terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Simpatia, a poesia, na novela de Manoel Carlos


Para quem prestou atenção nos versos declamados por Lílian Cabral, na novela Viver a Vida, o Blog do Estato disponibiliza a poesia completa, de autoria de Casemiro de Abreu.

O QUE É - SIMPATIA

(A uma menina)

Simpatia - é o sentimento
Que nasce num só momento,
Sincero, no coração;
São dois olhares acesos
Bem juntos, unidos, presos
Numa mágica atração.


Simpatia - são dois galhos
Banhados de bons orvalhos
Nas mangueiras do jardim;
Bem longe às vezes nascidos,
Mas que se juntam crescidos
E que se abraçam por fim.


São duas almas bem gêmeas
Que riem no mesmo riso,
Que choram nos mesmos ais;
São vozes de dois amantes,
Duas liras semelhantes,
Ou dois poemas iguais.


Simpatia - meu anjinho,
É o canto do passarinho,
É o doce aroma da flor;
São nuvens dum céu d'Agôsto,
É o que m'inspira teu rosto...
- Simpatia - é - quase amor!

Paciência tem limite

No Blog do Paju:

Médicos do HR dão data limite para regularização de salários

Novamente os médicos do Hospital Regional do Baixo Amazonas estão novamente com salários atrasados. O salário do mês de outubro, que deveria ser pago até o quinto dia útil do mês de dezembro, encontra-se atrasado, assim como ocorreu nos outros meses, situação que já levou a paralização dos médicos no mês de novembro.
Em reunião nesta terça feira (15/12) os médicos ratificaram a decisão de esperar até o dia 20 de dezembro para receber o salário pendente. Caso o pagamento não ocorra, os médicos fazem nova paralização na próxima segunda feira, dia 21.

---------
Nota do Blog do Estado:

Tá na hora da Sespa repassar o dinheiro para a Pro-saúde pagar o salário dos médicos do HR em dia.
Mas tá mais do que na hora, também, dos médicos pararem de ameaçar grevar toda vez que o salário deles atrasar.

Almir Gabriel, a profecia


De Lúcio Flávio Pinto, sobre o ex-governador Almir Gabriel, há cerca de 15 dias:

"Se reapareceu, mudando de posição, foi apenas para não permitir que Simão Jatene fosse candidato do PSDB. Depois, se deixou seduzir pelo canto da sereia. Achando que ainda podia ganhar uma eleição para governador, passou a se comportar como candidato plenipotenciário. Bastaria repetir o que fez em 2006 e ninguém se atreveria a contraditá-lo. Mas alguma coisa mudou, mesmo no granítico ninho tucano, e as coisas não se sucederam assim. Incapaz de admitir seu erro, o doutor Almir persistiu nele. O que conseguiu de fato, até agora, foi esgarçar ainda mais a bandeira da social-democracia ao tucupi, que já estava pra lá de rota."

Orgulho de ser santareno



O empresário Cezar Ramalheiro recebeu esta semana da Assembléia Legislativa o Título de Honra do Mérito, por iniciativa do deputado estadual Alexandre Von.
Foto: Ricardo Lima

Desencanto com o turismo

Leitor do Blog do Estado fez o seguinte comentário

Caro Sr. editor,

A temática do Turismo é realmente debatida em nossa cidade. Não é algo que começou recentemente. Essas discussões são bastante antiga, cerca de 10 anos atrás, quando o Turismo despontou como um grande cenário de investimento, principalmente no que diz respeito ao turismo das praias e o ecoturismo.


Optei em cursar a faculdade de Turismo, por pensar que o cenário vantajoso no qual se propagava me garantisse subsídios para exercer a profissão, porém hoje sou Bacharel em Turismo, e durante o meu tempo de academia em uma determinada instituição da cidade o que mais se fazia eram discussões, prognósticos, diagnósticos e relatórios, em todas as esferas do governo. E quando vejo esse tipo de notícia(não que eu seje pessimista), mas observo isto apenas como mais um grande "blá-blá-blá" para se mostrar que se está fazendo algo em prol do desenvolvimento do Turismo.

Atualmente vejo o Turismo como uma "bomba", na qual ela explode, cria uma grande fumaça desencadeando a conseqüência da explosão e depois ficam apenas as cinzas, e o cenário do Turismo em nossa cidade é este.

Vivemos apenas de cinzas, de profundas discussões mas de nenhuma ação efetiva para desenvolver atividade.

E é por isso que atualmente estou mudando de foco, não pratico a atividade que tive os conhecimentos técnicos por não ver uma luz no fim do túnel, para procurar novos ares e buscar algo que me propicie benefícios, pois fiz um investimento na área do turismo, porém não tenho o retorno do investimento, e por isso largo a atividade de Turismólogo para desempenhar outra atividade que me possa almejar algo no futuro.

