sexta-feira, 29 de junho de 2012

Capa de edição desta semana de O Estado do Tapajós

Clique na imagem para ampliar.

Prodetur chega às comunidades indígenas mundurucu no Tapajós

 

Equipe da Paratur apresentou o VI Workshop Prodetur na Floresta Nacional do Tapajós
Foto: Benigna Soares – GECV Paratur

Populações indígenas Mundurucu que habitam na Floresta Nacional do Tapajós (Flona) receberam, quarta-feira, dia 27, a equipe executora do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), executado no Pará pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). O objetivo da visita, que envolveu as comunidades Marituba, Bragança e Taquara, foi a apresentação do workshop Prodetur, que visa apresentar as matrizes operacional e de investimentos do Prodetur no Tapajós. O programa, ligado ao Ministério do Turismo, pré investimentos a partir deste ano de U$ 44 milhões de dólares nas regiões turísticos  de Belém, Marajó e Tapajós, com investimentos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento com contrapartida do Governo do Estado.

Márcia Bastos, coordenadora do Prodetur Pará, informou às famílias das três comunidades que o objetivo do Governo do Estado é apresentar através do workshop, que também vem ocorrendo  no Marajó e em Belém,   que através do Prodetur e de investimentos do Governo do Estado estão sendo feitos inventários e mapeamento cultural de diversas comunidades indígenas, quilombolas e de ribeirinhos visando elaboração de roteiros turísticos de vivência comunitária, de ecoturismo e de turismo cultural.

Família indígena Mundurucu da comunidade de Bragança
Foto: Benigna Soares – GECV Paratur
“Já iniciamos o inventário turístico aqui no Tapajós, em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. No próximo ano começaremos cursos de qualificação profissional para as comunidades”. Informou Márcia à comunidade de Marituba, no município de Belterra. Márcia explica que as ações do Prodetur são extensivas aos municípios de Santarém (comunidades de Alter-do-Chão, Aritapera e Cururnã, entre outras) e aldeias da etnia Way Way, em Oriximiná, além de áreas quilombolas, no Tapajós.

“A  gente espera que os turistas venham ver esse meio ambiente que temos senão, mais tarde nossos filhos não vão ver essa lindeza de floresta que nós temos aqui”. Disse o cacique da comunidade de Marituba, Fortunato Delgado Rocha Mundurucu. Ele vê com bons olhos a entrada de turistas na Flona, onde segundo Fábio Carvalho, coordenador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBIO), ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA),  já ocorre a visitação de cerca de 10 mil turistas por ano. Ele explica que os visitantes só entram na  Flona com autorização e pagando uma taxa de cinco reais e cinqüenta centavos, somando uma receita para a União de R$ 55 mil ao ano com a visitação.

Mas a presença do Governo do Estado, por meio da Paratur e da Setur, quer ir além desses dados. “Nossa meta, com o mapeamento cultural, os investimentos em qualificação das comunidades, o inventário também vão nos permitir avançar na estruturação dos roteiros, com a compreensão da atividade turística como fator de desenvolvimento  econômico, de geração de trabalho, renda e qualidade de vida para essas famílias”, afirma o secretário de Turismo do Estado do Pará, Adenauer Góes.(Texto: Benigna Soares)

Edição aniversário de Santarém PDF 22.06.2012 O Estado do Tapajós