quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

TSE nega mandado de segurança para suspender eleições em Santarém

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Carlos Ayres Brito, negou ainda há pouco o mandado de segurança 4171 através do qual a ex-prefeita Maria do Carmo pretendia suspender a eleição para prefeito marcada pelo TRE para dia o dia 8 de março em Santarém.
Em seu despacho, Ayes Brito mandou pedir informações ao Tribunal Regional Eleitoral e determinou a remessa dos autos para manifestação do ministro Marcelo Ribeiro, aquele mesmo que foi decisivo em seu voto para que o TSE indeferisse o registro da candidatura da ex-prefeita.
Esta é a oitava derrota da ex-prefeita Maria do Carmo nos tribunais superiores de Brasília desde o dia 16 de dezembro.
----
Atualização: O despacho foi dado pelo presidente em exercício do TSE, ministro Arnaldo Versiani, outro ministro da corte que votou originalmente pelo indeferimento da candidatura da ex-prefeita.

Alcoa exige retirada de invasores para restabelecer negociações

Através de comunicado à imprensa emitido esta tarde, a diretoria da Alcoa estabele condições para negociar com os líderes do acampamento montado desde quarta-feira à entrada da propriedade da empresa, em Juruti.
Segundo a nota da assessoria de imprensa, a Alcoa sempre esteve ' disposta a negociar, não aceita, porém, que isso aconteça sob coação e invasão de sua propriedade, hoje ou no futuro. E só voltará a negociar quando Gerdeonor Pereira e demais invasores se retirarem do local pacificamente".

Nota Oficial


1. A Alcoa, desde antes do início de implantação de sua mina de bauxita em Juruti, sempre procurou e manteve ativamente o diálogo com todas as comunidades de Juruti e continua desejosa de manter essa relação construtiva com a população e o poder público. As maiores provas do êxito dessa conduta são as negociações bem-sucedidas e já concluídas com praticamente todas as comunidades do município em torno das atividades de mineração; e a comprovação, em pesquisa do Ibope, de que quase 90% da população têm uma atitude positiva para com o empreendimento da Alcoa;

2. Neste momento em que a implantação da nova mina se encontra em fase de conclusão e as negociações para a assinatura de um Termo de Compromisso entre Alcoa e as comunidades do Lago Grande caminham para de uma conclusão bem-sucedida – sob os auspícios do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do INCRA – um grupo de pessoas está acampado em uma entrada da propriedade da Alcoa em Juruti, sem uma pauta de pleitos objetivos e em clara violação de propriedade privada. Houve tentativa de invasão com violência, que foi evitada, sem conseqüências, pela Polícia Militar;

3. O presidente da Alcoa, Franklin Feder, estava em visita a Juruti no momento da invasão e lá permaneceu disponível para uma reunião com Gerdeonor Pereira, que chefia esse movimento de invasão. No entanto Gerdeonor só aceita reunir-se com a Alcoa desde que também participem da reunião a SEMA, o INCRA nacional, a Casa Civil do governo do Estado, o ITERPA e a Prefeitura de Juruti;

4. A Alcoa, sempre disposta a negociar, não aceita, porém, que isso aconteça sob coação e invasão de sua propriedade, hoje ou no futuro. E só voltará a negociar quando Gerdeonor e demais invasores se retirarem do local pacificamente;

5. Neste momento em que, devido à crise financeira mundial, a Companhia acaba de suspender todos os seus investimentos, mantendo-os somente no Brasil e especificamente em Juruti, a Alcoa confia e espera que as autoridades governamentais continuem a desempenhar seu papel harmonizador e regulador, assegurando a continuidade da implantação da nova mina de bauxita, notadamente mediante a emissão da sua licença de operação, levando em conta a importância do empreendimento para a geração de empregos, receita tributária e desenvolvimento sustentável do Oeste do Pará;

6. Tão logo seja restabelecida a normalidade na localidade da mina, com a retirada dos invasores, a Alcoa continuará, como sempre esteve, aberta ao mais abrangente diálogo com todas as partes interessadas, em benefício da continuidade da implantação da mina de bauxita de Juruti.

Assessoria de Comunicação Alcoa Mina de Juruti

Adesão ao Super Simples prorrogada até 20 de fevereiro

Foi prorrogado até 20/02/2009 os prazos para adesão ao Simples Nacional (SuperSimples), que se encerrariam amanhã, dia 30.

Rocha oferece ao PT lugar de vice na chapa do PMDB

Em reunião realizada ontem à noite, o deputado Antônio Rocha(PMDB) propôs uma dobradinha com o PT para a eleição de 8 de março, tendo o peemedebista na cabeça da chapa e o PT indicando a vice.
Os emissários do PT - Everaldo Martins, Inácio Corrêa e Odete Costa- não disseram nem que sim, nem que não. Preferiram jogar a decisão para o encontro municipal do partido que se realizará amanhã.