Clube não pode ficar refém de treinador ou jogador

Antenor Pereira Giovannini

Sr Editor

Interessante notar que nessa categoria profissional basta ter atingido algum sucesso, o profissional na renovação de contrato faz pedidas absurdas extrapolando o bom senso, querendo se alicerçar no êxito conquistado.

Porém a vida continua e novos desafios aparecem. Tal qual uma empresa. Uma boa negociação, uma boa venda com margem não trazem ao executante da tarefa aumentos substanciais em cima do seu papel.

Quando muito pode haver um premio, um reajuste, mas nada que abale a estrutura da empresa. No esporte é a mesma coisa. O ganhar o campeonato, ou tirá-lo de uma situação de risco não o credencia a exigir salários absurdos em função ao objetivo contratado,haja visto que sua função era exatamente essa e foi regiamente remunerado.

O caso do técnico do S. Raimundo não difere do Andrade do Flamengo ou do Cuca do Fluminense. Ou seja, os clubes estão propondo remunerações dentro dos limites do clube e aliás muito bem remunerados, para que renovem seus contratos, mas o ganhar o campeonato ou tirar o time do rebaixamento os fazem pedir salários absurdos, gerando instabilidade e normalmente a troca de treinador. Esses senhores não são o espetáculo. Não são eles os responsáveis pelo exito dos clubes. São componentes de uma engrenagem de uma fábrica onde desde a entrada da matéria prima até saida do produto final todos tem uma participação importante e portanto não é uma peça que faz a máquina toda funcionar.

Que o S. Raimundo, o Flamengo, o Fluminense e os demais clubes que estão na base de pinico na mão em termos financeiros usem muito mas a cabeça do que o coração e tratem o assunto de forma extritamente profissional. O clube é sempre muito mais importante que um técnico ou jogador. Eles passam e o clube fica. E jamais podem ficar reféns de situações como normalmente se observa em vários clube.

Barbieri é novo técnico do Paissandu

Luiz Carlos Barbieri, gaúcho de Erechim, é o novo treinador do Paissandu. Sua contratação foi confirmada na noite de ontem. Sem grandes conquistas na curta carreira, seu último clube foi o Gama (DF).

Agora, desfez-se o balão de ensaio do técnico Lúcio Santarém, que espalhou a notícia que poderia dirigir o Papão para forçar um aumento salarial junto à diretoria do São Raimundo.

Uepa elimina mais de 80%

No AMAZÔNIA:

Mais de 80% dos candidatos ao Processo Seletivo (Prosel) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram eliminados na segunda fase. Continuam no páreo 6.128 vestibulandos. O resultado divulgado ontem também revela que a pontuação de medicina foi a mais alta, mas a maior concorrência é por educação física vespertino, com 5,68 pessoas por vaga. A última prova do vestibular da Uepa será realizada no próximo domingo, 20.
Exatos 32.999 candidatos fizeram a segunda etapa, mas somente 18,5% alcançaram a pontuação mínima para a classificação. Além deles, outros 3.639 vestibulandos farão prova no domingo, mas estes concorrerão às vagas destinadas ao Programa de Ingresso Seriado (Prise, subprograma XI).
Foram eliminados do Prosel os candidatos que não alcançaram a pontuação mínima geral ou a determinada pela demanda registrada para o curso. A menor pontuação entre os classificados chegou a 40, enquanto a maior foi de medicina, 107.
Apesar dessa classificação por pontos, a concorrência na terceira fase é determinada pelo cruzamento do número de classificados com o de vagas ofertadas. Educação física lidera por ter 142 vestibulandos concorrendo às 25 vagas.
O curso de enfermagem ofertado em Tucuruí é o segundo mais concorrido, com 5,69 candidatos por vaga. Em terceiro aparece letras - língua portuguesa, ofertado em Belém, com 5,55 candidatos por vaga. Na outra ponta, aparecem todos os nove cursos de música, com um candidato por vaga, cada.
A maioria dos cursos teve concorrência média de cinco candidatos por vaga. A lista de aprovados, além da situação de cada curso e dos candidatos candidatos classificados podem ser consultadas no endereço eletrônico www.prodepa.psi.br/uepa/vest/lotacao/resultadofase12.cfm.
A Uepa ofertou 2.536 vagas nos cinco campi da capital e 15 núcleos do interior, nas áreas de educação, saúde e tecnologia. A prova da terceira etapa será realizada das 8 às 13h do próximo domingo, em Belém e no interior, trazendo uma redação e 54 questões objetivas de conhecimentos gerais.
A coordenação adverte que os candidatos devem devem chegar aos locais de prova com uma hora de antecedência, tendo em mãos o comprovante de inscrição, um documento de identidade e uma caneta azul ou preta para o preenchimento do cartão-resposta.
Quem não estiver com seu comprovante poderá procurar a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da universidade, que fica na rua do Una, 156, entre Djalma Dutra e José Pio, no Telégrafo, para obter o documento. A DDA funciona de 8 às 14 horas.