segunda-feira, 7 de junho de 2010

Presidentes da Cosanpa e Cohab entregam os cargos

O presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro, e o presidente da Cohab, Geraldo Bitar , entregaram na tarde desta segunda-feira (7) ao governo os cargos que ocupavam nos dois órgãos estaduais e que eram da cota do PMDB por conta da aliança feita com o PT em 2006. Os dois cargos, segundo fontes do governo, não serão imediatamente preenchidos por novas nomeações e devem ser ocupados por interinos.

A ordem para que Ribeiro e Bitar entregassem a presidência dos dois órgãos foi decidida pela direção estadual do PMDB. Ainda falta entregar as direções do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) e Centro de Hemoterapia do Pará (Hemopa) para que o partido desembarque definitivamente do governo. Estas mudanças devem acontecer nesta terça-feira (8)

Procurado pela reportagem do Diário Online, o ex-presidente da Cosanpa, Eduardo Bitar, preferiu não comentar sobre a entrega do cargo, disse apenas que o fato aconteceu após um conversa com a governadora Ana Júlia Carepa. "Foi uma honra ter participado desse governo. Tenho certeza que a Cosanpa está muito melhor do estava há três anos", concluiu. Já o ex-presidente da Cohab, Geraldo Bitar não foi encontrado.(Diário Online)

Transparência cristalina na sexta-feira

A prefeita Maria do Carmo manda avisar ao Blog do Estado que o portal da transparência do município de Santarém estará luzindo, sexta-feira , de informações detalhadas sobre receita e despesa da municipalidade.

Em nome do contribuinte, o Blog do Estado reclamou hoje que o portal da PMS perde para o da Câmara de Vereadores no quesito transparência....

Juvenil não fala, mas age como candidato

O deputado Domingos Juvenil, pré-candidato anunciado pelo PMDB ao governo do estado, passou a manhã de domingo em Santarém.

A visita oficial foi para acompanhar a inauguração de uma obra construída com emenda parlamentar do deputado Antônio Rocha, seu colega de partido, na comunidade de Cipoal, no planalto santareno.

Juvenil levou uma grande comitiva, recheada de ex-prefeitos de cidades do Oeste do Pará, do deputado Antônio Rocha e do vice-prefeito de Santarém.

De quebra, Juvenil teve a prestigiá-lo, também, nada menos que o deputado federal Lira Maia, ex-prefeito de Santarém, e morador do local.

O pré-candidato, apesar da pinta de candidato, não pediu votos. Anunciou, apenas, que havia colocado seu nome à disposição do PMDB para a disputa do governo do estado.

Mas a festa foi política. Juvenil conversou ao pé-de-ouvido com Lira Maia - dono de praticamente 90% dos votos no Cipoal -, participou de churrasco promovido por Antônio Rocha e trocou figurinhas com o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco.

Pelo zunzuzun ouvido por lá, Juvenil não é laranja, viu Priante?

Transparência fosca (2)

Ainda não foi nesta segunda-feira que o portal da transparência da Prefeitura Municipal de Santarém começou a exibir o detalhamento das despesas efetuadas, como manda a lei.

Pelo menos a prefeita Maria do Carmo deeria se espelhar no portal da Câmara de Vereadores, que cumpre a lei integralmente e não exibe apenas a receita.

120 mil novos empregos. É o PAC do Pará

Do Blog da Ana Júlia:

A versão paraense do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento vai ser lançada amanhã, às 9 horas, no Hangar. É o PAC do Pará, que vai gerar 30 mil empregos por ano, a partir de 2011, ou seja, 120 mil novos empregos em 4 anos.

O PAC do Pará se traduz em R$ 109 bilhões de investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte, segurança e habitação, todas estratégicas.

Na área de transportes, estão assegurados investimentos para as eclusas de Tucuruí, ampliação dos aeroportos de Santarém e Marabá; mais infovias de internet com alta velocidade interligando escolas, universidades, órgãos governamentais e instituições de pesquisa. E reduzir em 15% os custos com transporte em todo o Pará.

Na área de habitação, haverá a construção de 80 mil casas. Também, a construção da hidrelétrica de Belo Monte e o início de 7 hidrelétricas na bacia do Tapajós;
conclusão do asfaltamento e recuperação de vias como a Cuiabá-Santarém e a Transamazônica. Construção da Zona de Processamento de Exportação de Barcarena; ampliação de 2 aeroportos;13 terminais hidroviários, dentre muitas obras e empreendimentos.

O PAC do Pará é um verdadeiro guia sobre as oportunidades de negócios, empregos, qualificações e ações sociais, dentro do novo modelo de desenvolvimento hoje existente no Pará. Modelo que melhora a vida das pessoas, faz crescer o bolo das riquezas e o reparte com o povo, respeitando o meio ambiente e a sustentabilidade.

Vou lançar amanhã [hoje]o PAC do Pará com muita alegria no coração. Certa de que estamos construindo um novo Pará, cheio de oportunidades ao nosso povo.

Reza braba

Prefeita Maria do Carmo assiste, neste momento, à missa mandada celebrar no hall da prefeitura para celebrar sua vitória no SFT que lhe permitiu retornar à chefia da municipalidade após cassação de mandato pelo TSE.

Nas horas das súplicas, bem que Maria poderia invocar a interferência divina para se livrar de um secretário incompetente e vadio, já que pelas ações naturais não há força do bem ou do mal que defenestre o indigitado.

Ibope: Jatene ganha em vários cenários no segundo turno

Paulo Bemerguy:

Começaram a sair os números da pesquisa do Ibope.
O levantamento foi encomendado pelo Democratas do Pará, conforme o Espaço Aberto antecipou com exclusividade na última quinta-feira.
A pesquisa, de certa forma, ficou prejudicada porque não incluiu no cenário o deputado Domingos Juvenil, lançado pré-candidato do PMDB enquanto o levantamento ainda estava sendo feito.
Em consequência, os cenários ainda incluem o deputado Jader Barbalho como candidato ao governo, quando já se sabe que ele disputará o Senado.
Os números do Ibope estão sendo divulgados pelo presidente regional do DEM, deputado federal Vic Pires Franco, em seu blog.
A disputa para o governo do Estado está parelha em alguns cenários.
Em outros, nem tanto.
Num dos cenários, Simão Jatene (PSDB) aparece com 25%, Jader Barbalho (PMDB) com 24%, Ana Júlia (PT) com 23% e Valéria Pires (DEM) com 12%.
Em outro cenário, com Jatene fora, Jader aparece com 26%, Ana Júlia com 23%, Almir Gabriel (PSDB) com 21% e Valéria com 14%.
Em mais uma cenário, todavia, quando Valéria está fora, Jatene crava 33%, Ana Júlia 27% e Jader 25%.
E olhem só.
Num hipotético segundo turno, entre Jatene e Ana Júlia, o tucano, com apoio do PMDB de Jader, vence Ana Júlia por 46% a 37%.
Em outro cenário, também de segundo turno, Jatene venceria o próprio Jader por 42% a 40%.
E olhem só: em outra situação de segundo turno entre Jatene e Ana Júlia, o tucano ganharia por 45% a 35%, mesmo se Ana Júlia tivesse o apoio do PMDB de Jader Barbalho.