Anúncio das sedes da Copa do Mundo será em 20 de março, diz Blatter

O presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, anunciou nesta quinta-feira que o Comitê Executivo da entidade divulgará no dia 20 de março os nomes das 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014, em território brasileiro.
Blatter participou de uma reunião com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. Além de ambos, estiveram presentes o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o líder da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
"Nós confirmamos que a reunião do Comitê Executivo está prevista para os dias 19 e 20 de março, quando serão designadas as 12 cidades que organizarão a Copa do Mundo de 2014", disse o presidente da Fifa, após um encontro de uma hora com Lula.
Na quarta-feira, Blatter confirmou que serão 12 cidades-sede para o Mundial de 2014, ao contrário das dez que defendia anteriormente e que foram determinadas para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.
"Estou feliz em constatar que os diferentes estádios e as diferentes cidades candidatas estão prontos para se organizar para a Copa do Mundo. O governo central e o chefe de Estado deram todas as garantias necessárias para isso", completou Blatter.
Também nesta quinta-feira, Orlando Silva afirmou que duas regiões brasileiras serão contempladas com vagas para o Mundial. Segundo o ministro, Manaus e Belém lutarão para serem sedes na Amazônia, enquanto Cuiabá e Campo Grande disputam na região do Pantanal.
Fonte: UOL

Escritório de santareno exporta projetos arquitetônicos

Santarém anda chamando a atenção de outras regiões do Brasil e do mundo, porém desta vez não é pelas belezas naturais, mas sim pela criatividade e qualidade no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Com uma idéia inovadora e pioneira no Brasil, o escritório Ary Rabelo e Arquitetos Associados colocou na rede mundial de computadores o site http://www.soprojetos.com.br
Há 05 anos no ar, o site que a princípio funcionaria apenas como vitrine para os projetos desenvolvidos pelo escritório, chamou a atenção do Brasil e do mundo e, logo chegaram os primeiros e-mails questionando sobre a possível venda dos projetos disponíveis no site. A internet então, passou de exposição para canal de comercialização.
Atualmente, com uma média de 1.000.000 (um milhão) de acessos mensais e de 120.000 (cento e vinte mil) visitas únicas por mês, o site apresentou no comparativo 2007/2008 um crescimento de 400% no número de atendimentos.
Os números impressionam. No último mês, o escritório produziu um projeto por dia e faz questão de entregar todos os pedidos sem atraso. “Temos um compromisso com o cliente. O site existe há 05 anos, mas já são 28 anos de intenso trabalho e aprimoramento”, afirma Ary Rabelo.
Essa é a grande prova do sucesso e da qualidade dos serviços prestados. Santarém pode se orgulhar destes grandes profissionais que já exportam seus trabalhos para o Japão, África e Europa, atendendo também qualquer lugar do mundo.

Lira Maia só toma decisão sobre candidatura no domingo

O deputado federal Lira Maia informou há instantes ao Blog do Estado que só decidirá se será ou não candidato, no próximo domingo, minutos antes da convenção conjunta do PSDB e Democratas, no Champanhe Clube.

Adoçante no ego do presidente da FIFA

Do Espaço Aberto:

Por aqui, devem estar preparando – ainda devem estar – balõezinhos, bombons de cupuaçu, maniçoba, açaí e pato no tucupi para adoçar, apimentar e temperar a boca e o paladar de Joseph Blatter, o chefão da Fifa, quando ele chegar a Belém, no próximo dia 5 de fevereiro, para fazer sua inspeção in loco nesta cidade-candidata a uma das subsedes da Copa de 2014.
Pois é.
Enquanto tudo isso ainda está sendo preparado por aqui, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, adiantou-se.
Em vez de esperar a chegada de Blatter a Manaus, o próprio governador já foi ao encontro do presidente da Fifa, em São Paulo.
Braga ainda não adoça a boca de Blatter com sabores amazonenses.
Por enquanto, adoça o ego de Blatter.
E faz isso antes mesmo do Pará.

Projeto Alcoa na mira de grupo de manifestantes da Acorjuve

Do Espaço Aberto

Cerca de 100 a 200 pessoas, todas integrantes da Associação Comunitária da Região de Juruti Velho (Acorjuve),concentram-se desde ontem num ponto de acesso ao Projeto da Alcoa, em Juruti, na região oeste do Pará.
A pretensão do grupo, segundo informações chegadas ao blog, era ocupar as instalações da empresa.
Mas a invasão não se consumou porque a Alcoa, que adotou cautelas antecipadas, já havia pedido reforço da Polícia Militar. Cerca de 40 PMs guardam as instalações do projeto.
Os manifestantes, entre os quais se incluem mulheres e crianças, não informaram ainda, precisamente, quais são as suas reivindicações. Mas pretendem conversar numa reunião com alguma representante da Alcoa, o que deverá acontece provavelmente hoje.
Juruti possui um dos maiores depósitos de bauxita de alta qualidade do mundo. A reserva estimada é de 700 milhões de toneladas. A mina é explorada pela Alcoa, uma das líderes mundiais na produção de alumínio.
Na última segunda-feira, o blog adiantou que setores da Inteligência da Segurança Pública há haviam detectado fortes indícios da ocupação de grandes projetos instalados no interior do Pará, durante o Fórum Social Mundial que se realiza em Belém.

-------------------
Miguel,


A informação que temos é que desde às 15h da tarde de ontem, um grupo de aproximadamente 200 pessoas está acampado em uma entrada da propriedade da Alcoa em Juruti. Houve tentativa de invasão, que foi evitada pela Polícia Militar.
O presidente da Alcoa, Franklin Feder, esteve em Juruti desde ontem, disponível para uma reunião com Gerdeonor Pereira, que é o coordenador desse movimento de invasão. No entanto Gerdeonor só aceita reunir-se com a Alcoa desde que participem também a SEMA, o INCRA nacional, a Casa Civil do governo do Estado, o ITERPA, a Prefeitura de Juruti, autoridades que não estão presentes no município.
Logo que tenhamos mais informações, encaminhamos ao Estado do Tapajós.

Cleide Pinheiro