segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Inscrições abertas: 10o Festival da Canção de Porto Trombetas

Músicos de todo o Brasil podem se inscrever para a décima edição do Festival da Canção de Porto Trombetas (FECAN), que será realizado no período de 25 a 27 de novembro. A premiação inclui a gravação de um CD ao vivo para os finalistas. 
Confira todas as informações, a ficha de inscrições e o regulamento no site www.festivaisdobrasil.com.br. O FECAN é uma iniciativa do Mineração Esporte Clube, com apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) e de suas empresas prestadoras de serviços em Porto Trombetas. Inscrições até o dia 29 de outubro. Participe!(Assessoria da MRN)

Forro da emergência PSM de Santarém desaba por causa da forte chuva



O forro do setor de emergência do Hospital Muncipal de Santarém desabou na manhã de hoje depois que o telhado do prédio foi atingido por ventos fortes.

A repórter Aritana Aguiar conta que por causa do destelhamento, a água da chuva penetrou rapidamente na parte superior da estrutura. Como peso da água o forro desabou, provocanco pânico entre os 23 pacientes que se encontravam no local.


Apesar do susto, ninguém se feriu. O local esta interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Neste ano, é o segundo incidente ocorrido no PSM. Em março, a queda de uma maloca provocou a morte de duas pessoas e o ferimento de outras sete.

No Pará, petista e tucano sobem o tom na reta final

AE - Agência Estado
 
A troca de acusações entre os candidatos ao governo do Pará Ana Júlia Carepa (PT), que tenta a reeleição, e Simão Jatene (PSDB) subiu de tom na reta final da campanha. Para tentar reverter nos últimos dias da disputa a vantagem de 20 pontos do tucano, a governadora escalou seu mais novo aliado, o ex-governador Almir Gabriel, de 78 anos, fundador do PSDB no Estado.

Gabriel culpa Jatene pela derrota nas eleições de 2006 para a própria Ana Júlia: "O preguiçoso vai perder a eleição para a Ana Júlia", diz num vídeo gravado especialmente para o horário eleitoral.

Jatene tem evitado polemizar com o ex-padrinho, mas diz a amigos que Gabriel "está doente". Apesar dos ataques, o tucano diz que ainda nutre "respeito e admiração" pelo hoje adversário. O tucano prefere concentrar seus disparos em direção à governadora, acusando-a de deixar a saúde pública no "caos" e de ter aumentado em 10% o índice de pobreza no Estado. 

"A governadora gosta de deturpar números para mentir à população, mas as pessoas estão vendo que o discurso dela se contrapõe à realidade", alfineta Jatene. Carepa também bate, afirmando que o tucano deixou de comparecer a uma reunião de governadores da Amazônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, para "ir pescar em área proibida". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Asfalto eleitoral


Há notícias de que ruas asfaltadas em Alter do Chão tiveram problemas de erosão por causa da forte chuva de ontem à tarde.

Em Santarém, avenida Sao Sebastião começou a ser reasfaltada sábado.

Será que esse asfalto eleitoral vai ser derrotado pelas chuvas?

A conferir.

Programa de Educação Ambiental da BR-163 promove Oficinas e Seminários Temáticos

Os Programas Ambientais da BR-163, por meio do Programa de Educação Ambiental, estão realizando até o dia 6 de novembro nos municípios às margens do trecho em obras da rodovia, mais um ciclo de Oficinas para Agentes Comunitários e Seminários Temáticos. Neste período as atividades serão realizadas nos municípios de Rurópolis, Trairão e Itaituba.  


O objetivo das Oficinas, que foram ministradas entre os meses julho e setembro nos municípios de Novo Progresso, em Moraes de Almeida (distrito de Itaituba) e em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, é capacitar a comunidade residente no entorno do trecho em obras da BR-163 a gerir seus recursos naturais, bem como informá-la sobre o andamento das obras e impactos gerados. Ainda, serão abordados temas como a incidência de queimadas e combate ao desmatamento.

Já o objetivo dos Seminários Temáticos é abordar assuntos que sensibilizem os usuários da rodovia e comunidade do entorno a adotar posturas de conservação ambiental considerando o desenvolvimento e crescimento dos municípios a partir da pavimentação da rodovia. 

As Oficinas têm duração de quatro horas e os inscritos receberão material informativo sobre os 21 Programas Ambientais da BR-163 e participarão de sorteio de bonés do Projeto. Os Seminários Temáticos têm duração de duas horas.


Rurópolis
Oficina de Capacitação – dia 24 de outubro, de 14 às 18h na comunidade situada no km 85
Seminário Temático – dia 25 de outubro, de 19 às 21h na comunidade do km 85


Trairão
Oficina de Capacitação – dia 27 de outubro, de 14 às 18h no Auditório da Escola Instituto de Educação
Seminário Temático – dia 3 de novembro, de 19 às 21h, também no Auditório da Escola Instituto de Educação

Itaituba
Oficina de Capacitação – dia 5 de novembro, de 14 às 18h, na Escola Municipal Francisco de Barros, km 30 – Campo Verde
Seminário Temático – dia 6 de novembro, de 19 às 21h, também na Escola Municipal Francisco de Barros, km 30 – Campo Verde

Depois de 45 dias, volta a chover em Santarém

A incrível história do chinês Poon Lim, o náufrago que sobreviveu 133 dias à deriva antes de ser resgatado

Por Eduardo Rey

O roteiro da viagem de Poon Lim
133 dias sozinho em alto-mar

O marinheiro chinês Poon Lim pode ser considerado o "Pelé" dos náufragos, após sobreviver com muita criatividade e perspicácia à deriva por 133 dias no Oceano Atlântico, ao largo da Costa do Nordeste e Amazônia brasileira.

