quarta-feira, 8 de abril de 2009
Flamengo 2 x 0 Clube do Remo - Trasmissão da Globo
Os torcedores do Paysandu já estão acostumados a ver o Papão na tela da Globo. Lembram da campanha da Copa Libertadores?
**********
Nas arquibancadas do Mangueirão foi afixada uma faixa: "Santarém está aqui. Tavinho & Yuri", que vem a ser filhos do ex-vereador Otávio Macêdo.
**********
No intervalo do jogo a Globo mostrou os melhores lances do jogo estrelado pelos Gigantes do Norte, time da Tuna que é formado por atletas de 1,20 metros. Amanhã, os programas esportivos vão reprisar essas cenas com certeza.
**********
Uma delegação de torcedores de Sanatrém aproveitou a promoção de uma agência de viagens e foi assistir ao jogo Clube do Remo x Flamengo.
**********
Tomadas aéreas exibidas a todo instante mostravam a estética do Estádio Olímpico do Pará, um dos mais bonitos do país.
**********
Junior, ex-atleta do Flamengo e comentarista da Globo, jogou 48 Fla x Flu. Nem ele sabia. Foi socorrido por um internautam diante da pergunta do narrador Luiz Roberto.
*********
Luiz Roberto sabe tudo de futebol paraense. Não torceu para o Flamengo durante a transmissão.
*********
O clássico Re x Pará é o mais jogado do Brasil. Remo e Paysandu já se enfrentaram 700 vezes. Informação do repórter de campo da Tv Liberal que trabalhou na trasmissão.
Remo é eliminado da Copa do Brasil
Eliminado, o Leão precisa vencer o Paysandu, domingo, para continuar jogando este ano.
Se perder para o arquirrival, o Remo dará adeus ao Parazão e ficará sem jogar partidas oficiais pelo resto do ano, já que perderá a vaga para a série D do campeonato brasileiro.
Expediente na prefeitura só volta na segunda-feira
Como sexta-feira santa, 10 de abril, é feriado religioso municipal, o expediente ao público nos órgãos da Prefeitura será normalizado somente na segunda-feira, 13 de abril.
Crise! Que crise?
Os bares estão praticamente vazios.
Nos postos de combustíveis, os motoristas enchem apenas meio tanque.
Voz do leitor: Não falta dinheiro, falta trabalho
Torna-se dificil e chega às raias do absurdo como uma cidade consegue sobreviver tanto tempo somente na base de esmolas advindas do governo estadual e federal. Quando é que vamos criar uma vontade politica de arregaçar as mangas e trabalhar para que se consiga arrecadar fundos para que façamos algo sem ajuda externa?
Quando alguém pergunta sobre uma obra há sempre uma resposta de que estamos solicitando verbas, não recebemos verbas, precisamos de verbas, não há verbas disponiveis e a coisa vai sendo empurrada ladeira abaixo. E o dinheiro do PAC aonde ele está? Chegou? Quanto? Aonde foi destinado? De que forma?
E mesmo assim a cidade encontra-se um queijo suiço, periferia abandonada, sem ruas, sem água, com luz oscilante, sem Plano Diretor aprovado, com inumeras obras irregulares espalhadas pela cidade, com empresas fechando as portas, sem calçada, atendimento médico precário, e ainda no fim, para resolverem os problemas emergenciais ainda precisam de mais R$ 4 milhões e mais uma vez se sai com o pinico na mão a procura do estado/governo federal atrás de mais empréstimos ... dificil gerirmos nossos próprios recursos ...
Querer ter uma Santarém Pai D'Égua é dificil, mas nao impossivel.
Ajudaria muito se houvesse vontade politica porque hoje nossa única alegria se resume ao São Raimundo ...
Mais um acidente com avião da W&J
Em setembro do ano passado, um monomotor da empresa fez pouso forçado no rio Tapajós, próxima à praia da Maria José, em acidente que acabou matando o nutricionista Rubem Serruya.
Hoje no final da manhã, o acidente foi menos grave.
