quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Pontuando - A coluna semanal de José Olivar

Não se pode deixar de elogiar as ações da Prefeita no que concerne a criação e funcionamento do parque da cidade, hoje um local onde muitos fazem uso para caminhadas, passeios, exercícios, etc. Afora alguns pequenos detalhes negativos, aquele logradouro foi fruto de uma ideia brilhante. 

Por outro lado, a ilustre Prefeita peca muito ao não exigir de seu Secretariado mais empenho na limpeza das praias; operação tapa buracos; recuperação de ramais das colônias; desobstrução e recuperação de calçadas em vias públicas, etc. Alter do Chão é outro exemplo de desleixo de gestão administrativa. Várias lâmpadas queimadas; ruas esburacadas; sujeira na praia; além de outros problemas que fazem daquele balneário, não um ponto turístico, mas local sem qualquer manejo do poder público. Que pena!  

Advogados da cidade estão elogiando a conduta de alguns Magistrados lotados em Santarém. É o caso, dentre outros, do Dr. Paulo Evangelista, titular da 4ª Vara Criminal e do Dr. Rômulo, a quem coube a responsabilidade pela 3ª Vara Cível. 

Em razão dos péssimos serviços do transporte coletivo, as Associações de Bairro estão acionando o Ministério Público contra as empresas, buscando providências pelas mazelas que as mesmas vem causando aos usuários. No meio dessas irresignações deve ser incluído o Poder Executivo do Município que não faz as punições cabíveis e devidas.  

Você sabia que os veículos alugados para a Polícia Civil em Belém já foram devolvidos e que são os carros da Polícia Militar que estão fazendo os serviços nas delegacias? Pois é, brevemente, quem sabe, serão devolvidos também os carrinhos da PM!

A COSANPA continua desrespeitando o consumidor, e a falta d'água em Santarém nem é mais notícia. Faltar água é regra, a exceção é ter água nas torneiras. Como pode? Por isso é que estão acionando o Ministério Público para que ele intervenha nessa calamidade.

O PMDB Estadual protocolou no Tribunal Regional Eleitoral, pedido de nova eleição para o Senado, considerando os termos da Lei Eleitoral. O Ministério Público Eleitoral já havia se manifestado anteriormente contra um novo pleito. Vamos aguardar a decisão. 

O Vice Governador, Odair Corrêa vive os últimos momentos do poder e nunca mais terá a oportunidade que teve e não soube aproveitar. Ao contrário, esnobou poder e não cumpriu nada do que prometera. Em Santarém não há ninho para Odair. 

Um novo golpe estão dando na praça, dentro dos Bancos, portanto, muito cuidado. O larápio fica na fila do Banco e se oferece para trocar o cheque por dinheiro de alguém que também quer sacar. Negócio feito, o bandido pega o cheque e preenche com um valor bem mais alto - não se sabe como faz - e aí, saca uma quantia superior à constante do cheque. Uma instituição de peso, em Santarém, foi vítima desse larápio. 

O processo em que Dilma Rousseff foi levada à prisão, na época da ditadura, se encontra a disposição para quem quiser acessá-lo. O Superior Tribunal Militar deliberou nesse sentido. 

As chamadas não identificadas feitas em celulares poderão ser proibidas com a imposição de multa às operadoras de telefonia. Projeto de lei nesse sentido tramita na Câmara Federal, e, segundo o seu autor, tais chamadas facilitam a ação de criminosos detidos em presídios, fazendo extorsões. Segundo o STJ, as escutas telefônicas podem ficar a cargo de outros órgãos que não sejam da Polícia Judiciária. Ou seja, não só a Polícia pode operacionalizar a escuta. 

Os gastos efetuados em cursos de línguas estrangeiras poderão vir a ser deduzidos do Imposto de Renda, caso projeto de lei alterando a Lei nº 9.250/95, seja aprovado.

A Ordem dos Advogados do Brasil vai participar da campanha "Carinho de verdade", promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) contra a exploração sexual no Brasil. A pedido do SESI, a OAB cederá profissionais da advocacia para proferirem palestras e cursos rápidos sobre cidadania e direitos. 