Poon Lim ANTES e DEPOIS de sua aventura

Lim nasceu em 1917 na ilha de Hainan, no Sul da China, um local paradisíaco, que se parece mais com os mares do Sul do que com o caos das metrópoles chinesas que conhecemos.

Hainan, onde os "mares do sul" encontram a China...


O ano era 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, quando os "U-Boats" alemães e "Destroyers" americanos  infestavam os mares, e mesmo navios mercantes considerados suspeitos eram abatidos sem cerimônia.Muitos navios brasileiros também foram afundados neste período.

Mapa de navios brasileiros afundados durante a 2a Guerra


Em Novembro de 1942 alistou-se como membro da tripulação do navio mercante britânico Benlomond, que partiu da Cidade do Cabo em direção à Guiana Holandesa. 


O navio mercante inglês Benlomond
Tripulação: 54 Passageiros
53 Mortos e 1 Sobrevivente


Devido ao mau tempo em sua travessia rumo às Américas, o navio desviou-se de sua rota original e chamou a atenção do comandante alemão Carl Emmermann, do U-Boat-172. No dia 23 de Novembro de 1942, enquanto Poon Lim estava descansando em uma das cabines de serviço, sua embarcação foi torpedeada "preventivamente".


O Comandante alemão Emmermann 
O Benlomond foi apenas um dos 26 navios que ele afundou durante a 2a Guerra

Contando com a sorte de estar no lado oposto ao local onde o torpedo atingiu o navio, Lim teve tempo de colocar um salva-vidas e nadar o mais rápido possível para evitar a enorme sucção provocada pelo afundamento do Benlomond.

Horas depois, encontrou uma das precárias balsas de emergência que resistiram ao naufrágio, contendo 30 litros de água, um pacote de biscoitos navais, 2 barras de chocolate, 2 torrões de acúcar, algumas tigelas, um sinalizador e uma lanterna. Poon Lim não sabia, mas esta seria sua casa pelos próximos 132 dias.

A "casa"de Poon Lim durante 133 dias (reconstituição)


Durante os primeiros dias a esperança era grande de um rápido resgate, e Lim passava os dias procurando sinais de embarcações, aeronaves ou terra. 

Na quarta semana Lim encontrou e resgatou em alto mar um pedaço de lona e uma corda com a qual construiu um abrigo contra o sol escaldante que estava tostando sua pele. 

Este foi o último golpe de sorte: agora era a vez da inteligência entrar em ação..

Com a corda encontrada no mar e roendo a mola da lanterna já inútil, construiu um anzol. Usou como isca o último biscoito e conseguiu pescar uma sardinha, que serviu de isca para peixes maiores.

Biscoito Naval: feito prá durar, e não para ter gosto bom...

Porém, as vísceras e restos de peixe que ficavam sobre a balsa apodreceram e começaram a tornar até a respiração de Lim difícil. Mesmo sabendo que aquilo poderia lhe causar problemas, teve que jogá-las ao mar. O "banquete" atraiu dezenas de tubarões que ficaram durante dias rodeando a balsa, afastando qualquer peixe nas imediações, impedindo-o de pescar.

Foi quando ele percebeu que precisaria pescar um tubarão...

Tubarão: um dos itens do menu de Lim

Fez um anzol maior com um dos pregos da balsa e usou a última cabeça de peixe como isca. Conseguiu puxar para a balsa um  tubarão que serviu de alimento durante vários dias.

Até a 12o semana, as chuvas haviam colaborado, e Lim  conseguia matar a sede capturando água da chuva nas tigelas, mas uma seca terminou com a água. 

Foi quando ao observar os pássaros que rodeavam a embarcação devido ao cheiro de vísceras de tubarão, teve outra idéia genial...

Gaivota: parte da dieta no final da viagem

Usando restos de algas e plantas marinhas do fundo da embarcação, construiu um "aconchegante" ninho, e quando a primeira gaivota pousou na balsa, matou-a a dentadas, bebeu seu sangue e consumiu sua carne.

No dia 133, finalmente Lim foi resgatado por um pequeno navio de pesca brasileiro, e seguiu para Belém do Pará. Assim terminava uma das mais fantásticas histórias de perseverança e inteligência que se tem conhecimento.

Belém do Pará na década de 40
Destino após o "resgate"

As Marinhas da Inglaterra e Estados Unidos ouviram detalhadamente toda a história e incluíram muitas das idéias de Lim em seus Manuais de Sobrevivência.



Lim recebeu muitas honras, inclusive uma autorização para viver nos Estados Unidos, em uma época em que as imigrações chinesas estavam proibidas naquele país. Faleceu em 1991 com 74 anos, no Brooklin.

A escritora Ruthanne Lum McCunn escreveu um livro de muito sucesso sobre sua história, chamado "Sole Survivor". 




Fontes: