quarta-feira, 20 de abril de 2011

Registrados 25 mil casos de malária no Oeste do Pará

GTA eletrônica vai facilitar a vida do criador de gado

Bufálos são os vilões das várzeas

Escolas públicas não têm segurança

Mineradora patrocina restauração de igreja inaugurada há 115 anos em Alter do Chão


Será oficializada na tarde de hoje, em Santarém, o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN) à restauração da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, que fica localizada na vila de Alter do Chão. O projeto de restauração da igreja é de autoria da Diocese de Santarém e foi aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Pará, via Lei Semear. O patrocínio faz parte das ações do Programa de Responsabilidade Social da MRN, que tem a cultura como um de seus pilares de atuação.

De acordo com José Haroldo de Paula, gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN, o patrocínio representa uma forma da empresa incentivar a preservação do patrimônio histórico da cidade de Santarém.

Construída em estilo colonial português, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada em 06 de janeiro de 1896 e mantém até hoje sua arquitetura original e recebe anualmente milhares de visitantes, inclusive grupos de turistas que procuram Alter do Chão em busca de seus atrativos naturais como igarapés e praias de águas verde-azuis do rio Tapajós. O município de Santarém, que teve seu processo de ocupação e expansão decorrente da ação de missionários, conta com sessenta e três igrejas católicas distribuídas em áreas urbanas e rurais, algumas construídas há mais de duzentos anos e que constituem parte importante do patrimônio histórico da cidade.

Em 21 de junho de 2009, a igreja de Nossa Senhora da Saúde de Alter do Chão foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém. A igreja é a única construção histórica do balneário de Alter do Chão, distante 34 km do município sede, que mantém seus traços originais do século XIX, inclusive seu altar-mor, de 1925, trabalhado artesanalmente em estilo rococó.  Ela destaca-se ainda por representar o maior patrimônio material da vila de Alter do Chão, onde é realizada há mais de 300 anos a conhecida Festa do Sairé.

O prédio da Igreja inclui a capela central e duas naves laterais, sendo que a capela possui 25 metros de comprimento e 7,97 metros de largura.  A espessura das paredes chega a 40 com. Dividida em suas partes, a capela conta com uma área destinada à concentração do público e outra utilizada pelos dirigentes das atividades religiosas. Na parte superior, encontra-se o espaço destinado ao coro e duas portas originais em madeira com sacadas que têm como vista a praça principal da vila. No lado esquerdo, uma das portas dá acesso a nave que abriga o sino de bronze que pesa 60 Kg.(Fonte: Ascom/MRN)