Projetos de criação de novos Municípios no Estado do Pará serão desengavetados para reexame. Dentre tantos, inclui-se o do Curuai, que o vereador José Maria Tapajós está se empenhando para que o mesmo seja aprovado. 

Os Deputados Federais já estão se articulando para que seja aprovado projeto de lei de reajustes de seus próprios salários, pois alegam que os mesmos não tiveram aumento há três anos. Lembramos que um deputado ganha bruto R$ 11.420,21, sem se falar nas verbas suplementares de manutenção de gabinete, passagens, etc.  

Por falar em aumento, os servidores do Judiciário da União estão pleiteando um reajuste em seus salários na ordem de 56%. O Governo já sinalizou que isto é impossível. A vida é assim, enquanto os parlamentares e o Governo brigam para que o aumento do salário mínimo seja bem pequeno, os grandes "escribas" da República já se movimentam para ter um aumento bem grande. E vão conseguir!  

Tramita  na Câmara Federal projeto de lei que garante aos pacientes com doenças crônicas degenerativas (Aids, diabetes, câncer em geral, etc.) receber medicamentos de uso contínuo em farmácias e drogarias comerciais, quando não houver remédios nas farmácias populares. Tomara que seja aprovado. 

As cidades brasileiras (menos Belém, pois não foi aprovada) que receberão jogos da Copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 poderão fazer empréstimos para as obras relacionadas a esses eventos, mesmo que a sua dívida total fique acima da receita líquida real. Medida Provisória de nº 496/10 foi aprovada na Câmara Federal, só faltando agora aprovação no Senado. 

A virada do ano vai trazer alegrias para muitos, especialmente para os eleitores e partidários de Jatene e Helenilson, que poderão iniciar 2011 com um novo Governo e novas esperanças. Também trará tristeza para outros derrotados, que perderão seus cargos e suas influências, principalmente em Santarém, onde haverá mudanças radicais em vários setores da administração pública do Estado. Se preparem! 

A Marinha de Guerra, através da Capitania dos Portos em Santarém, complica a vida dos usuários de seus serviços na medida em que, para tirar a 2ª via de uma carteira de habilitação (Arrais Amador ou outro tipo), exige toda nova documentação, mesmo que tudo tenha sido entregue a poucos dias ou meses para a habilitação inicial. O fato aconteceu comigo e não deixa de ser uma exigência um tanto quanto severa demais, pois bastaria o pagamento de nova taxa já que a documentação está toda arquivada na Capitania. Com a palavra o Comandante. 

Um abraço para o artista plástico Renato Sussuarana leitor assíduo desta coluna.

Cristovam Araújo – Diário de Bordo

Autor de “Olho de Boto” - o poema que, musicado e gravado por Nilson Chaves, é sucesso do repertório musical paraense - Cristóvam Araújo está em Belém para lançar o seu livro de poemas “Diário de Bordo”, em edição da Paka Tatu.

Cristóvam Araújo, radicado no Rio de Janeiro, lançou o seu primeiro livro em Belém, no ano de 1980. Trinta anos depois, ao publicar o seu segundo trabalho, traz registradas na memória de sua vivência as nuances poéticas de sua terra natal.

Nas palavras do autor, “Diário de Bordo” constitui uma seleção do que vivi e escrevi nesses 30 anos em que estou longe de Belém. É um registro das minhas impressões durante esse tempo – essa viagem – do ponto de vista poético”.

Apesar de morar há trinta anos fora do Pará, Cristóvam Araújo manteve ligação constante, apaixonada e inalterada com sua terra natal, sua cultura, seus amigos e seus familiares. O novo livro reúne uma seleção de poemas recorrentes a sua história de vida, ligados a pessoas e símbolos de uma Belém que não sai da sua memória.

O lançamento do livro “Diário de Bordo” ocorrerá no dia 10 de dezembro, em meio a uma tarde/noite de autógrafos e de confraternização com seus amigos de tantas datas. O local será o espaço literário da Fox Vídeo, na rua Dr. Moraes, 584.

