terça-feira, 5 de julho de 2011

UFOPA instala grupo de estudo sobre a criação do estado do Tapajós



Nesta quarta-feira, dia 6 de julho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) oficializará a instalação de grupo de trabalho (GT), constituído por docentes, destinado a desenvolver estudos que possam contribuir para melhor discussão sobre a criação do estado do Tapajós, situado na área de atuação da universidade. A instalação oficial do GT acontecerá às 11 horas, no Prédio da Reitoria, situado no Campus Tapajós, bairro do Salé, em Santarém (PA).

De acordo com a portaria nº 1.196, de 30 de junho de 2011, o grupo de trabalho será constituído pelos professores Marcos Ximenes Ponte, Edivaldo da Silva Bernardo, Jackson Fernando Rêgo Matos, Antonia do Socorro Pena da Gama, Sandro Augusto Viégas Leão e Keid Nolam Silva Sousa. A iniciativa visa a produzir levantamentos e diagnósticos que sirvam como subsídio ao plebiscito de consulta à população sobre a divisão do território do Pará para a criação de outra unidade federativa, denominada Tapajós, localizado na região Oeste do Estado.(Fonte: Ascom Ufopa)

CPI do Tráfico de Humanos vai ouvir dois empresários paulistas


Estão sendo confirmados os depoimentos na quinta-feira (07), às 14h30min, na Alepa, de dois empresários paulistas, Marcos Vinícius Cardoso Moura e Daiane Flávia Silva, com atuação ns municípios da Baixada Santista, que trabalham na contratação de jovens jogadores de futebol do sul e sudeste do Pará. 

No portifólio de Daiana encontram-se os quatro garotos aprendidos na ocasião em situação irregular e vivendo em condições insalubres em uma casa em Praia Grande (SP). Ela detém a guarda dos meninos que estão jogando futebol na Portuguesa Santista, por procuração assinada pelos pais, com a devida anuência do promotor da Infância e Juventude daquele município, localizado na baixada santista. 

Entretanto, o agenciador desses talentos, Ronildo Borges de Souza (o Batata), mandou informar que não vai poder vir para depor. Souza é paraense e treinador da categoria sub-15, da Briosa paulista.

Obliquidades anômalas na OAB do Pará

Parsifal Pontes 

shot013

 

O imbróglio envolvendo a venda, pela seção do Pará, do prédio onde funcionava a subseção da OAB de Altamira, supostamente por preço muito abaixo do mercado, para o advogado Robério D’Oliveira, tem todos os ingredientes para que os advogados façam passeatas e colham assinaturas para uma CPI no Conselho do Casarão.
Aconselha-se, idem, que o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, colha assinaturas para a prisão sumária dos envolvidos na operação e o respectivo sequestro dos bens dos mesmos.
Urge, ainda, chamar a comissão proposta pelo deputado federal Claudio Puty, para uma sessão sobre o assunto, pois, segundo o que estou sendo informado, a coisa se deu com a mesma mentalidade dos mal feitos que se apuram na ALEPA: conveniências que de tão oblíquas se resultaram em completas anomalias.
Aguardem, para o final do dia, uma postagem com algumas meadas deste fio.

MRN participa da 28ª Feira Agropecuária de Oriximiná


A partir deste sábado, 9 de julho, o município de Oriximiná realiza sua tradicional Feira Agropecuária, 28ª Expofama, com apresentações culturais, provas com temática rural, leilões de gados, shows sertanejos e visitação de estandes. A programação segue até o dia 17 de julho, no Parque de Exposições do município.

A Mineração Rio do Norte (MRN) será uma das participantes da Feira, apresentando em seu estande o projeto Agricultura Familiar, que incentiva a produção de frutas, legumes, verduras e produtos regionais de maneira sustentável por famílias de pequenos produtores rurais da região. A empresa oferecerá, ainda, mini-cursos gratuitos com vagas limitadas sobre os temas “Noções Básicas de Piscicultura” e “Uso de Sistemas Agroflorestais em Áreas Alteradas”, ministrados por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER Pará.

Encerrando a programação, no dia 17 de julho, será realizado o Rodeio Regional, a partir das 20h.(Fonte: Ascom MRN)

Flávio Goiano é o novo técnico do São Raimundo


A diretoria do São Raimundo anunciou no inicio da tarde de hoje, a contratação de Flávio Goiano para ser o comandante da equipe no Campeonato Brasileiro da Série D.
O ex técnico do Pantera, Charles Guerreiro se disse surpreso com a sua demissão. Charles Guerreiro está analisando duas propostas e espera anunciar em breve o seu futuro.
Com a saída de Sinomar Naves, que foi para o Remo, o presidente do Independente Deley Santos, já entrou em contato com Charles Guerreiro. Outro clube que entrou em contato com o técnico, foi o Duque de Caxias, do Rio Janeiro, atual lanterna da série B do Campeonato Brasileiro.
(Sandro Galtran/DOL)

Banpará reduz taxa de juros para servidores

Desde o dia 1º deste mês os cerca de 100 mil servidores públicos estaduais contam com a redução nas taxas de juros cobradas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará). As tarifas que antes variavam de 1,8% a 3,6%, com o prazo de apenas 72 dias, agora variam de 1,5% a 1,8% ao mês com prazos de até 100 meses para o pagamento.

O presidente do Banpará, Augusto Sérgio Amorin Costa, explica que o banco pratica taxas competitivas em relação aos demais bancos e em alguns casos, segundo ele, elas ficam abaixo das praticadas pela concorrência. “Reduzimos nossas taxas de juros e ampliamos os prazos para o empréstimo consignado a servidores do Estado”, ressalta.

Prestes a completar 50 anos de existência, o Banpará anuncia outras medidas, como as novas linhas de crédito. “Teremos foco especial no público de Pessoa Jurídica, com linhas específicas. Deveremos inaugurar em Belém, também para esse público, uma agência personalizada para atendimento exclusivo desses clientes".

Todas essas ações ocorrerão simultaneamente ao plano de expansão do Banco. “Pretendemos expandir nosso campo de atuação, levando nosso atendimento para pelo menos mais 28 municípios onde ainda não estamos presentes, contribuindo, desta forma, para inclusão bancária da população do Estado e democratizando o crédito”, garante o presidente.

Portabilidade - Apesar de estar prevista para janeiro de 2012, na prática a portabilidade foi antecipada, uma vez que foi concedida a outros Bancos a possibilidade de ofertar empréstimo consignado aos funcionários públicos do poder executivo. “Diante disso iremos acelerar o aprimoramento de nossos processos internos, atualizando nossos produtos e serviços, visando torná-los mais atrativos. Priorizaremos a qualidade do atendimento e reforçaremos a imagem do Banpará como um banco genuinamente paraense, que gera renda e reverte seu lucro em prol do estado do Pará”, finaliza o presidente do Banpará.( Texto: Bruna Campos - Secom)

Coluna do Estado

Jornalismo
Finalmente, o Ministério da Educação reconheceu o curso de jornalismo do IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior). A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de junho. Antes de ser reconhecido pelo MEC, os alunos que finalizaram o curso já estavam sendo registrados pelo Sindicato da categoria. Ou seja, o que vale é o diploma, mas não importa se ele já tem o reconhecimento dos instancias competentes.

ZPE
Durante sua passagem por Santarém, o governador Simão Jatene confidenciou à coluna que uma área próxima ao 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) deverá abrigar as instalações da Zona Processamento de Exportação, que será implantada em Santarém. Os estudos necessários para a criação da ZPE já foram iniciados. Jatene disse que todos os estudos foram realizados e apresentados aos órgãos competentes. Quem está otimista é o empresariado local, com a geração de emprego para toda a região.

Hospital de Mojuí

Sobre Mojuí dos Campos, Simão Jatene disse vai fazer um levantamento de custo sobre a pavimentação de 10km da PA-431. Ele informou que vai colocar para funcionar o Hospital do novo município e trazer para o estado a responsabilidade.

Ocupação no Juá
Um mandado de reintegração de posse deve ser cumprido a qualquer momento sobre a invasão de duas áreas próximas ao lago do Juá e das obras da escola técnica do estado. A família Correa, que se diz proprietária da terra, reclama que a área foi devastada e que os órgãos públicos não estão tomando as devidas providências.

São Pedro
A tradição da procissão de São Pedro, realizada no dia 29 de junho no rio Tapajós, está caminhando para a extinção. Este ano, a frota de barco chegou a pouco mais de oitenta embarcações, a maioria pequenas: como bajaras e lanchas. Em outros tempos, a cidade parava para apreciar a tradição.

Aniversário
O Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura festejará seus 15 anos de fundação neste próximo dia 16 de julho. Mas a festa será antecipada pára os dias 8 e 9 de julho. A Casa Penal foi inaugurada durante o governo de Almir Gabriel em 1996. Atualmente, abriga mais de 500 internos, entre homens e mulheres.

----
Coluna publicada na edição desta semana de O Estado do Tapajós

Lei vai deixar dívida para próximo prefeito pagar

Da redação de O Estado do Tapajós
 
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada na semana passada pela Câmara de Vereadores de Santarém, vai deixar uma dívida de R$ 68 milhões para o próximo prefeito pagar. O montante diz respeito a um empréstimo junto a Caixa Econômica Federal (CEF) solicitado pela Prefeitura Municipal e incluso na LDO. 

"Parece que esse empréstimo pode ter uma carência de dois anos. Ou seja, será pago apenas pelo próximo prefeito, mesmo porque será parcelado. A justiça deverá dizer se essa situação é legal", disse o vereador Erasmo Maia, que teve posição contrária ao empréstimo. "Nós defendemos que a lei fosse cumprida, no máximo poderíamos avançar se os empréstimos fossem pagos no mesmo ano (último ano de governo), a emenda foi rejeitada e nos abstemos de votar pelo artigo, mas quero dizer que é uma questão técnica, não é um debate político", emendou Maia.

A Câmara aprovou também o projeto de lei de autoria do executivo municipal, que trata da autorização do legislativo, para que a prefeitura possa contrair junto a Caixa Econômica empréstimo de aproximadamente R$ 9 milhões, como contrapartida  ao financiamento do governo federal para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A LDO foi fechada em cima de uma previsão de R$ 552 milhões.

O vereador Nélio Aguiar disse que a Câmara deu um cheque em branco para que a Prefeitura possa finalizar as obras do PAC na cidade. "Não vai ter mais desculpa. A Câmara votou pensando na população que está sofrendo há anos com a demora na conclusão dessas obras", disparou Nélio Aguiar.

O vereador Reginaldo Campos (PSB), da bancada de apoio ao governo na Câmara, contra-argumentou Erasmo Maia, dizendo que, "no que se trata do artigo 13 da LDO, com relação à autorização ao município para contrair empréstimo, é consistente com base em lei do Senado Federal, que autoriza os municípios a fazerem investimentos na infraestrutura ". 

Rádio Rural de Santarém, 47 anos


Foto: Blog O Mocorongo

Hoje a Rádio Rural de Santarém completa 47 anos de instalação. A emissora, que pertence à igreja católica, teve sua concessão autorizada pelo presidente Costa e Silva em nome do então arcebispo de Belém, dom Alberto Ramos. A Rádio Rural de Santarém foi implantada pelo bispo Dom Tiago Ryan.