sexta-feira, 1 de junho de 2012

Capa da edição desta semana de O Estado do Tapajós

Clique na  imagem para ampliar.

Encarte de O Estado do Tapajós que circula no V Salão do Livro do Baixo-Amazonas


 
 
 
 
 
 
 
 
   
   
   
   
   
   
   
   
 

 

Santarém recebe Caravana Pro Paz Cidadania

Agência Pará.
Fotos: Silvia Vieira(O Estado do Tapajós)


Emissão de documentos

A população do município de Santarém, no Baixo Amazonas, recebeu na manhã desta sexta-feira, 1º, a Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva, que percorre os municípios da região levando uma série de ações e serviços gratuitos. As equipes do governo já passaram pelos municípios de Almeirim, Prainha, Monte Alegre e Alenquer, beneficiando a população com mais de 200 mil procedimentos na área de saúde e cidadania. Em Santarém, quarta cidade a ser visitada nesta etapa do programa, a meta é realizar 1.280 consultas por dia, além dos atendimentos que garantem a emissão de carteira profissional, carteira de identidade, certidão de nascimento, orientação jurídica, atividades culturais e oficinas voltadas à população. 

Em Santarém, o reforçada às ações de cidadania serão reforçadas, já que um diagnóstico feito pelo governo constatou a existência de uma demanda reprimida nessa área, especialmente no que concerne à emissão de carteiras de trabalho e de identidade. "Reforçamos nossa equipe e nosso material para atender esta procura. Aqui em Santarém emitiremos duas mil carteiras de trabalho, sendo 500 por dia”, afirmou o coordenador da Caravana Pro Paz, Jorge Bittencourt.
Deputado Alexandre Von visita ônibus do Pro Paz

Larissa Marcioliver, 17, chegou cedo à Caravana para garantir sua carteira profissional e ficou satisfeita. “Dá ultima vez que fui tirar minha carteira demorou bastante, é que aqui em Santarém são emitidas somente 40 senhas por dia. Às vezes passamos a noite na fila e a senha não chega para todo mundo. Hoje foi bem mais rápido e mais fácil, estou bem satisfeita. Agora vou correr em busca do emprego, pois carteira eu já tenho”, descontraiu a jovem.

Saúde
Serviço oftalmológico
Por meio da Caravana, a população garante atendimentos médicos nas especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Pediatria, Odontologia, Clínica Geral e Oftalmologia, o serviço mais procurado em todos os municípios do Baixo Amazonas. “A meta do programa é realizar, durante os quatro dias em Santarém, 1.600 consultas oftalmológicas, 1.200 em Cínica Geral, 720 em Ginecologia, 640 em Pediatria, 400 em Cardiologia e 360 em Odontologia. As senhas são distribuídas a partir das seis da manhã. Nossas atividades terminam quando atendemos o último paciente”, destacou a diretora da Rede de Assistências Regionais da Saúde (DDRAR), Rita Facundo, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Expansão
O coordenador da Caravana, Jorge Bittencourt, anunciou ainda que o governador autorizou a aquisição de mais três carretas, além das oito que já existem. O objetivo é reforçar e expandir os serviços à população. A novidade fica por conta dos atendimentos em especialidades, como é o caso da saúde da mulher, que terá uma carreta destinada exclusivamente para esse fim, estruturada para oferecer exames de Raio X, ultrassonografia e mamografia.

A Caravana Pro Paz permanecerá no município até a próxima segunda-feira, 4, disponibilizando mais de 50 serviços diferentes. Os interessados devem procurar a sede do Sesi, localizado na Rodovia Curuá-una, no período de 8 as 17 horas. As senhas para os atendimentos de saúde são distribuídas a partir das 6 da manhã e os atendimentos começam às 8h. Para adquirir a carteira de trabalho é necessário apresentar o Registro Geral (Identidade). Já para a emissão da carteira de identidade é preciso apresentar a certidão de nascimento e para as pessoas casadas, a certidão de casamento.

Edição em PDF de O Estado do Tapajós(25.05.2012)