quarta-feira, 20 de julho de 2011

Incra reconhece e delimita território de comunidade quilombola em Santarém


O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quarta-feira (20) a portaria de reconhecimento e delimitação da comunidade remanescente de quilombo Bom Jardim, localizada no Município de Santarém (PA). O documento foi assinado pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa de Lacerda. A autarquia é a responsável pela regularização de territórios quilombolas.

De acordo com a portaria, fica reconhecido e declarado como território da comunidade Bom Jardim uma área de 2.654 hectares. As primeiras comunidades remanescentes de quilombos no Oeste do Pará a receberem tal reconhecimento e delimitação foram Saracura e Arapemã, em julho de 2010.(Fonte: Ascom/Incra)

Programa produzido pela Rádio Rural para rede regional de emissoras ganha prêmio



A premiação vai acontecer hoje à noite durante o 7º Mutirão de Comunicação, no Rio de Janeiro, que acontece no Ginásio da PUC/Rio de Janeiro. A premiação reconhece o mérito dos profissionais e meios de comunicação social que contemplam em suas produções os valores humanos, cristãos e éticos, bem como a linguagem artística e técnica.

A classificação dos trabalhos contemplados por áreas irão receber a premiação assim distribuída:  Cinema – Prêmio Margarida de Prata; Rádio – Prêmio Microfone de Prata; Impresso – Prêmio Dom Helder Câmara de Imprensa; e Televisão – Prêmio Clara de Assis já foram escolhidos pela comissão julgadora.

Na área de rádio, Microfone de Prata na Categoria Entretenimento, o vencedor foi o programa Caminhos da Amazônia, da Rede de Notícias da Amazônia – RNA apresentado por Joelma Viana e Anderleia Oliveira, na Rádio Rural de Santarém, no Pará.

Para Joelma Viana a gestora da RNA  prêmio serve como reconhecimento pelo trabalho realizado e incentivo para cada vez mais a produção do programa seja aprimorada.


O Prêmio Microfone de Prata foi criado em 1989 pela UNDA Brasil, atual Signis Brasil, com o apoio da CNBB. Os demais contemplados de 2011 nesta categoria são:

Categoria Religioso: Programa A Caminho do Reino, da Rádio 9 de julho da Arquidiocese de São Paulo (SP).

Categoria Jornalismo: Programa Jornal da Manhã, da Rádio Educadora AM de Coronel Fabriciano (Minas Gerais)

A gestora da Rede de Notícias da Amazônia, Joelma Viana, vai participar da solenidade de entrega da premiação representando a Rádio Rural de Santarém.

A cerimônia contará com a presença do Padre Fábio de Melo.

Plebiscito: Frentes parlamentares visitam RBA e Diário do Pará

Foto: Miguel Oliveira

Plebiscito: Frentes parlamentares visitam SBT e TRE


Fotos: Miguel Oliveira

Plebiscito: Frentes parlamentares visitam veículos e imprensa de Belém




Os deputados federais Lira Maia(DEM), Giovani Queiroz(PDT) e Asdrúbal Bentes(PMDB) e mais os deputados estaduais Airton Faleiro(PT), Alexandre Von(PSDB) e Antônio Rocha(PMDB) iniciam pelo jornal O Liberal a maratona de visitas aos veículos de comunicação de Belém para convidar a imprensa para o lançamento das frentes Pro-Carajás e Pro-Tapajós, amanhã, no salão Karajás, do Hilton Hotel. Foto: Miguel Oliveira

Presidente da Subseção da OAB de Altamira será ouvido em Belém

O presidente da Subseção de Altamira da Ordem dos Advogados do Brasil, Otacílio Lino, já tem data para ser ouvido pelo comissão de sindicância do Conselho Federal, que virá a Belém para investigar o angu em que se transformou a venda de um imóvel.
Lino apresentará sua versão dos fatos em Belém, no dia 28 deste mês, quinta-feira da próxima semana, perante a corregedora-geral da Ordem, Márcia Melaré, e dos dois outros membros da comissão, os advogados Francisco Anis Faiad, do Mato Grosso, e José Alberto Simonetti, do Amazonas.

Além de Lino, também serão ouvidos na mesma data os advogados Oziel Mendes e Norikó Shimon, respectivamente secretário-adjunto e tesoureira da Subseção de Altamira.(Espaço Aberto)

Lideranças do Tapajós e Carajás fazem lançamento de frentes em Belém

Por Miguel Oliveira:

Lideranças e coordenadores do movimento pela criação dos estados do Tapajós e Carajás iniciam hoje, em Belém, uma porgramação que culminará com o lançamento de frentes que vão liderar a campanha pela redivisão do Pará.
Hoje à tarde, haverá visita aos meios de comunicação da capital: Jornal O Liberal, às 13 horas; SBT Pará, às 14h30; Diário do Pará, às 16h30 e TV Record, às 18h30. Ainda à tarde, lideres do movimento farão uma visita de cortesia ao Tribunal Regional Eleitoral(TRE).
À noite, os deputados estaduais e federais favoráveis à redivisão do estado se reúnem durante um jantar.

Amanhã, durante café da manhã com jornalistas, no Belém Hilton Hotel, haverá o lançamento oficial das frentes que atuarão na coordenação da campanha do plebiscito do Tapajós e Carajás.