Um monomotor da W&J saiu da pista após pousar no aeroporto Wilson Fonseca.
A aeronave permanece no local à espera da perícia.
Ivair Chaves faz 70 anos
O produtor rural e empresário Ivair Chaves faz 70 anos esta semana.
Além dos cumprimentos que vai receber pela data, Ivair está sendo lembrado por sua longevidade no mercado de trabalho.
Para quem não sabe, o empresário trabalha desde os 8 anos.
Quer dizer: já são mais de 62 anos de labuta, um feito inédito em nosso país.
Parabéns, Ivair.
Prefeitura de Santarém precisa de R$ 4 milhões para obras emergenciais
Estudantes desconfiam de catracas eletrônicas nos ônibus
A troca da antiga carteirinha de estudante pela eletrônica foi uma medida tomada para tentar impedir que outras pessoas usem dos direitos dos estudantes para conseguirem transporte, como informa Sheila Silva, secretária geral da UES.
Os estudantes da UES levantam possíveis problemas que podem ocorrem com os alunos no novo sistema, como por exemplo, no tempo de passagem da carterinha. O estudante terá cinco segundos para passar a carterinha, pois o sistema da máquina será liberado pelo cobrador e com isso, o aluno precisa passar imediatamente a carteira no sistema, caso contrário, ela não poderá ser passada novamente nessa passagem.
Mário Borges, do setor administrativo do Setrans, diz que é possível que a situação de travamento ocorra, mas que cabe aos alunos tomarem os devidos cuidados. Se o sistema for liberado para o aluno e a carterinha não for passada em 5 segundos, o aluno não poderá passar com a carteirinha, terá que pagar a passagem em dinheiro.
Os estudantes também estão preocupados com impossibilidade de entrar no ônibus duas vezes antes que ele conclua o ponto de troca de viagem conhecida como balão. Os ônibus terão um ponto onde será renovada a entrada do passe dos alunos. Os pontos de troca de viagem dependerão de cada empresa, alguns concluirão o ciclo de viagem na Praça Sebastião, uns no Mercadão 200 e outros
A secretária geral da UES lembra ainda de que aparelhos eletrônicos são passíveis a panes e problemas técnicos, mas o representante do Setrans Mário Borges diz que já está fazendo testes nas máquinas que estão nos ônibus e, segundo ele, esse tipo de problema não acontecerá em virtude de que o sistema registra o crédito a cada passagem. O aluno saberá quanto consumiu e quanto ainda tem de crédito.
Projeto de Lira Maia obriga o uso de papel reciclado
Segundo o deputado Lira Maia, não existe razão para que o Estado siga depredando o meio ambiente em áreas na qual isso pode e deve ser evitado. Pela proposta, a impressão de documentos de caráter oficial em órgãos e entidades da administração pública federal somente ocorrerá em papel reciclado. A lei abrange os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal de Contas da União, o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça, o Tribunal Superior do Trabalho, o Superior Tribunal Militar, o Tribunal Superior Eleitoral, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, os Tribunais Regionais Federais, os Tribunais Regionais do Trabalho, as varas da justiça federal, as varas do trabalho, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal.
"Além de gerar economia, o presente projeto serve de instrumento para adequar as unidades da administração pública federal às exigências do mundo contemporâneo, onde a disseminação de comportamentos ecologicamente corretos passou a ser freqüente no aparato normativo dos povos mais avançados. O Brasil deve aderir a este modelo preservacionista já praticado em diversos países. Esperamos que esta proposta sirva também como base para que as legislações Estaduais e Municipais sejam também alteradas neste mesmo sentido", concluiu o deputado Lira Maia.
Pontuando - José Olivar
Qualificação para os agentes de viagens
Articulista de O Estado do Tapajós
Em recente encontro da Confederação Nacional do Turismo - CNTur em São Paulo, o vice-presidente da entidade Michel Tuma Ness e Presidente da Federação Nacional de Turismo-FENACTUR, possuidora entre seus associados de 15.000 agentes de viagens distribuídos em todos os estados brasileiros e distrito federal, enfatizou a importância destes profissionais como propulsores da atividade turística, mas realçou a necessidade de aprimoramento constante e de que o mercado não admite mais espaço para amadores.
