quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bares lideram poluição sonora em Santarém

Da Redação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente(Semma) recebe cerca de 20 denúncias de poluição sonora a partir das 23h30min da quinta-feira até às 2h30min de domingo. "Num mês totalizam 80 denúncias. Elas vêm de residências que reclamam de vizinhos com som alto, mas a grande parte são moradores que reclamam de bares", informou o chefe de fiscalização da Semma Átila Gomes.

A grande maioria das denúncias é o barulho excessivo de bares. "A maior parte são de bairros periféricos entre eles Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Santarenzinho e a grande Prainha", garante. No qual acrescenta que esses são os mais reclamados. Nas reclamações de vizinhos por som alto, Átila informa que às vezes o problema é pessoal. "Várias vezes chegamos nas residências denunciadas por som alto e percebemos que não está excedendo o limite", explicou.

No caso da Semma encontrar com som além do permitido, a secretaria pega os dados do bar ou residência, e faz a orientação. Se reincidir será notificado com ato de infração. A multa pode chegar até 5 mil reais e o material será apreendido.

A poluição sonora no centro comercial é outro problema que a Semma enfrenta. Diariamente os fiscais recebem de 3 a 4 denúncias devido o volume alto. A reclamação é feita pelos próprios lojistas.

"Toda propaganda volante deve desligar o som numa distância de 100 metros antes e depois do local, que são repartições públicas, escolas, hospitais, asilo, templos religiosos", garantiu Átila. Ele completa que a partir da Igreja de São Sebastião até 100 metros após a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Semed) - perímetro da Rui Barbosa onde estão localizados órgãos públicos e escolas - não se permite passagem de carros de som. O veículo deve manter o som desligado, mas ele reconhece que alguns motoristas desobedecem a portaria da Semma.

Átila informa que no centro comercial tem aproximadamente 30 propagandas volantes. Ele reconhece que alguns não obedecem à lei. "A Semma está há mais de seis meses no centro fazendo orientações, notificações, e com reincidência multa e material apreendido". Mas ele observa que "poluição sonora provocadas por marcenaria, esquadria, recebemos de 1 a 2 denúncias por mês, quando tem". Esse tipo de reclamação a Semma não tem recebido há alguns meses, segundo informou.

As marcenarias e esquadrias que não possuíam licença ao serem vistoriadas por causa da denúncia de poluição ambiental e sonora foram notificadas. Para obter o licenciamento a Semma utiliza uma tabela da ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nenhum comentário: