amazônia, foi encontrado na manhã de hoje, por integrantes da tribo Matis. De acordo com informações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), há nove sobreviventes. A FAB, porém, ainda não confirmou a informação, mas disse que a aeronave pousou em um rio. Onze pessoas estavam a bordo do C-98 Caravan, sendo quatro tripulantes e sete passageiros.

O desaparecimento foi duvulgado na tarde de ontem, e desde então equipes de busca vasculham a floresta, a partir do ponto em que a tripulação emitiu um sinal de alerta antes de desaparecer, 58 minutos após a decolagem. De acordo com o secretário de Planejamento do município de Atalaia do Norte (AM), João Bosco Lopes, a operação de resgate já foi iniciada, e com a ajuda de índios.

As 11 pessoas que estavam no avião são: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço. Além deles, mais sete funcionários da Funasa: os técnicos Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéria Vanessa de Almeida.

Missão

A aeronave levava funcionários da Funasa para aldeias indígenas no interior da Amazônia, onde fariam um trabalho de imunização com vacinas. Eles estavam realizando esse trabalho há 15 dias. Segundo a FAB, o avião estaria levando os funcionários de volta pra casa.

Sobreviventes

Os nove sobreviventes: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira, 1° Sargento, Edmar Simões Lourenço, Josiléia Vanessa de Almeida, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Maria das Dores Silva Carvalho, Marina de Almeida Lima, Diana Rodrigues Soares e Marcelo Nápoles de Melo.

(Fonte: Blog do Sydney Rezende)

Tv Cultura transmite São Raimundo x Macaé

A equipe de esportes da Tv Cultura do Pará chega hoje à noite a Santarém para a transmissão da decisão de domingo, no Barbalhão, entre São Raimundo x Macaé.
A equipe é composta de narrador, comentarista, cinegrafistas e repórteres.

Fila para compra de ingressos para decisão São Raimundo x Macaé já passa de 1 km

No início da tarde de hoje o final da fila para a compra de ingressos para a decisão de domingo no Barbalhão estava em frente à igreja d PAz, na Avenida Borges Leal, a cerca de 1 km de distância da bilheteria da sede do São Raimundo, na avenida Silva Jardim.
Foram colocados 16.400 ingressos aos preços de 12,50, 15,00, 25,00 e 35,00.

A tiragem do Diário do Pará

Trecho da matéria de Lúcio Flávio Pinto sobre a campanha publicitária de 1 milhão de leitores do Diário do Pará, da última edição do Jornal Pessoal que está nas bancas de Belém desde ontem:

"A tiragem do Diário do Pará, constatada pelo IVC em agosto deste ano, data da sua última auditagem, é de pouco mais de 26 mil exemplares (26.318, para ser exato). Logo, não pode gerar um milhão de leitores, o que daria quase 50 leitores por exemplar, média impossível. A realidade deve ser 10 vezes menor. O dado certo, de qualquer maneira, é o de 26 mil exemplares. De onde vem, então, o milhão apregoado? Da leitura acumulada “de todos os dias da semana”, como informa a matéria do jornal, muito rapidamente, inibindo raciocínio mais aprofundado sobre o que diz. Ou seja: total acumulado durante toda a semana."

Comissão que analisa plantio de cana-de-açúcar tem Lira Maia como membro

O deputado Lira Maia foi indicado pela liderança do Democratas na Câmara dos Deputados como membro titular da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei 1.712/2007, que dispõe sobre o cultivo de cana-de-açúcar no País.

Esta Comissão irá definir ainda, critérios de plantio da cana-de-açúcar em todos os Estados da federação.

Segundo Lira Maia, os parlamentares amazônidas devem ficar atentos a esta matéria para que não proíbam de vez o plantio da cana-de-açúcar na Amazônia legal.

Leia mais aqui.

Elogios fora da fronteira

Gerson Nogueira

Bem, se parte da torcida paraense lhe vira as costas, indiferente ao mérito da campanha, o time de Lúcio Santarém recebe elogios fora das fronteiras estaduais.

Reportagem do portal Terra, ontem, faz relato minucioso das agruras enfrentadas pelo time santareno, que teve a pachorra de trocar de técnico por quatro vezes e superar a deserção de jogadores para chegar à decisão do campeonato.

O Pantera é retratado, no texto de Dassler Marques, como um típico time emergente do interior do Brasil, no que essa condição tem de bom e ruim. Com humildade, o diretor Sandiclei Monte admite que a disputa regionalizada nas primeiras fases foi benéfica para a equipe: “Facilitou para nós, porque os times são montados com muitas dificuldades. Fomos crescendo e pegando experiência”.

Com um único destaque individual, o meia (e artilheiro) Michel, o clube fez um esforço tremendo para não falhar com os jogadores. “Apesar das dificuldades, não atrasamos os salários. É questão de honra”, diz Sandiclei. Parece pouco, mas é tudo aquilo que os grandes da capital não fazem.

Seduc nomeia concursados para Santarém

Está publicado no Diário Oficial do Estado a relação dos candidatos convocados pela Seduc para preencherem vagas abertas através de concurso público realizado pela Seduc:

Artes
: Marcelo de Lima Lopes.
Educação Fisíca: Carla Filomena da Silva Imbiriba e Elaine da Silva Aranha Tapajós.
História: Wanderson Farias Fortes.
Matemática: Fabricio Vasconcelos Barbosa, Elza Nascimento Silva de Aguiar, Mauro Luiz Lobato de Vasconcelos, Herbert Junio Rebelo Rego e Wanderson Augusto Oliveira de Almeida.
Sociologia: Leila Cristiane Santos Sardinha e Fabricio Dias da Rocha.

Justiça é mais lenta em Santarém

OAB quer a convocação imediata dos candidatos aprovados no concurso do TJE para Santarém.
Na Quinta Vara Cível, a secretaria está fechada porque a única funcionaria do setor saiu de férias.
Confira o aviso fixado à porta da secretaria, cliclando aqui.

Volta a chover em Santarém

Santarém amanheceu nublada e chove fino na cidade desde as 6h50, após três meses de estiagem.

O Estado do Tapajós circula sábado

A edição desta semana de O Estado do Tapajós circulará sábado, dia 31 de outubro.