Um dos programas apresentados pelo consultor Paulo Gaudenzi na plataforma que embasará o Plano de atividades da recém oficializada CNTur é justamente o de qualificação permanente daquelas atividades que fazem parte da chamada cadeia produtiva do turismo.
Pela presença maciça de parlamentares federais, profissionais de turismo e o apoio de cento e trinta Sindicatos e Federações que representam mais de dois milhões de empresas no País ao XXII CIHAT - Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo e a FISTUR 2009 - Feira Internacional de Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo, descortiná-se a perspectiva concreta de criação pelo Congresso Nacional do Sistema de qualificação da CNTur ainda este ano.
Tecnologia é um termo que engloba conhecimento técnico e cientifico, bem como ferramentas,processos e materiais criados ou utilizados a partir de tal conhecimento. Com a evolução, os métodos de produção tornam-se mais eficientes,pois as atividades rotineiras passam a contar com os equipamentos e tecnologias inovadoras, é como se a forma de executar as atividades fossem reinventadas agregando valores aos produtos formatados, e como a evolução é continua, não temos outra alternativa a não ser atualizar e explorar o dinamismo e a capacidade,incorporando as novas tecnologias aos modelos de sucesso já existentes.
No setor de viagens encontramos os mesmos desafios, os programas de internet, cada vez mais modernos, não podem mais deixar de fazer parte da ferramenta dos agentes de viagens, para ter qualificação é fundamental investir em tecnologia. As exigências e necessidades dos turistas também mudaram.Agora buscam uma gama completa de produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades antes, durante e depois da viagem, o que faz com que os agentes precisem conhecer,informar e formatar todos os pontos da cadeia do roteiro.
Aos agentes de viagens não resta outra alternativa, que não seja investir sempre em organização, qualificação de recursos humanos e aprimoramento tecnológico, sendo para isto fundamental que suas representações civis e sindicais tenham propostas concretas que viabilizem estas necessidades.
Rio Tinto reduz produção de bauxita e demite 700 na Austrália
A mineradora Rio Tinto [que tem alvará de pesquisa na Calha Norte] informou que irá desacelerar a expansão da refinaria de alumina em Yarwun e reduzir a produção de bauxita na mina de Weipa, ambas na Austrália, para responder à queda na demanda e nos preços. As medidas vão resultar na demissão de mais de 700 funcionários permanentes e temporários. A desaceleração em Yarwun, no estado de Queensland, significa que a conclusão do projeto de expansão, orçado em US$ 1,8 bilhão, será atrasada em um ano para o segundo semestre de 2012. Quando concluída, a unidade aumentará a produção de alumina de 1,4 milhão de toneladas para 3,4 milhões de t. Em Weipa, a Rio Tinto planeja reduzir a produção anual de bauxita de 19,4 milhões de toneladas para 15 milhões de t. O presidente da Rio Tinto Alcan Bauxite and Alumina, Steve Hodgson, traçou um cenário sombrio para o mercado global de alumínio ao dizer que a demanda continua fraca e os estoques seguem aumentando, apesar dos cortes na produção. Segundo ele, aos atuais preços cerca de 70% do setor está operando com perdas. 'Estamos fortemente focados na redução de custos e conservação de caixa enquanto monitoramos de perto as condições do mercado', afirmou. As cotações do alumínio despencaram de um recorde de US$ 3.380 em julho do ano passado, para a mínima de oito anos em US$ 1.279, em fevereiro, na London Metal Exchange (LME). Nesta semana, o preço subiu a US$ 1.518, o maior desde janeiro. A queda no valor do alumínio é especialmente ruim para a Rio Tinto, que em 2007, apostando nesse mercado, comprou a Alcan por US$ 38,1 bilhões. A dívida da companhia, que negocia um acordo com a Chinalco de US$ 19,5 bilhões, chega a US$ 38,7 bilhões. (Fonte: Pará Negócios) |
Semab não atua com eficiência
O preço do peixe disparou.