Picaretagem social

Lúcio Flávio Pinto

A legenda da foto na coluna social tinha apenas quatro linhas. O espaço só deu para dar o nome da jovem que fazia 15 anos e dos seus pais, em pouco mais de uma linha. As outras três linhas e meia de texto traziam o nome do restaurante onde foi realizada a recepção, do decorador, da modista, do cerimonial e do fotógrafo. A picaretagem nas colunas sociais de Belém, com singular exceção, se tornou explícita e total. No meio de quem realmente é notícia, uma legião de anônimos tornados VIPs graças a milhares de argumentos sonantes.
Para piorar a situação, as colunas sociais se multiplicam como amebas na imprensa local. Viraram epidemia.

Bares lideram poluição sonora em Santarém

Da Redação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente(Semma) recebe cerca de 20 denúncias de poluição sonora a partir das 23h30min da quinta-feira até às 2h30min de domingo. "Num mês totalizam 80 denúncias. Elas vêm de residências que reclamam de vizinhos com som alto, mas a grande parte são moradores que reclamam de bares", informou o chefe de fiscalização da Semma Átila Gomes.

A grande maioria das denúncias é o barulho excessivo de bares. "A maior parte são de bairros periféricos entre eles Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Santarenzinho e a grande Prainha", garante. No qual acrescenta que esses são os mais reclamados. Nas reclamações de vizinhos por som alto, Átila informa que às vezes o problema é pessoal. "Várias vezes chegamos nas residências denunciadas por som alto e percebemos que não está excedendo o limite", explicou.

No caso da Semma encontrar com som além do permitido, a secretaria pega os dados do bar ou residência, e faz a orientação. Se reincidir será notificado com ato de infração. A multa pode chegar até 5 mil reais e o material será apreendido.

A poluição sonora no centro comercial é outro problema que a Semma enfrenta. Diariamente os fiscais recebem de 3 a 4 denúncias devido o volume alto. A reclamação é feita pelos próprios lojistas.

"Toda propaganda volante deve desligar o som numa distância de 100 metros antes e depois do local, que são repartições públicas, escolas, hospitais, asilo, templos religiosos", garantiu Átila. Ele completa que a partir da Igreja de São Sebastião até 100 metros após a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed) - perímetro da Rui Barbosa onde estão localizados órgãos públicos e escolas - não se permite passagem de carros de som. O veículo deve manter o som desligado, mas ele reconhece que alguns motoristas desobedecem a portaria da Semma.

Átila informa que no centro comercial tem aproximadamente 30 propagandas volantes. Ele reconhece que alguns não obedecem à lei. "A Semma está há mais de seis meses no centro fazendo orientações, notificações, e com reincidência multa e material apreendido". Mas ele observa que "poluição sonora provocadas por marcenaria, esquadria, recebemos de 1 a 2 denúncias por mês, quando tem". Esse tipo de reclamação a Semma não tem recebido há alguns meses, segundo informou.

As marcenarias e esquadrias que não possuíam licença ao serem vistoriadas por causa da denúncia de poluição ambiental e sonora foram notificadas. Para obter o licenciamento a Semma utiliza uma tabela da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Ecos do Congresso da ABAV

