quarta-feira, 8 de abril de 2009

Estudantes desconfiam de catracas eletrônicas nos ônibus

As carteirinhas emitidas este ano já estão saindo com o sistema de chip embutido que substituirá o vale-estudante. Os ônibus já estão sendo equipados com os aparelhos para passagem eletrônica do novo cartão, mas a utilização da 'catraca eletrônica" ainda está em fase de testes em Santarém até o dia 4 de maio. Mas a adoção do novo controle de passes escolares continua gerando crítica das entidades estudantis, que reclamam que o novo sistema, por exemplo, obriga o pagamento da tarifa inteira caso o cartão não seja passado pelo estudante em até 5 segundos depois da catraca liberada pelo trocador do ônibus.

A troca da antiga carteirinha de estudante pela eletrônica foi uma medida tomada para tentar impedir que outras pessoas usem dos direitos dos estudantes para conseguirem transporte, como informa Sheila Silva, secretária geral da UES.

Os estudantes da UES levantam possíveis problemas que podem ocorrem com os alunos no novo sistema, como por exemplo, no tempo de passagem da carterinha. O estudante terá cinco segundos para passar a carterinha, pois o sistema da máquina será liberado pelo cobrador e com isso, o aluno precisa passar imediatamente a carteira no sistema, caso contrário, ela não poderá ser passada novamente nessa passagem.

Mário Borges, do setor administrativo do Setrans, diz que é possível que a situação de travamento ocorra, mas que cabe aos alunos tomarem os devidos cuidados. Se o sistema for liberado para o aluno e a carterinha não for passada em 5 segundos, o aluno não poderá passar com a carteirinha, terá que pagar a passagem em dinheiro.

Os estudantes também estão preocupados com impossibilidade de entrar no ônibus duas vezes antes que ele conclua o ponto de troca de viagem conhecida como balão. Os ônibus terão um ponto onde será renovada a entrada do passe dos alunos. Os pontos de troca de viagem dependerão de cada empresa, alguns concluirão o ciclo de viagem na Praça Sebastião, uns no Mercadão 200 e outros em Fátima. Desse modo, o aluno só poderá ser transportado uma vez em cada fechamento de viagem, pois o sistema recusa um segundo registro seguido.

A secretária geral da UES lembra ainda de que aparelhos eletrônicos são passíveis a panes e problemas técnicos, mas o representante do Setrans Mário Borges diz que já está fazendo testes nas máquinas que estão nos ônibus e, segundo ele, esse tipo de problema não acontecerá em virtude de que o sistema registra o crédito a cada passagem. O aluno saberá quanto consumiu e quanto ainda tem de crédito.

Nenhum comentário: