terça-feira, 9 de março de 2010

Jatene faz palestra na Faepa


Para o ex-governador do Pará Simão Jatene, a superação dos desafios que envolvem o desenvolvimento do Pará pressupõe a formação de um pacto que leve a sociedade a trabalhar em conjunto para a resolução dos problemas. Essa foi a linha central da palestra que Jatene apresentou, na tarde de ontem,9, durante o Ciclo de Debates Tudo pelo Pará, promovido pelo Instituto Alerta Pará, da Federação da Agricultura (Faepa).

Leia matéria completa aqui.

Ana Júlia Carepa é homenageada pela OAB

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a governadora Ana Júlia Carepa recebeu o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados aos direitos dos cidadãos e da cidadania, emitido pela Ordem dos Advogados - Seção Pará, entregue pelo presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, durante solenidade promovida pela OAB/Pará na noite dde ontem.

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon Alves, a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargadora Raimunda do Carmo Noronha, e a delegada-diretora da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Alessandra do Socorro, foram algumas das 17 mulheres homenageadas.

Leia a matéria completa aqui: http://tl.gd/f4ovn

Pai que matou filha em Porto Trombetas não lembra do crime

O depoimento da agricultora Maria Lopes, 60, avó de Railane Santos da Silva, de 14 meses, morta com golpe de terçado na cabeça no município de Oriximiná, deixou claro os motivos que levaram o pai da criança, Raimundo Pereira da Silva, 28, a dividir a cabeça da filha em duas partes, na sexta-feira, 6. O acusado nega a autoria do crime. Diz não lembrar do que aconteceu. Ele continua em uma cela da Delegacia de Oriximiná.
A sogra conta ainda que, ao perceber que o genro ia pegar o terçado, guardado em baixo da mesa, pediu para que não apanhasse a arma e questionou com ele o porquê que todas as vezes que consumia bebida alcoólica, agredia a esposa. Sem nada responder, Raimundo começou cortando a parede de pau-a-pique e ainda deu um golpe na mesa, onde estava a filha. “Quando ele viu o sangue da criança tentou correr e foi nesse momento que peguei um pedaço de pau e bati no braço dele, que quebrou. O amarrei até a polícia chegar”, esclarece Maria Lopes.
(Com informações do Diário on line)

Hospital Regional de Santarém recebe primeiro caso suspeito de gripe suína


O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará – Dr. Waldemar Penna recebeu na manhã desta terça-feira (09) o primeiro caso suspeito de contaminação por Influenza H1N1., a gripe suína

A paciente foi encaminhada pelo Hospital Municipal e encontra-se internada na UTI Adulto com um quadro clínico grave e sobre sedação medicamentosa.

A Vigilância Epidemiológica coletou o material para realização do exame no Instituto Evandro Chagas (ING) em Belém. A previsão é que nos próximos sete dias o laudo esteja disponível.
(Fonte: HRBA)

Campanha contra escalpelamento será lançada quinta-feira em Belém

Brasília – O Governo Federal lança, dia 11 de março, em Belém, a campanha de prevenção aos acidentes com escalpelamentos que vitimam especialmente mulheres e crianças, quando seus cabelos são arrancados pelos eixos das embarcações que usam motores adaptados para a navegação.
Estima-se mais de 1,5 mil vítimas na Amazônia.
Segundo informação do Gabinete Pessoal do Presidente da República, o evento lançará duas campanhas simultâneas com a finalidade de reduzir este tipo de acidentes. Uma é a cobertura dos eixos das embarcações, realizada pela Marinha do Brasil. De 20 a 25 de março, a ação ocorrerá em Breves, no Pará, e na 2ª quinzena de abril será em Santana, no Amapá. As coberturas feitas em metal serão financiadas por meio de parceria com o Banco da Amazônia S.A. – BASA, Petrobrás e Transpetro.
Na próxima semana, deve chegar à Câmara dos Deputados o projeto de lei que institui uma linha de crédito diferenciada para que os ribeirinhos possam trocar os motores e adequar as embarcações. O projeto precisa ser debatido e aprovado na Câmara e no Senado Federal antes de virar lei e entrar em vigor.

As Eleições de Mojui

José Olivar:

Há divergências interpretativas do que preceitua o inciso I, do art. 29, da Constituição Federal, que manda que as eleições de Prefeito e do Vice se façam num pleito simultâneo em todo o território nacional, levando-se em consideração a situação sui generis do novo Município de Mojui dos Campos.

O Ministério Público quer a aplicação ao pé da letra do que diz a Carta Constitucional. Ou seja, suspender o pleito por força do dispositivo citado.

Outros entendem que por ser um Município novo, o tratamento deve ser diferenciado.

Fico com a última corrente!

Botafogo x Santos abre o Brasileirão

O tradicional clássico Botafogo x Santos será o jogo de abertura do Brasileiro-2010, às 18h30 do dia 8 de maio. No domingo, outro clássico, Flamengo x S. Paulo, às 16h, é o principal destaque da programação. A CBF divulgou hoje a tabela da competição.

Confira a primeira rodada do Campeonato Brasileiro:

Sábado, 8 de maio de 2010:
18h30 – Botafogo x Santos
18h30 – Atlético-GO x Grêmio
18h30 – Palmeiras x Vitória

Domingo, 9 de maio de 2010:
16h00 – Flamengo x São Paulo
16h00 – Atlético-MG x Vasco
16h00 – Internacional x Cruzeiro
16h00 – Corinthians x Atlético-PR
18h30 – Ceará x Fluminense
18h30 – Guarani x Goiás
18h30 – Avaí x Grêmio Prudente

Conscientização ambiental é tema de ação em Porto Trombetas

Quem vive lado a lado com a floresta e tem como opções de lazer os passeios de barco ou o mergulho em igarapés precisa pensar o tempo todo em preservação ambiental. E quando soma-se a isso a responsabilidade de morar em uma área certificada internacionalmente em gestão ambiental o compromisso torna-se ainda maior.

É pensando nesse compromisso que a Mineração Rio do Norte (MRN) promove nesta semana, dias 10 e 11 de março, uma série de palestras voltadas à conscientização dos moradores da vila de Porto Trombetas sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Trata-se da ação “Conscientização ambiental: vamos preservar essa ideia”, que tem como objetivo reforçar entre a população local quais são os cuidados necessários para que a vila residencial, que assim como a empresa, é certificada desde pela norma ISO 14.001, mantenha seu compromisso com as questões ambientais.

A ação tem como objetivo envolver toda a comunidade do núcleo residencial da MRN, que conta com cerca de seis mil moradores, entre funcionários da mineradora de bauxita e de suas empresas contratadas, donas de casas e estudantes. Na prática, todos terão a oportunidade de reciclar seus conhecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, já que a rotina da vila já inclui ações como coleta seletiva de lixo, preservação de igarapés, cuidados com animais silvestres, entre outras ações que são repassadas pela empresa dentro de sua Política de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Entre os convidados para levar o recado da conscientização à comunidade está um grupo de empregados do Departamento de Processo e Laboratório da MRN, que por meio de ação voluntária produziu sacolas ecológicas retornáveis para serem utilizadas no lugar de sacolas plásticas no comércio local, prática que já vem sendo adotada por alguns moradores que abraçam a causa da preservação.(Fonte: MRN)

Vereador chama colega de 'chifrudo' e causa briga na Câmara


O vereador de Águas de Lindóia Edson Âmbar chamou de “chifrudo” nesta segunda-feira (8) o presidente da Câmara Municipal, Joel Raimundo de Souza, durante a sessão desta segunda-feira (8) na cidade localizada a
170 km de São Paulo. O insulto ocorreu diante das câmeras de TV. Houve confusão e briga entre os vereadores. A Polícia Militar foi chamada para intervir na questão.

O motivo da discussão foi a tentativa de dar posse a um aliado político de Âmbar. Ismael Rieli (PMDB) recorreu à Justiça para assumir uma cadeira na Câmara, que tem 9 vereadores. Ele pretendia tomar posse com base em uma sentença do Tribunal de Justiça, que supostamente reconhece o direito dele à uma das 2 cadeiras adicionais que vêm sendo pleiteadas desde a eleição de 2008.

O presidente da Casa disse ter em mãos um documento do conseguido junto Ministério Público de São Paulo para adiar a posse até o julgamento definitivo do caso. Souza e outro vereador envolvido na briga tiveram ferimentos leves e fizeram exame de corpo de delito. As informações são do G1

Sisu: selecionados em última etapa podem matricular-se a partir de hoje


Os estudantes selecionados na terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem procurar, a partir desta terça-feira (9), as instituições de ensino para onde foram escolhidos para fazer a matrícula. Sem validar a inscrição, o candidato perde a vaga. O prazo para a matrícula vai até sexta-feira (12).

Foram 21.457 aprovados nessa etapa. Após esse período, as vagas que não forem ocupadas serão preenchidas por meio de uma lista de espera. Os interessados em participar dessa lista devem fazer a opção no sistema, também no período de 9 a 12 de março.

A partir do dia 14, o Ministério da Educação divulga a relação dos estudantes classificados. Os selecionados nessa última etapa terão entre os dias 15 e 16 de março para fazer a matrícula na instituição de ensino. As informações são do G1

Super-deputado

O deputado Antônio Rocha(PMDB) além de patrono da candidatura de Maria do Carmo à prefeitura de Mojuí dos Campos, seu principal financiador é, também, seu único cabo-eleitoral entre os peemedebistas santarenos.

Os vereadores do partido não estão mergulhados na campanha em Mojuí, muito embora Maurício Corrêa tenha ido ao comício realizado no último sábado, naquela vila.

Depois de Rocha, a principal estrela do partido, o presidente da Câmara, vereador José Maria Tapajós não dispõe de tempo para fazer campanha porque aproveita para o final de semana para cuidar de seus negócios na região do Tapajós, atividade que praticamente abandonou no ano passado por causa da interinidade na prefeitura e por motivos de saúde.

Quem agradece penhoradamente a tibieza peemedebista é a dupla Jailton/Juvenal.