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com  


Conforme eu havia comentado em artigo que antecedeu o Congresso da ABAV, o tema sobre a diminuição da comissão na venda de passagens aos agentes de viagens pelas companhias aéreas voltaria a ser objeto de ampla discussão. Seguindo a tendência mundial a IATA, entidade que congrega as empresas aéreas internacionais, propõe o fim do pagamento destas comissões.Existe nesta questão o risco de que este custo seja repassado ao consumidor,o que segundo analistas representaria uma bitributação e a séria ameaça da perda de ganho  mais significativa para os agentes, pois muito provavelmente o consumidor faria a opção de utilizar ainda mais as compras online, as quais atualmente já garantem em muitos casos preços mais vantajosos.
Mais uma vez fica patente, a necessidade que tem o agente de viagens de procurar alternativas que lhe permitam manter-se atuante no mercado, é importante que o mesmo busque diversificar sua carteira de produtos e serviços, mantendo-se desta forma atraente ao consumidor e criando alternativas de renda. É preciso assumir de vez o papel de consultor de viagens, e para que isto possa acontecer na pratica, o agente de viagens necessita conhecer cada vez mais o seu cliente de modo a oferecer ao mesmo um produto e serviços que atenda plenamente sua expectativa.A disputa com a internet parece efetivamente perdida no que diz respeito ao quesito preço, resta então o caminho do produto e do serviço de qualidade, ofertado na prateleira das agências, com total conhecimento,informações e domínio do mesmo.Este é o diferencial que o agente de viagens pode e deve ofertar ao cliente e desta forma fidelizá-lo, fazendo com que sua viagem seja inesquecível,prazerosa e cheia de boas recordações.
O agente de viagens deve conhecer a tal ponto seu cliente, que os hábitos, costumes e expectativas devem fazer parte do feeling, a semelhança de procedimento estratégico. Em um dos seminários sobre cruzeiros marítimos, o conselho foi este mesmo:saber exatamente o tipo de viagem que agrada e o que o cliente espera de um programa deste tipo, a meta a ser alcançada é sempre a de superar as expectativas do mesmo.Se o agente consegue alcançar esta meta, ele pode ficar certo de que fidelizou o cliente e de que ele voltará a sua agência para adquirir um novo pacote.
A especialização em determinado nicho de mercado é também outra tendência e alternativa que ganha espaço, pois é capaz de oferecer produto diferenciado, através de profissionais que tenham completo domínio sobre os produtos ofertados.
Outra questão que ficou bem clara neste Congresso, é que a ABAV deve aproximar-se ainda mais dos agentes e estar cada vez mais aberta ás sugestões deles. Há quase que unanimidade na solicitação de maiores investimentos na qualificação dos profissionais do setor.
Não há clima para pensar neste momento em mudar a sede da ABAV do Rio de Janeiro, porém ficou bem clara a necessidade de maior sintonia entre os diversos setores da atividade turística. Um exemplo que causou muitos comentários, é o de que o setor hoteleiro parece não estar em sintonia com um evento desta magnitude e sintonia, pois foi pequeno o percentual de hotéis que prestigiou os agentes através de descontos em suas diárias.

                                                                                                                                             

Hospital Municipal: prédio novo, vícios velhos

Erik L. Jennings Simões

O novo prédio do Hospital Municipal de Santarém construído para realizar os atendimentos de urgência e emergência foi inaugurado às vésperas do segundo turno das eleições majoritárias.  A obra esperada por todos como um marco da melhoria da assistência a saúde da população de Santarém e região já nascia com aquele clima de obra com interesses puramente eleitoral. Correria de última hora e vários materiais e equipamentos emprestados do Hospital Regional foram rapidamente arrumados no novo prédio, para se inaugurar de qualquer forma, pois antes mesmo de nascer o novo pronto-socorro já tinha sua primeira árdua missão de Salvar: tentar reeleger a governadora.  Sua primeira missão fracassou. O pior, continua fracassando na dura realidade de salvar aqueles que realmente precisam, dia após dia.
O prédio é amplo, moderno, bem iluminado e o mais importante: novo! Porém, iniciou os trabalhos sem planejamento e sem a preocupação com a peça mais importante na prestação de assistência a saúde: os recursos humanos.  O mais grave, o prédio novo abriga os velhos vícios de gestão, de infra-estrutura e de equipe médica e de enfermagem.
GESTÃO
Os vícios da gestão dos recursos são caracterizados pelo descontrole do que se compra e do que se gasta no hospital. A lista padrão de medicamentos não é seguida e muito menos atualizada de tempos em tempos. Pode-se notar a falta crônica de medicações como dipirona, decadron, furosemide… E outros medicamentos básicos e baratos que de maneira alguma podem carecer um pronto-socorro.  Não existe um controle de estoque em uso e estoque mínimo de medicação. Quando falta, compra-se ou empresta-se.
Os critérios para remuneração de equipes também não são claros, levando ao desprestígio de uns e favorecimentos de outros, sem levar em consideração a eficiência e resolutividade.  A gestão ainda atua com a velha prática de punir os que criticam e favorecer os que concordam com tudo. Inclusive a própria gestão é punida ou favorecida, de acordo com as relações políticas internas do governo. Até hoje existe o processo de “fritura” de secretários. Ou seja, às vezes o recurso existe, mas alguém mais acima não libera para justamente prejudicar o gestor. No final, quem sente é a população.
 O hospital municipal não é uma unidade orçamentária, sendo tudo centralizado na secretaria de saúde do município. A figura do diretor técnico do hospital só é acionada somente para apagar incêndios, mas não tem liberdade orçamentária para resolver os problemas que estão ali, em sua frente. No final, a desculpa que os recursos são insuficientes não justifica a tamanha falta de condições básicas para assistir alguém doente. Na semana passada, vários leitos da UTI foram interditados pelos médicos, pois não havia remédio para sedar os pacientes entubados.
A gestão comete um grande engano, quando não aproveitou a chegada do Hospital regional, para fazer um bom serviço de urgência e emergência. Ao contrário de fortalecer os serviços de urgência e emergência, o hospital municipal manda cada vez mais, para o regional, os casos que seria de sua competência resolver.
INFRA-ESTRUTURA
A infra-estrutura do novo prédio não contempla o fornecimento contínuo e adequado de oxigênio para funcionar os modernos respiradores que foram adquiridos para a unidade de graves. Até o momento, tem acontecido a velha cena (inadmissível) do familiar bombear manualmente ar e oxigênio para o seu paciente entubado, hora após hora. Além de humanamente humilhante a cena é de uma ineficiência tremenda. Ora se dá demais, ora se dá de menos oxigênio. Já existe queixa no Ministério público de óbito que ocorreu por esta situação.
Os pacientes ficam em salões abertos, sem divisórias efetivas, que nem hospital de campanha, e o trabalho médico é realizado sem nenhuma privacidade para ambos. O novo prédio não dispõe de uma agência transfusional ( banco de sangue) dentro do hospital. O Hemopa é eficiente, mas necessita de tempo precioso para chegar ao hospital, colher a amostra de sangue, ir ao hemocentro e voltar ao hospital novamente com o sangue. Várias vezes o sangue chega só final da cirurgia, comprometendo o resultado.
O centro cirúrgico continua com instrumentais obsoletos, velhos, alguns ainda do tempo do antigo Sesp. Tem cirurgião reclamando que o porta-agulha não segura coisa alguma na hora de dar um ponto. E se esse ponto for fundamental para parar um sangramento, quem será o maior prejudicado?
MÉDICOS, ENFERMAGEM E TÉCNICOS
Os médicos e enfermeiros, em sua maioria não são treinados para atenderem urgência e emergência.  Todos são capacitados, com títulos, currículos, formação acadêmica etc. Mas não têm TREINAMENTO. Estar e ser capacitado é diferente de estar TREINADO. O novo prédio não treinou ninguém. Não existe educação continuada para médicos e enfermeiros. As condutas adotadas no prédio novo são as antigas e muitas vezes ineficientes do prédio velho. Além de tudo, o corpo clínico (os médicos) está desagregado, sem liderança e preso a salários e outros compromissos que os impede de exercerem um direito e um dever de médico, que é denunciar as péssimas condições de trabalho a que estão sujeitos. Até agora nada fizeram para mudar esta situação.
O governo atual tem o mérito de ter tido a iniciativa de construir um novo prédio para pronto-socorro, mas não está tendo a responsabilidade de torná-lo eficiente e realmente novo em todos os sentidos. Saúde não se faz só com prédios e máquinas, mas principalmente com pessoas treinadas e comprometidas em cuidar. Por enquanto, o novo pronto-socorro é apenas um prédio novo, que abriga velhos vícios, muito sofrimento e perdas de vidas que poderiam ter sido evitadas.

Notícia boa, notícia ruim


A prefeita Maria do Carmo revelou ao Blog do Estado que pretende realizar concursos para preencher todas as vagas hoje ocupadas por servidores temporários até o final de seu mandato.

----

A prefeita Maria do Carmo revelou, também, que haverá corte nos gastos de pessoal da prefeitura de Santarém. A folha precisará ser reduzida para se enquadrar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Vem arrocho salarial em 2011.

Crise


O Cadastro Geral de Empregos do Ministério do Trabalho aponta que o saldo de empregos formais em Santarém, durante o mês de outubro foi negativo.

Houve 43 demissões a mais que contratações pelas empresas sediadas no município no mesmo período.