Nem a venda de peixe vivo conteve a alta de preços.
Até porque a secretaria municipal de agricultura(Semab) em vez de trabalhar articulada com os pescadores, só faz política partidária.
A crise se agrava porque o titular daquela pasta não sabe a diferença entre uma jatuarana e um apapá.
Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós
GARIMPOS DO TAPAJÓS REVIVEM VELHAS MAZELAS
PANTERA TEM MEIO TIME PENDURADO COM DOIS CARTÕES
JURUTI COMEMORA 126 ANOS AMANHÃ
VEREADORES E COMUNITÁRIOS VÃO A BELÉM PRESSIONAR COSANPA
DOAÇÃO DE TERRENO AO SÃO FRANCISCO DEPENDE DE AVAL DA CÂMARA
AÇÕES NO BAIRRO DO MAPIRI MARCAM DIA MUNDIAL DA SAÚDE
ACIDENTES COM MOTOCICLETAS AUMENTAM 14% EM UM ANO
Serviços de habilitação ainda estão indisponíveis pelo site
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) informa que os serviços
relacionados à emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão
normalizados desde a segunda-feira (6). Só os serviços oferecidos pelo
site www.detran.pa.gov.br na área de habilitação ainda estão
indisponíveis. Os usuários devem se deslocar às unidades do Detran,
que fazem atendimento na área de habilitação.
Fraudes com o Documento de Origem Florestal
Ronaldo Braziliense | | | |
| |
As falhas e falsificações envolvendo o Documento de Origem Florestal (DOF), versão eletrônica da Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF) lançada sem estar 100% pronta em setembro de 2006, estão se avolumando. Tanto que o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Ibama uma série de medidas para conter o desmatamento ilegal de florestas com base nesse e em outros sistemas oficiais. Comentário nosso: o governo inova e os fraudadores inovam mnais ainda... Assim, não... |
Lei seca já não produz efeitos
Açao Global será dia 31 de maio em Santarém
O Ação Global deste ano será no dia 31 de maio.
O lançamento do evento será dia 23 de bril, no Palladiun, com um coquetel,
Gigantes de 1,20 m fazem o jogo de abertura do Re x Fla
A fama do time, formado em Belém apenas por anões, já cruzou o Oceano Atlântico. Jornais ingleses publicaram matérias sobre o amistoso disputado pelo time, que jogou contra a equipe sub-13 do Barcarena, no estádio Barcarenão. A vitória por 4 a 0 chamou a atenção da mídia
estrageira, que destacou a força de vontade dos atletas na superação de desafios.
O amistoso foi manchete em vários jornais. O Telegraph estampou: "Anões brasileiros que são gigantes no futebol". O Daily Mail escreveu "Gigantes do Norte: o primeiro time de futebol feito totalmente por anões". "Time de futebol de anões alcança as alturas", afirmou o Metro.
O The Sun elogiou a determinação dos atletas ao publicar "que pequenos jogadores se tornaram grandes estrelas atuando em um time de anões".
Preconceitos - O objetivo da equipe é conseguir mais espaço no futebol. O "Gigantes" quer ajudar a visão da sociedade, diminuindo preconceitos e aumentando oportunidades. A média de altura da equipe é de 1,21m.
Cazemiro Ribeiro, chamado de "Vagner Love" por causa das trancinhas também usadas pelo jogador brasileiro que atua no exterior, é um dos craques da equipe, com apenas 1,10m.
Os outros destaques do time são o meio-campo Mineirinho, irmão de "Vagner Love"; Tonelada, lateral-direito, e o zagueiro Capacidade, que além do esporte integra a equipe de um programa de televisão de forte apelo popular no Estado. Capacidade já treina futebol há mais de cinco
anos e foi quem ajudou o técnico Lucena a montar o "Gigantes do Norte".